Projeto dos brasileiros Aleph Zero e Rosenbaum vence o Prêmio Internacional RIBA 2018

O projeto Moradias Infantis, dos escritórios brasileiros Aleph Zero e Rosenbaum, venceu o Prêmio Internacional RIBA 2018. Localizado em Formoso do Araguaia, no estado do Tocantins, o novo complexo escolar oferece acomodação para 540 crianças que frequentam a Escola Canuanã. O Prêmio Internacional RIBA é concedido a cada dois anos para um edifício que exemplifique a excelência em projeto e a ambição arquitetônica, além de proporcionar um impacto social significativo. Moradias Infantis foi reconhecido por sua visão em imaginar a arquitetura como uma ferramenta para a transformação social.

Projeto dos brasileiros Aleph Zero e Rosenbaum vence o Prêmio Internacional RIBA 2018 - Mais Imagens+ 26

Moradias Infantis. Image © Leonardo Finotti

Como um dos prêmios de arquitetura mais rigorosamente avaliados no mundo, o vencedor do Prêmio Internacional RIBA é escolhido dentre muitos edifícios visitados por um grupo de especialistas internacionais. O projeto Moradias Infantis foi escolhido a partir de uma lista de quatro novos edifícios excepcionais por um grande júri presidido pela renomada arquiteta Elizabeth Diller (DS+R). Financiado pela Fundação Bradesco, é uma das quarenta escolas administradas pela instituição que oferece educação para crianças em comunidades rurais em todo o Brasil. Os arquitetos Gustavo Utrabo e Petro Duschenes, do Aleph Zero, desenvolveram o projeto em colaboração com Marcelo Rosenbaum e Adriana Benguela, do estúdio de arquitetura e design Rosenbaum.

Moradias Infantis. Image © Leonardo Finotti
Moradias Infantis. Image © Leonardo Finotti

Combinando uma estética contemporânea com técnicas tradicionais, a obra foi descrita pelo júri como "reinventando o vernáculo brasileiro". O edifício é construído com recursos locais e baseado em técnicas locais. Blocos de terra feitos à mão no local foram usados para construir as paredes e treliças, escolhidos por suas propriedades térmicas, técnicas e estéticas. Além de ser rentável e ambientalmente sustentável, esta abordagem cria um edifício com fortes ligações ao meio envolvente e à comunidade que serve.

Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes, diretores da Aleph Zero, disseram: “Estamos entusiasmados por termos sido agraciados com o Prêmio Internacional RIBA 2018. Foi uma alegria ver as crianças construindo o prédio e adaptando o espaço para atender às suas necessidades. “Estamos profundamente honrados com o Prêmio Internacional RIBA. Este prêmio fortalece nossa compreensão da arquitetura como uma ferramenta para a transformação social, uma ferramenta que transcende a construção e cria uma conexão profunda entre os jovens e seus ancestrais e conhecimento ". (Marcelo Rosenbaum e Adriana Benguela, diretores da Rosenbaum,)

Moradias Infantis. Image © Leonardo Finotti
Moradias Infantis. Image © Leonardo Finotti

O júri do Prêmio Internacional RIBA 2018 foi composto pelos arquitetos Elizabeth Diller (DS+R), Kazuyo Sejima (SANAA), Joshua Bolchover (Rural Urban Framework), Gloria Cabral (Gabinete de Arquitectura) e Peter Clegg (Feilden Clegg Bradley Studio). As seguintes inscrições finalistas destacadas foram:

Central European University (Fase 1), Budapeste, por O’Donnell + Tuomey. Um novo campus universitário no coração de Budapeste, que liga com sucesso edifícios antigos e pátios para criar novos espaços vibrantes.

Escola de Música Tohogakuen , Tóquio, de Nikken Sekkei. Uma nova escola de música virtuosa projetada para conectar visualmente, ao invés de isolar, músicos praticantes.

Il Bosco Verticale (Floresta Vertical), Milão, por Boeri Studio. A segunda de duas torres residenciais em Milão, onde árvores e humanos coexistem, foi projetada para estabelecer um novo padrão em habitações sustentáveis.

Em 2016, o Prêmio Internacional RIBA inaugural foi concedido à Grafton Architects por seu extraordinário edifício universitário UTEC (Universidade de Engenharia e Tecnologia) em Lima, Peru.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Projeto dos brasileiros Aleph Zero e Rosenbaum vence o Prêmio Internacional RIBA 2018" [Children Village by Aleph Zero and Rosenbaum Wins 2018 RIBA International Prize] 21 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906263/projeto-dos-brasileiros-aleph-zero-e-rosenbaum-vence-o-premio-internacional-riba-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.