MVRDV e The Why Factory desenvolvem estratégias urbanas para o Manifesta 13 de Marselha

Em 2020, Marselha será a sede do Manifesta 13, a Bienal Européia de Arte Contemporânea. Como parte do planejamento para este importante evento artístico e cultural, o MVRDV foi contratado para desenvolver um trabalho de pesquisa interdisciplinar sobre os potenciais urbanos da cidade de Marselha, o qual foi desenvolvido em parceria com a The Why Factory - um ThinkTank coordenado pelo cofundador do MVRDV, Winy Maas.

O MVRDV desenvolveu uma profunda análise da cidade para compor um relatório em forma de um volume de 1200 páginas. Contando com entrevistas e uma série de levantamentos técnicos, o relatório aponta possíveis soluções e sugestões para futuras intervenções urbanas. Como parte dessa jornada de trabalho, o MVRDV esteve trabalhando full time em conjunto com a The Why Factory, o “think tank da cidade do futuro”. A estação de trabalho foi montada junto a Universidade de Delft, parceira no desenvolvimento das análises e relatórios para o Manifesta 13. Até agora, o feedback tem sido extremamente positivo. O relatório será agora posto em prática, “contextualizado, analisado e aperfeiçoado, uma ferramenta para os arquitetos repensarem os possíveis futuros para a cidade de Marselha”. O escopo do trabalho desenvolvido pelos holandeses servirá como um ponto de partida para o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais, intervenções e instalações concebidas para o Manifesta 13.

© MVRDV / The Why Factory

A contratação dos arquitetos holandeses para a prestação deste serviço seguiu a estratégia criada para o Manifesta 12 de Palermo. Naquela ocasião um estudo similar foi desenvolvido pelo OMA, com o principal objetivo de transformar a cidade em um palco interdisciplinar e amarrar o ethos do Manifesta no tecido urbano e na vida das pessoas da cidade-sede. Como resultado disso, o "The Grand Puzzle" oferece um "retrato" da atual condição da cidade de Marselha em comparação com outras cidades; incluindo análises, avaliações e sugestões.

A partir do material levantado, o relatório sugere uma série de intervenções espaciais na cidade, servindo como uma ferramenta para os cidadãos repensarem e reimaginarem os potenciais de sua cidade. O calhamaço está estruturado em nove capítulos com a principal finalidade de orientar os leitores à descobrir o que significa de fato o “The Grand Puzzle”, evitando uma visão simplista e estática sobre uma cidade complexa por natureza. O estudo destaca as potencialidades da cidade em uma perspectiva européia, “partindo de temas que refletem sobre as questões mais críticas que a Europa e a cidade de Marselha vem enfrentando nos dias de hoje”.

Esta pesquisa foi desenvolvida para destacar e chamar atenção aos potenciais e necessidades da cidade de Marselha. O trabalho é uma leitura urbanística sobre a estrutura da cidade, trazendo à tona seus contrastes e contradições. Como pessoas que à observam desde fora, entendemos que esta análise urbana de Marselha se refere a um momento específico e limitado no tempo, e como resultado disso, não deve ser encarada como uma descrição universal e objetiva.
- Winy Maas, diretor e cofundador do MVRDV e coordenador do The Why Factory

"The Grand Puzzle" foi desenvolvido pelo MVRDV e o The Why Factory, trabalhando em estreita colaboração com os alunos da Escola Superior Nacional de Arquitetura (ENSA) e da Escola Superior Nacional de Artes e Design de Marselha. Em 2012, o MVRDV e o The Why Factory já haviam apresentado "Freeland" na ocasião da Bienal de Veneza daquele ano, convidando os visitantes a mergulhar no mundo animado de uma cidade livre de quaisquer regra de planejamento urbano.

O Manifesta 13 terá lugar na cidade francesa de Marselha entre os dias 7 de junho e 1º de novembro de 2020. A Bienal Européia é “um programa interdisciplinar de eventos artísticos relacionados à arte, ao desenvolvimento urbano, à cultura contemporânea, educação, teoria e pesquisa voltadas à cidade de Marselha.”

Via: MVRDV/The Why Factory

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "MVRDV e The Why Factory desenvolvem estratégias urbanas para o Manifesta 13 de Marselha" [MVRDV and The Why Factory Develop a Future "Grand Puzzle" of Marseille for Manifesta 13] 23 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911547/mvrdv-e-the-why-factory-desenvolvem-estrategias-urbanas-para-o-manifesta-13-de-marselha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.