Herzog & de Meuron apresentam versão final do projeto para a Vancouver Art Gallery

A Vancouver Art Gallery acaba de apresentar a última versão do projeto para o ser novo edifício. Assinado pela dupla Herzog & de Meuron, a nova estrutura de mais de 27 mil metros quadrados foi projetada para atender à crescente demanda por espaço e programas artísticos e educacionais diversificados da Galeria. A nova sede da Vancouver Art Gallery pretende incentivar o já vibrante cenário artístico e cultural da maior cidade da costa oeste do Canadá, estabelecendo Vancouver como um dos principais destinos internacionais ligados à arte e à cultura."

Formalmente, este será um edifício escultural e bastante singular, uma sobreposição de volumes opacos e transparentes. Elementos sólidos, deslocados e equilibrados com maestria um sobre os outros, permitindo ótimas condições de iluminação e ventilação natural.

Herzog & de Meuron apresentam versão final do projeto para a Vancouver Art Gallery - Mais Imagens+ 4

West Georgia Street at night. Image © Herzog & de Meuron

O museu será implantado junto ao Larwill Park, em um ponto de encontro chave entre os distritos de Downtown, Yaletown, Gastown, East Vancouver e Chinatown. Os volumes foram empilhados e dimensionados de acordo com as condições climáticas locais. Espaços ao ar livre permitem aproveitar ao máximo o sol do verão, mas encontram-se protegidos da chuva que tanto castiga Vancouver no inverno. No interior, o programa da galeria conta com uma série de galerias, salas de aula e salas de leitura, além de um teatro, um restaurante e espaços comerciais.

West Georgia Street entrance. Image © Herzog & de Meuron

Gallery Courtyard. Image © Herzog & de Meuron

O projeto da Vancouver Art Gallery foi concebido para contribuir com o cenário cultural e artístico da cidade, onde muitos artistas de renome internacional vivem e trabalham. O edifício combina essencialmente apenas dois materiais, madeira e vidro, elementos básicos da arquitetura canadense. Desenvolvemos uma fachada altamente transparente, singela e leve, estabelecendo uma relação única entre os espaços internos e os amplos terraços revestidos de madeira. -Christine Binswanger, sócio responsável da Herzog & de Meuron

Gallery Courtyard view of entry pavilion at Cambie Street. Image © Herzog & de Meuron

Publicado em 2015, a última versão do projeto já apresentava a grande maioria das características que podemos ver na atual versão do projeto recém apresentada pela Vancouver Art Gallery.

Gallery Nave on level 5. Image © Herzog & de Meuron

A apresentação do projeto para a Vancouver Art Gallery aproveita o bom momento do escritório suíço e uma das duplas mais reconhecidas no mundo da arquitetura. Recentemente os arquitetos vencedores do prêmio Pritzker revelaram o projeto de "estrutura flutuante" para a Universidade de Zurique. Outros dos mais reconhecidos projetos desenvolvidos pela dupla, também foram concebidos para museus e galerias de arte: a Tate Modern de Londres e a Tate Modern Switch House, e o Centro Tai Kwun para o Patrimônio e Arte, em Hong Kong.

Modern as Metaphor: Where the Tate Stands in a Post-Brexit World

Editor's Note: This article was originally published on 30 June, 2016. While the debate surrounding the terms of the UK's exit from the European Union continues to rage, the Tate remains a steady icon for London and the UK. But the building has also become a symbol in a new fight: one between the capital's elites and the general public.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Herzog & de Meuron apresentam versão final do projeto para a Vancouver Art Gallery" [Herzog & de Meuron Release Final Design for Vancouver Art Gallery] 02 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910255/herzog-and-de-meuron-apresentam-versao-final-do-projeto-para-a-vancouver-art-gallery> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.