O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. Por que a arquitetura pode ser o melhor investimento para a segurança nos espaços públicos?

Por que a arquitetura pode ser o melhor investimento para a segurança nos espaços públicos?

Por que a arquitetura pode ser o melhor investimento para a segurança nos espaços públicos?
Por que a arquitetura pode ser o melhor investimento para a segurança nos espaços públicos?, © Rodrigo Tagle
© Rodrigo Tagle

Cortesía de Fundación Mi Parque Cortesía de Fundación Mi Parque Cortesía de Fundación Mi Parque Cortesía de Fundación Mi Parque + 20

A arquitetura é poderosa, e assim como a energia nuclear, ela depende da forma como é utilizada. Pode criar cidades inabitáveis, mas também pode criar cidades mais seguras e melhorar nossa qualidade de vida.

Em diversos exemplos, o desenho urbano forneceu uma resposta aos espaços públicos deteriorados ou abandonados, o que não só evidencia o quanto a organização e a iluminação são imprescindíveis, mas também permite considerar os usuários e gerar espaços para o encontro.

Conheça a seguir um desses exemplos, a Praça Dr. Antonio Rendic em Antofagasta nas palavras de seus autores.

© Carlos Aubert
© Carlos Aubert

Essa praça está situada dentro do plano seccional Paseo Cerro A Mar, liderado pela organização Creo Antofagasta, que busca, por meio de um plano diretor, nortear um crescimento urbano sustentável para a Cidade de Antofagasta, no Chile.

© Carlos Aubert
© Carlos Aubert

O terreno apresentava uma deterioração evidente, sendo um espaço baldio que se transformou em uma região pouco segura que era palco de atividades ilegais. No entanto, ele está situado em um ponto estratégico: na intersecção de duas importantes avenidas e no ponto de união de diferentes bairros. Dessa forma, o projeto se transforma em um espaço de referência e funciona como um primeiro incentivo para uma melhoria dos espaços públicos da cidade.

© Rodrigo Tagle
© Rodrigo Tagle

Após várias concorridas oficinas de participação cidadã, se chegou a um desenho coerente com a vizinhança. Se resgatou a necessidade de um espaço focado no encontro de diversas atividades que permitem a ativação do espaço, a educação ambiental, o esporte e a recreação, contemplando diferentes grupos etários. Uma plataforma para acolher novos grupos e aqueles já estabelecidos da população, dentre os quais se destacam idosos, comunidades escolares, skatistas, grupos de karatê e conjuntos musicais.

© Carlos Aubert
© Carlos Aubert
© Carlos Aubert
© Carlos Aubert

O projeto consiste em uma esplanada central multiuso, sombreada por uma pérgola fotovoltaica capaz de abastecer a praça inteira com luz. Estando situado em um local desértico, a sombra se faz muito necessária para permitir que a praça seja habitada durante o dia, e não só nas manhãs e finais de tarde. Ao redor desse núcleo foram distribuídos diversos programas: um parque de skate, uma área recreativa infantil, áreas de estar, mirantes, áreas verdes e circulações, tudo contido por massas vegetais e árvores.

Cortesía de Fundación Mi Parque
Cortesía de Fundación Mi Parque

Como a praça está localizada em um terreno em desnível, duas rampas que cruzam o terreno de maneira transversal foram propostas e, com isso, descartou-se a necessidade de escadas, o que torna o local mais acessível.

Cortesía de Fundación Mi Parque
Cortesía de Fundación Mi Parque

Para as áreas verdes, trabalhou-se com espécies nativas da região norte do país por três motivos: sua baixa manutenção, seu valor ornamental e a possibilidade de valorizar o patrimônio vegetal chileno.

Cortesía de Fundación Mi Parque
Cortesía de Fundación Mi Parque

Nome do Projeto: Plaza Dr. Antonio Rendic
Escritório de Arquitetura: Fundación Mi Parque
Arquiteto Encarregado: Nicolás Larraín, Rodrigo Tagle
Localização: Calle Puerto Natales 5262-5286, Comuna de Antofagasta, Antofagasta, Chile.
Ano da conclusão da obra: 2017
Superfície construída: 2685 m2
Fotógrafo / Site: Carlos Aubert, Rodrigo Tagle
Outros Participantes: Creo Antofagasta
Colaboradores: Junta de vecinos Corvallis, Antofagasta

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Por que a arquitetura pode ser o melhor investimento para a segurança nos espaços públicos?" [¿Por qué la arquitectura puede ser la mejor inversión para la seguridad en los espacios públicos? ] 26 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906074/por-que-a-arquitetura-pode-ser-o-melhor-investimento-para-a-seguranca-nos-espacos-publicos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.