Sem turistas, canais de Veneza voltam a ter água cristalina

A propagação do coronavírus está afetando todo o mundo e a previsão é que enfrentemos momentos difíceis. Mas, com a diminuição da circulação de pessoas, muitas cidades estão experimentando uma diminuição significativa em seus problemas ambientais.

Veneza, um dos destinos turísticos mais visitados do mundo, é um exemplo. Como efeito secundário da difícil quarentena enfrentada pelos italianos, os canais da cidade estão com a água clara, como há muito não se via. Pelos canais circulavam diariamente muitos barcos e gôndolas.

Águas cristalinas nos canais de Veneza. Imagem © Marco Capovilla, via Venezia Pulita / Clean Venice no Facebook

Os moradores locais estão surpresos em ver que a água que permeia a cidade não é mais turva. É possível inclusive ver peixes nos canais. Fotos foram compartilhadas pelo Facebook mostrando a diferença entra a água que o mundo conhecia e a realidade que os venezianos podem ver hoje – canais com águas cristalinas.

Águas cristalinas nos canais de Veneza. Imagem © Marco Capovilla, via Venezia Pulita / Clean Venice no Facebook

A poluição também diminui drasticamente no norte da Itália. Fotos de satélite do programa Copernicus, da Agência Espacial Europeia (ESA), apontam para uma diminuição significativa da concentração de um dos principais marcadores de poluição, o dióxido de nitrogênio (NO2).

Via CicloVivo.

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.

Sobre este autor
Cita: Natasha Olsen. "Sem turistas, canais de Veneza voltam a ter água cristalina" 18 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935859/sem-turistas-canais-de-veneza-voltam-a-ter-agua-cristalina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.