Museu projetado por Herzog & de Meuron em Hong Kong entra em fase final de construção

Projetado por Herzog & de Meuron, o Museu da Cultura Visual já está sendo construído em Hong Kong. Conhecido simplesmente como "M+", esta nova mega estrutura cultural deverá ser inaugurada em 2020. Concebido como um espaço para as artes, design, arquitetura e cinema do século XX e XXI, o M+ será a o elemento central do Distrito Cultural de West Kowloon, um dos principais espaços para o desenvolvimento e promoção das artes criativas, visuais e cênicas na Ásia.

Museu projetado por Herzog & de Meuron em Hong Kong entra em fase final de construção - Mais Imagens+ 8

M+ Museum. Imagem Cortesia de Herzog & de Meuron

Situado junto ao Porto Victoria em Hong Kong, o museu encontra-se ao lado de um novo parque urbano de mais de 14 hectares. Lançado em 2013, o M+ foi concebido para "radicalizar" o cenário cultural contemporâneo da cidade, recebendo tudo que há de mais novo em instalações e performances artísticas. Para os arquitetos da Herzog & de Meuron, era fundamental aproximar o museu das demais regiões da região metropolitana de Hong Kong. Desta maneira o edifício foi projetado para conectar-se diretamente ao túnel subterrâneo do Airport Express, criando um espaço expositivo desafiador e instigante tanto para os artistas quanto para os curadores. O projeto do M+ foi desenvolvido em parceria com duas empresas com sede em Hong Kong, a TFP Farrells e a Ove Arup & Partners.

De acordo com os arquitetos, o museu contará com uma ampla gama de espaços, os quais deverão favorecer as mais distintas práticas dentro do cenário artístico contemporâneo. Do cubo branco convencional, passando por espaços flexíveis e reconfiguráveis, salas de projeção e instalações multiuso até os chamados "terceiros espaços". Além desta ampla variedade de espaços expositivos e performáticos, o museu contará ainda com um núcleo técnico em forma de L, um espaço de "caixa preta" bastante flexível com acesso direto às docas de carga e descarga, assim como à grande área de armazenamento.

M+ Museum. Imagem Cortesia de Herzog & de Meuron

Duncan Pescod, diretor executivo do Distrito Cultural de West Kowloon, disse que "a inauguração do M+ será um passo decisivo para a concretização da ideia do Distrito de West Kowloon. Estamos muito felizes com o projeto desenvolvido pela Herzog & de Meuron, um edifício que sem dúvida se tornará um ponto de referência junto à nova frente do porto Victoria. Mal podemos esperar para inaugurar este museu para que o público em Hong Kong possa aproveita-lo e adimirá-lo plenamente."

De acordo com os arquitetos, embora a escala urbana do museu reitere o caráter icônico da paisagem de Kowloon, a mensagem que ele transmite acaba por subverter esta lógica. Visível e imponente sobre à nova frente do porto, o M+ será um espaço em constante transformação. Acima de tudo, o museu será um um grande espaço de socialização, uma plataforma construída para promover o encontro entre as pessoas e as artes.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Museu projetado por Herzog & de Meuron em Hong Kong entra em fase final de construção" [Herzog & de Meuron's M+ Museum Tops Out in Hong Kong] 03 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906950/museu-projetado-por-herzog-and-de-meuron-em-hong-kong-entra-em-fase-final-de-construcao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.