O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Como a "arquitetura defensiva" está criando cidades inabitáveis

Como a "arquitetura defensiva" está criando cidades inabitáveis

Como a "arquitetura defensiva" está criando cidades inabitáveis
Como a "arquitetura defensiva" está criando cidades inabitáveis, "Anti-homeless" spikes installed in Manchester. Image © Christopher Thomond via the Guardian
"Anti-homeless" spikes installed in Manchester. Image © Christopher Thomond via the Guardian

Para muitos, as duras transformações ocorridas na cidade moderna não são aparentes. Vemos bancos e pontos de ônibus que se disfarçam de abrigo, mas o mergulho repentino do escritor Alex Andreou, do The Guardian, na vida de rua abriu seus olhos para a hostil realidade dessas e outras estruturas. Em Anti-Homeless spikes: 'Sleeping rough opened my eyes to the city's barbed cruelty, o autor lança luz sobre algumas concepções erradas a respeito da vida de rua e explica a infeliz tendência de projetar arquiteturas inabitáveis para impedir seu uso por sem-tetos.

De regadores no piso a pinos metálicos na calçada, a cidade moderna está repleta de técnicas defensivas que desencorajam o uso dos espaços por moradores de rua e incentivam, por sua vez, uma mentalidade do tipo "o que os olhos não vêem o coração não sente" para tornar esses lugares mais confortáveis para os outros. No entanto, Andreou argumenta que os efeitos desumanizadores desses gestos hostis afetam a todos, agindo como manifestações físicas da intolerância da sociedade e tornando o espaço público menos acolhedor para todos nós - moradores de rua ou não. Leia o artigo completo aqui.

Sobre este autor
Holly Giermann
Autor
Cita: Giermann, Holly. "Como a "arquitetura defensiva" está criando cidades inabitáveis" [Defensive Architecture Creates Unlivable Cities] 02 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762902/como-a-arquitetura-defensiva-esta-criando-cidades-inabitaveis> ISSN 0719-8906
Ler comentários