Da casa à cidade: 5 filmes para entender a crítica da arquitetura moderna

Da casa à cidade: 5 filmes para entender a crítica da arquitetura moderna

Se existe dentre as artes alguma capaz de se aproximar da arquitetura, é o cinema. A habilidade de representar espaços em movimento ao longo do tempo aproxima o cinema da arquitetura de um modo que foge aos limites da pintura, da escultura, da música - considerada por muito tempo a arte mais próxima da nossa - e até mesmo da dança. A questão do espaço é central tanto no cinema quanto na arquitetura e embora lidem com ele de maneiras diferentes, aproximam-se ao proporcionar uma experiência corporal - e não só visual - do ambiente construído.

Um dos muitos pontos de contato dentre estes dois campos pode ser encontrado na crítica do espaço feita pelo cinema. Isto é, a crítica da arquitetura. Uma variedade de produções, lançadas desde os Lumière, lidam com a representação da cidade e da arquitetura através do ecrã, e, destas, boa parte se dedica a fazer isso de modo crítico, lançando um olhar desacreditado ou provocador sobre a produção arquitetônica corrente.

O fato de o cinema ter surgido contemporaneamente à arquitetura moderna talvez lhe tenha atribuído o papel de instrumento de crítica. Fato é que muitas produções cinematográficas acabaram se tornando (mesmo sem a intenção de o ser) exemplos memoráveis de crítica da arquitetura e sociedade modernas. Vejamos algumas a seguir:

Crítica do habitat moderno: Meu Tio (Jasques Tati, 1958)

Via screenshot do filme

Em visita à família de sua irmã, Monsieur Hulot é recebido em uma casa absolutamente de ponta, preparada para as necessidades da vida moderna. Espaços racionais, automatização e uma variedade de utensílios e dispositivos tecnológicos fazem parte deste novo contexto. Deslocada, a irônica figura de Hulot tenta em vão se adequar à nova realidade que promete facilidade e conforto, mas que lhe apresenta apenas obstáculos e resistência.
Assista ao trailer aqui.

Crítica à política habitacional: O mito Pruitt Igoe (Chad Freidrichs, 2011)

Via screenshot do filme

Documentário sobre o conjunto habitacional Pruitt Igoe, projetado por Minoru Yamasaki e construído nos arredores da cidade americana de St. Louis. Reunindo depoimentos de ex-moradores do conjunto, o filme apresenta as motivações que levaram à construção do enorme complexo habitacional e as contradições que levaram à sua implosão em 1972, momento histórico que alguns críticos (emblematicamente) definem como o fim da arquitetura moderna.
Assista ao trailer aqui.

Crítica à cidade moderna: Playtime - Tempo de diversão (Jasques Tati, 1967)

Via screenshot do filme

A austeridade da vida na cidade moderna é retratada mais uma vez por meio do contraste com a figura nostálgica de Monsieur Hulot. Através do cômico deslocamento do personagem principal, o filme trata da questão da identidade do indivíduo frente a uma realidade cada vez mais mecanizada oferecida pela cidade moderna - que no filme foi retratada a partir de um gigantesco cenário que contava literalmente com edifícios construídos sobre rodas.
Assista ao trailer aqui.

Crítica ao consumo: Duas ou três coisas que eu sei dela (Jean-Luc Godard, 1967)

Via screenshot do filme

Godard usa imagens das transformações urbanas ocorridas nas periferias de Paris na década de 1960 como metáforas para a vida das personagens. O cotidiano das mulheres retratadas no filme é narrado a partir do cotidiano da urbe - consumismo, capitalismo e globalização aparecem como temas centrais da história, seja em relação à cidade ou às mulheres.
Assista ao trailer aqui.

Crítica ao controle: Alphaville (Jean-Luc Godard, 1965)

Via screenshot do filme

Alphaville é uma cidade hostil, sombria e desumana localizada em um futuro impreciso. Nela, todas as ações sociais são controladas por um sistema central, um computador que recebe o nome de Alpha 60 e que calcula e comanda o destino de todos os seus habitantes. Esta sociedade distópica, dominada pela tecnologia, parece ter mais a ver com a nossa realidade do que gostaríamos - e as consonâncias aumentam quando lembramos os empreendimentos Alphaville que surgiram anos depois, promovendo um modelo no mínimo questionável de urbanidade.
Assista ao trailer aqui.

Publicado originalmente em 27 de maio de 2019, atualizado em 22 de maio de 2020.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Da casa à cidade: 5 filmes para entender a crítica da arquitetura moderna" 30 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917910/da-casa-a-cidade-5-filmes-para-entender-a-critica-da-arquitetura-moderna> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.