Primeira ciclovia pré-fabricada de plástico reciclado é inaugurada

Quando se trata de sustentabilidade a Holanda está sempre inovando. A mais recente novidade vem de Zwolle, cidade que já ganhou várias vezes o título de mais verde. Por lá, está sendo testado um trecho de ciclovia construída com resíduos pós-consumo que seriam descartados ou incinerados.

Para desenvolver o material, foram usadas garrafas de plástico velhas, copos de cerveja de festivais, embalagens de cosméticos e móveis de plástico. Ainda em fase piloto, a ciclovia possui 70% de plástico reciclado em seus 30 metros de comprimento, embora a ideia seja futuramente criar uma ciclovia feita inteiramente de plástico reciclado.

Apesar de inovador, este não é um projeto único. Já falamos de um asfalto feito com plástico reciclado que se mostrou 60% mais resistente do que os tradicionais. Mas uma coisa bacana que diferencia esta ciclovia é que ela foi criada com peças modulares pré-fabricadas e leves. Isso significa que ela pode ser instalada em qualquer lugar do mundo em poucos dias (e nem precisamos fazer a comparação com a demora da construção ou até mesmo reforma com os asfaltos que temos hoje).

Cortesia de CicloVivo

Outros benefícios da ciclovia de plástico está no fato dela ter um design que ajuda a armazenar água da chuva, o que ajudaria a evitar inundações. Além disso, se o material se desgasta, pode ser reciclado novamente criando uma vida útil cíclica.

Batizada de PlasticRoad, a ciclovia é fruto de uma parceria da empresa Wavin, que desenvolveu a tecnologia, a companhia de tubos de plástico Mexichem, a KWS e a empresa de energia Total.

Cortesia de CicloVivo

Neste primeiro teste, há sensores medindo o desempenho da estrada, temperatura, durabilidade. Uma segunda versão está prevista para ser instalada em novembro numa cidade próxima a Zwolle. “Em novembro, uma segunda ciclovia piloto será instalada e testará recursos adicionais do PlasticRoad. Com este segundo projeto, os resultados de ambos gerarão insights suficientes para aplicar e refinar a tecnologia. Enquanto isso, os parceiros estão procurando por novos locais para lançar os pilotos subsequentes – para testar outras aplicações da PlasticRoad, como estacionamentos, plataformas de trens e calçadas”, informou a Wavin em nota à imprensa. 

Cortesia de CicloVivo

Via CicloVivo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marcia Sousa. "Primeira ciclovia pré-fabricada de plástico reciclado é inaugurada" 17 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902192/primeira-ciclovia-pre-fabricada-de-plastico-reciclado-e-inaugurada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.