Dicas para desenhar árvores na representação de arquitetura

Todos temos a memória de infância de desenhar uma casinha com uma porta e uma janela, um telhado de duas águas e uma árvore do lado. Mas, o que diferencia os arquitetos do restante da população, é que continuamos desenhando isso depois de adultos, geralmente com um pouco mais de técnica. E, da mesma forma que nossos desenhos de casas foram se tornando mais complexos e completos, o desenho das vegetações precisou melhorar um pouco. (Aquela forma parecida com um brocólis não agradaria muito clientes e professores). Ainda que geralmente as árvores não sejam os focos principais dos desenhos, elas desempenham um papel importante na composição dos croquis, principalmente para representar a escala, sombreamento pretendido ou alguma intenção de paisagismo.

© Foster+Partners

Mas nem sempre é tão simples desenhá-las. Fazê-las de uma forma que não tomem muito tempo ou não sobressaiam mais que a própria arquitetura pode ser uma arte. Saber como controlar o traço, como inserir as cores e de que forma demonstrar a profundidade farão uma grande diferença para o resultado final. Bruno Munari, artista e designer italiano, dá um bom ponto de partida na sinopse de seu livro "Drawing a Tree": “Ao desenhar uma árvore, lembre-se sempre que cada ramo é mais delgado do que o anterior. Observe também que o tronco se divide em dois ramos, então esses ramos se dividem em dois, depois em dois, e assim por diante, até que você tenha uma árvore completa, seja ela reta, ondulada, curvada para cima, curvada para baixo ou inclinado para o lado pelo vento."

© Nitsche Arquitetos

Selecionamos alguns tutoriais do youtube para ajudar nessa tarefa, além de uma seleção com desenhos de arquitetos publicados no site em que haja vegetação. 

Dicas para desenhar árvores em planta

Dicas para desenhar árvores em vista

Evidente que não há regras para isso. Tente buscar o estilo que se encaixa melhor aos seus desenhos e treine eles. Inspire-se na galeria abaixo!

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Dicas para desenhar árvores na representação de arquitetura" 23 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905125/dicas-para-desenhar-arvores-na-representacao-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.