Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia

A ardósia é um produto mineral, totalmente inerte e ecológico, com um processo de produção simples e eficiente. É um dos produtos naturais mais versáteis, adaptando-se a qualquer projeto como material de revestimento, seja em para cobertura, pisos ou fachada.
Dentre suas propriedades, destaca-se a resistência a temperaturas extremas, uma durabilidade superior a 100 anos e uma alta impermeabilidade, o que garante um bom rendimento em qualquer condição climática. Sua diversidade de formas, tamanhos e texturas permite uma multiplicidade de combinações, convidando os arquitetos a despertarem seu lado criativo.
A seguir, conheça 7 residências exemplares que utilizaram a ardósia como material de revestimento.

Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 13 de 33
© Marco D´Ambrogio

Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 7 de 33Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 10 de 33Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 11 de 33Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 14 de 33Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Mais Imagens+ 28

Fachada Ventilada 
A ardósia é uma boa opção para isolar termicamente o exterior de uma residência. A ardósia atua como barreira natural e protege contra as adversidades climáticas. Além disso, a combinação do isolamento térmico externo e a câmara de ar ventilada gera uma redução de gastos energéticos, melhorando o conforto térmico da casa.

Painéis Térmicos 
As propriedades térmicas da ardósia podem ser usadas para transformar a luz solar em energia, utilizando placas do material como painéis solares para a calefação, aquecimento de água ou aclimatação de piscinas, melhorando a eficiência da residência.

As placas de ardósia tem uma montagem simples e sua manutenção é praticamente inexistente.

Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 30 de 33
Cortesía de Cupa Pizarras
Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 29 de 33
Cortesía de Cupa Pizarras
Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 33 de 33
Cortesía de Cupa Pizarras
Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 31 de 33
Cortesía de Cupa Pizarras

Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 32 de 33Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 28 de 33Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 27 de 33Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 26 de 33Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Mais Imagens+ 28

Casa de Verão / CEBRA

Tanto o teto, quanto as fachadas desta casa são cobertos por uma ardósia escura, gerando um interessante contraste entre o exterior e interior da mesma.

Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 2 de 33
© Mikkel Frost
Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 22 de 33
© Mikkel Frost

Residência P / N+P Architecture

Os materiais desta casa são simples. A ardósia e o zinco envelhecerão com o tempo, refletindo as estações e a passagem dos anos, ao mesmo tempo que resistirão às duras e brutais condições da região próxima ao oceano.

Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 4 de 33
© Patrick Ronge Vinther
Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 25 de 33
Cortesía de Cupa Pizarras

Casa Montaña / [baragaño]

A cobertura foi executada por um artesão da região. A combinação da ardósia com a madeira representava, na visão dos arquitetos, uma mistura entre tecnologia e tradição.

Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 12 de 33
© Mariela Apollonio
Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 17 de 33
© Mariela Apollonio

Tandrup Kollegiet / KANT Arkitekter

Respeitando a escala e as dimensões das propriedades vizinhas, a fachada diferenciada preta coberta com blocos de ardósia natural em contraste com as varandas brancas, automaticamente destaca o edifício do restante da rua.

Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 3 de 33
© Marco D´Ambrogio
Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 18 de 33
© Marco D´Ambrogio

Home for Life / AART Architects

A casa utiliza a ardósia como painéis solares, aproveitando a energia para regular o calor, a umidade do ar e o CO2 nos cômodos. A casa também possui um sistema automático de fachada que se adapta às estações do ano e extrai o ar fresco da casa.

Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 20 de 33
Cortesía de AART Architects
Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 15 de 33
Cortesía de AART Architects

Casa Fragmentada / Alma-nac

A ardósia da fachada participa como elemento de uma paleta de cores que, junto à madeira e as paredes de pedra, se misturam com o horizonte como parte da paisagem.

Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 21 de 33
© Jack Hobhouse
Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 24 de 33
© Jack Hobhouse

Casa Bioclimática 'Longère' / J Guillo Architecte

Para integrar o projeto ao entorno natural, escolheu-se a ardósia natural utilizando-a como uma "folha" dobrada ao redor da casa. Essa escolha oferece proteção contra o clima oceânico, isolamento e otimização energética durante todo o ano.

Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 16 de 33
Cortesía de J Guillo Architecte
Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia - Imagem 19 de 33
Cortesía de J Guillo Architecte

Publicado originalmente em 17 de dezembro de 2018, atualizado em 19 de fevereiro de 2021. 

Sobre este autor
Cita: María Francisca González. "Fachadas de pedra: 7 casas revestidas de ardósia" [Fachadas de piedra: 7 casas revestidas en Pizarra] 22 Fev 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907588/fachadas-de-pedra-7-casas-revestidas-de-ardosia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.