Escultura em movimento de Janet Echelman cria "raio-x" urbano de histórica praça na Filadélfia

A artista Janet Echelman inaugurou recentemente sua mais nova obra site-specific, estreando a primeira fase da série chamada de "Pulse", instalada no Dilworth Park, na Filadélfia. Pulse é uma instalação artística que procura transformar o espaço urbano no qual está inserida, “através de uma escultura fluida de luz e vapor que alude às forças da natureza, como o vento, água e a luz.

Inspirada pela história de Dilworth Park e seu papel central no sistema de transporte público da cidade, a obra de Echelman traça sobre a superfície da praça as linhas do metrô que correm algumas dezenas de metros abaixo dela, lançando cortinas de vapor colorido de até quatro metros de altura, aludindo ao movimentos dos trens sob a praça.

Escultura em movimento de Janet Echelman cria raio-x urbano de histórica praça na Filadélfia - Mais Imagens+ 9

© Sahar Coston-Hardy

Representando a dinâmica dos movimentos dos trens, “pulse” se materializa em forma de névoa, como uma neblina, criada por meio de um sistema de nebulização de alta pressão. Para tornar a instalação acessível, a obra utiliza água filtrada em forma de vapor, na qual a iluminação é projetada.

© Sahar Coston-Hardy

Descrito por Echelman como "um raio-x do sistema circulatório da cidade", "pulse" é, acima de tudo, uma referência à história do lugar. O vapor que emana do piso evoca a primeira fonte pública de água da cidade e também a primeira estação ferroviária da Pensilvânia, mesclando história e tecnologia em uma celebração ao passado que aponta para o futuro.

© Sean O'Neill / Arup

Me alegra muito ver o "pulse" finalmente ganhar vida - minha primeira instalação permanente com vapor d'água e luz. Quando comecei a trabalhar há oito anos, esta praça estava completamente abandonada. Por isso, é especialmente emocionante ver este local histórico ganhando cor e vida novamente. A obra faz menção às camadas históricas deste lugar através da água, que também faz parte da memória de Dilworth Park. Com o sucesso desta primeira fase, acredito que em breve poderemos incluir as novas linhas azuis e laranja que tomarão conta de toda a extensão do parque.
-Janet Echelman

© Melvin Epps

A primeira fase (linha verde) da Pulse foi inaugurada no dia 12 de setembro de 2018, funcionando como um chamariz para a arrecadação de recursos para a construção das outras duas linhas. O objetivo final é a instalação das três linhas que correm sob a praça central da Filadélfia, incluindo as linhas Market-Frankford (linha azul) e Broad Street (linha laranja).

© Melvin Epps

Para a realização do projeto, Echelman trabalhou em colaboração com o Center City District, Urban Engineers, OLIN landscape architects e o consultor de recursos hídricos CMS Collaborative.

O trabalho segue a linha de outras intervenções anteriores de Echelman, como as suas esculturas suspensas em forma de rede realizadas recentemente nas cidades de Madri, Greenboro e Londres.

News via: Janet Echelman

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Escultura em movimento de Janet Echelman cria "raio-x" urbano de histórica praça na Filadélfia" [Janet Echelman’s Moving Sculpture Creates a “Living X-Ray” of Philadelphia] 26 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902445/escultura-em-movimento-de-janet-echelman-cria-raio-x-urbano-de-historica-praca-na-filadelfia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.