Stefano Boeri Architetti projeta floresta vertical no centro de Tirana, na Albânia

Tirana será a primeira cidade da Albânia a contar com uma "floresta vertical". Uma tipologia de projeto que está se tornando um sinônimo do trabalho realizado por Stefano Boeri. Responsável também pelo desenvolvimento do novo master plan da capital, o qual foi concluído há três anos, o escritório de arquitetura com sede em Milão planeja densificar as áreas verdes no centro da cidade de Tirana. A floresta vertical concebida por Boeri se materializará em forma de um edifício de vinte e um pavimentos e cento e cinco unidades residenciais.

Stefano Boeri Architetti projeta floresta vertical no centro de Tirana, na Albânia - Mais Imagens+ 14

Implantado em pleno centro da cidade, o edifício será erguido em um dos mais importantes endereços da capital albanesa: frente aos históricos bulevares Dëshmorët e Kombit, a poucos metros da Praça Madre Teresa e não muito longe do maior parque da cidade, o Parku i Madh i Tiranë. A estrutura da torre foi concebida como “uma flor que desabrocha”, com três jardins verticais em três diferentes fachadas e mais de 3.200 plantas arbustivas além de outras 145 árvores de médio porte. Com um total de mais de quinhentos metros quadrados de áreas verdes, os jardins verticais da torre de Boeri contribuirá para com a biodiversidade local do centro de Tirana. Atrás desta cortina verde, os apartamentos serão definidos por um espaço contínuo e intimamente conectado com o exterior através de suas amplas aberturas de vidro do piso ao teto.

Floresta vertical de Tirana. Imagem © Stefano Boeri Architetti

Stefano descreve o projeto da seguinte forma: “Assim como outros edifícios deste tipo, a floresta vertical de Tirana nasce de uma seleção rigorosa da própria flora local e de estratégias para melhor cultiva-las em jardineiras entre as varandas de uma torre em altura. O primeiro bosque vertical da Albânia será como uma grande casa na árvore. Este é um projeto único porque há um edifício existente muito próximo ao terreno; Desta forma, uma de suas fachadas está intimamente conectada com o espaço urbano, ele considera as pré-existencias servindo como um elemento mediador entre o espaço urbano mais denso e o espaço aberto dos bulevares em direção ao estádio de Tirana.”

A Floresta Vertical de Tirana reforça o compromisso da Stefano Boeri Architetti com a sustentabilidade urbana em forma de “jardins verticais” e sua preocupação em tornar nossas cidades e edifícios mais verdes. As plantas auxiliam a mitigar os efeitos da poluição, absorvendo CO2 e partículas finas suspensas no ar, ao mesmo tempo que criam um microclima mais agradável no interior das unidades. A torre projetada por Stefano Boeri é apenas um dos diversos projetos contemplados no master plan Tirana 2030.

Tirana 2030. Imagem © Stefano Boeri Architetti

O Plano diretor Tirana 2030, desenvolvido por Stefano Boeri Architetti em colaboração com a UNLAB e o IND, foi aprovado pela Câmara Municipal de Tirana e está sendo implantado aos poucos. O projeto está sendo desenvolvido paulatinamente ao longo dos anos, ampliando a infraestrutura, os corredores verdes e valorizando o patrimônio arquitetônico existente da capital. Também conhecido como TR030, o master plan é composto por treze projetos estratégicos menores, os quais visam ampliar os espaços públicos de forma a integrar a natureza e a agricultura urbana na cidade de Tirana.

Blloku Cube. Imagem © Stefano Boeri Architetti

O primeiro edifício concluído no contexto do TR030 foi o Blloku Cube. Implantado no centro do distrito de Blloku, o projeto concebido por Stefano Boeri desempenha um papel fundamental no desenvolvimento posterior do master plan como um todo. Este edifício multiuso conta com espaços comerciais e de escritórios, além de um amplo jardim na cobertura. Seu elemento de destaque é o revestimento de alumínio da fachada, o qual serve para filtrar a luz do sol além de criar uma envoltória cinematográfica e energeticamente eficiente.

Escola 24 horas de Tirana. Imagem © Stefano Boeri Architetti

Com propostas espalhadas pelos quatro cantos de Tirana, Boeri também assinou o projeto de três novas escolas que ficarão abertas 24 horas por dia, desempenhando um papel vital na vida social e cultural da capital albanesa. Estes três edifícios serão implantados em centros estratégicos na zona noroeste de Tirana, contando não apenas com a infra-estrutura das escolas mas também com espaços comunitários voltados à população local. Formalmente, os projetos foram concebidos utilizando materiais tradicionalmente típicos da arquitetura de Tirana como o tijolo e o concreto branco.

Wonderwoods porm MVSA Architects + Stefano Boeri Architetti. Imagem via MIPIM

O compromisso de Stefano Boeri Architetti com uma arquitetura capaz de operar transformações sociais e ambientais não se limita à capital albanesa. O escritório do arquiteto italiano recebeu recentemente o Future Projects Award de 2019 pela The Architectural Review e pela MIPIM por seu projeto "Wonderwoods". Desenvolvido em parceria com a MVSA Architects, o premiado edifício será construído em Utrecht, na Holanda. Suas duas torres de mais de noventa metros de altura, ambas com exuberantes fachadas verdes, lembram o projeto da Floresta Vertical de Tirana. Segundo os arquitetos, a fachada verde do edifício de Ultrecht foi projetada para absorver 5,4 toneladas de CO2 por ano, contribuindo ainda para com a biodiversidade do centro da cidade holandesa.

Sobre este autor
Cita: Schires, Megan. "Stefano Boeri Architetti projeta floresta vertical no centro de Tirana, na Albânia" [Stefano Boeri Architetti Creates a Vertical Forest for Tirana 2030 Master Plan] 23 Mar 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913467/stefano-boeri-architetti-projeta-floresta-vertical-no-centro-de-tirana-na-albania> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.