Como comprar uma casa: conselhos antes de adquirir uma residência

O acesso à residência, tanto em compra, quanto aluguel com qualquer tipo de financiamento, costuma ser um dos investimentos econômicos mais importantes da vida das pessoas. É natural perguntar-se quais considerações são necessárias e é importante ter uma base de conhecimentos antes de agir.

Em muitas ocasiões os benefícios de adquirir uma casa nova ou usada superam os de construir: é impressionante ver a quantidade de casas e apartamentos vazios disponíveis nas cidades à espera de futuros negócios ou reformas - onde se pode aproveitar o existente para diminuir grandes gastos. As considerações de compra vão um pouco mais além das de aluguel, já que atendem a questões que vão desde a lei até o passar do tempo, tanto em relação aos materiais, quanto ao contexto urbano. Os conselhos que poderão ser úteis são os seguintes:

Reveja a localização: o contexto urbano e sua evolução

Não só é fundamental que uma residência tenha uma boa orientação - já que isso reduzirá o gasto energético de calefação e iluminação - mas também compreender a vizinhança e o acesso a serviços básicos ligados a saúde, abastecimento, segurança e transporte, entre outros como sistema de eletricidade, gás, iluminação, coleta de resíduos e esgoto (visitar o local em um dia de chuva é uma boa ideia para verificar alagamentos ou inundações). Nesse sentido, será útil perguntar-se sobre que projetos de infraestrutura ou processos sociais estão ocorrendo, tanto na escala circundante como de bairro, em relação a questões que poderão aumentar ou diminuir o valor da propriedade na compra e venda futura.

Silhuetas por cutoutmix francescaperani. Licensed under CC BY 4.0. Image © Fabián Dejtiar

Conhecer a legislação local e o estado de regularização da residência

Pense seus planos a longo prazo e cheque se as regulamentações locais vão permitir que a sua próxima residência se adapte às suas necessidades: em muitos casos o desconhecimento da legislação de construção pode frustrar suas ideias de ampliação ou reforma. Também é importante saber se a casa está com a documentação em dia e registrada, cumprindo com os requisitos municipais, para evitar qualquer inconveniente legal ou maiores gastos adicionais (especialmente caso os antigos residentes tenham muitas pendências de pagamento).

Leve em conta os materiais - e como eles envelhecem

Os materiais não duram para sempre. Sempre será necessário compreender que em algum momento será necessário desembolsar dinheiro, tanto para pintura, como para reparos de qualquer tipo. Tomar um tempo para revisar os acabamentos e a qualidade dos materiais presentes em uma casa pode ser pertinente para saber o que você deverá enfrentar em manutenções futuras.

Silhuetas por cutoutmix francescaperani. Licensed under CC BY 4.0. Image © Fabián Dejtiar

A estrutura e as instalações são muito importantes

Não só é necessário revistar as instalações - você pode testar a pressão da água, ou verificar os medidores elétricos -, mas também entender como é o sistema estrutural da residência: isso te ajudará a compreender rapidamente as possibilidades de ampliação em caso de reformas e evitar uma dor de cabeça. Voltando a questões normativas, verifique especialmente se as instalações estão cumprindo com os códigos vigentes, já que adapta-las pode ser um grande problema para seu orçamento.

Cuidado com o Home Staging (a montagem de uma cena)

Lembre-se que o mobiliário e a decoração podem ser determinantes para o êxito de um espaço - especialmente a partir do apego que você tenha com isso. Não queira comprar todos os seus móveis novos caso não se adaptem a sua futura casa. Neste sentido, é necessário prestar atenção às montagens de cena que são feitas por imobiliárias no momento das vendas e tentar visualizar o espaço com os seus pertences.

Cheque os gastos periódicos e preveja os custos de manutenção

Você pode comprar a residência mais barata que encontrar, mas rapidamente você vai se dar conta de que foi boa ou má ideia a partir dos gastos necessários ao longo de sua vida útil. É indispensável checar estes valores de antemão para não ter surpresas, averiguando, por exemplo, se existe algum subsídio na tarifa dos serviços, o custo de limpeza, iluminação dos espaços públicos na área ou os impostos associados a ter uma casa.

Silhuetas por cutoutmix francescaperani. Licensed under CC BY 4.0. Image © Fabián Dejtiar

Busque referências de preços

Revisar a quanto se ofertam as casas similares na região desejada, pode te levar a uma surpresa do que o desconhecimento do mercado pode te afetar. Neste sentido tente se perguntar sobre os custos de construção e o que as diferentes imobiliárias oferecem: sempre é recomendável recorrer a um especialista no tema e ter diversas perspectivas sobre o assunto.

Converse com seus possíveis futuros vizinhos

Seja uma casa ou um apartamento, não só é interessante saber quem são seus seus possíveis futuros companheiros vizinhos, mas pode ser útil entrar em contato com eles para saber de pequenos detalhes importantes e suas impressões sobre a área - pelo menos o motivo pelo qual os antigos residentes decidiram sair.

Silhuetas por cutoutmix francescaperani. Licensed under CC BY 4.0. Image © Fabián Dejtiar

Revise os trâmites que serão necessários e os gastos extras a serem enfrentados

Claramente o processo de compra e venda de uma residência não é simples, e, portanto, há diversos fatores que podem afetar a quantidade de dinheiro considerada inicialmente - especialmente em relação a procedimentos legais, como pagamento de escrivão e notário. Por qualquer motivo, sempre recomenda-se que o melhor é recorrer a um profissional da área para que ele possa te aconselhar.

Conheça seus direitos como consumidor no mercado imobiliário

Muitas vezes conhecemos nossas obrigações mas desconhecemos nossos direitos. Em termos de imóveis, onde os investimentos são muito altos e há muitas variáveis em jogo, é importante averiguar quais te correspondem e assim estar preparado.

Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Como comprar uma casa: conselhos antes de adquirir uma residência" [Cómo comprar una casa: consejos antes de adquirir una vivienda] 09 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914562/como-comprar-uma-casa-conselhos-antes-de-adquirir-uma-residencia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.