Departamento de preservação de Nova Iorque paralisa projeto de reforma do AT&T proposto pelo Snøhetta

O projeto de reforma do AT&T Headquartes em Nova Iorque, encabeçado pelo escritório Snøhetta, foi paralisado pela LPC - Landmarks Preservation Commission, o departamento de preservação do patrimônio da cidade. O controverso ícone pós-modernista projetado por Philip Johnson e John Burgree se tornou o mais novo edifício novaiorquino a receber o título de 'Individual Landmark', tornando-se patrimônio da cidade, o que atinge diretamente o projeto de reforma do edifício.

O projeto previa uma reforma radical no térreo, adotando um embasamento mais transparente que retirava o revestimento de pedra original. Além disso, o projeto pretendia também instalar uma parede de vidro em frente ao elemento mais importante da arquitetura original, o enorme arco na entrada principal do edifício.O projeto foi amplamente criticado, como no vídeo de Robert A. M. Stern ou ainda pelo docomomo ou pela organização change.org.

Comparação entre a fachada original e a proposta pela reforma. Image Courtesy of DBOX

Descrito como sendo um dos edifícios pós-modernistas mais importantes do mundo, a sede da AT&T na 550 Madison Avenue tem sido, desde de sua inauguração em 1984, um ícone dramático e controverso no horizonte de Manhattan. Com formas poderosas relembrando referências clássicas e um granito rosado na fachada,o edifício marca uma transformação na arquitetura da época, a qual se despedia do modernismo enquanto entrava no pós-modernismo.

Proposta de alteração Image Courtesy of DBOX

Estamos orgulhosos que o edifício da 550 Madison está oficialmente entre os patrimônios da cidade de Nova York. Nós apoiamos a indicação e nomeação desta icônica torre e aplaudimos a decisão da Landmarks Preservation Commission. Desde que adquirimos o edifício, levamos nosso papel em relação ao edifício de forma bastante séria. Estamos ansiosos em estabelecer um diálogo com o LPC e os outros acionistas para preservar o legado do edifício como um destino classe A em East Midtown, fazendo alterações sensíveis para atender as necessidades atuais. 

-550 Madison Ownership

A AT&T Headquarters na Madison Avenue. Image © David Shankbone

O processo para tornar o edifício patrimônio da cidade está caminhando há algum tempo, incluindo uma audiência em Novembro de 2017. Apesar do trabalho na demolição do edifício ter começado em Janeiro de 2018, a decisão do LPC é uma vitória significante para aqueles que queriam a preservação do prédio. 

Antecipando a decisão sobre a fachada, estamos elaborando planos para o edifício que estabelece um equilíbrio, respeitando a importância do 550 Madison. Assim que confirmarmos quais serão as limitações que teremos que encarar, poderemos completar nosso projeto e começar um processo com o público e a LPC. Enquanto isso, quero deixar claro que paramos a reforma que havia sido iniciada meses atrás. 
-Seth Pinsky, RXR Realty, Remarks em 19de Junho na Audiência da LPC

Saiba mais sobre o projeto que pretende alterar o edifício, aqui.

Via: New York Landmarks Preservation Commission

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Departamento de preservação de Nova Iorque paralisa projeto de reforma do AT&T proposto pelo Snøhetta " [Controversial Snøhetta Plans for Philip Johnson's AT&T Headquarters Halted by Landmark Designation] 09 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899706/departamento-de-preservacao-de-nova-iorque-paralisa-projeto-de-reforma-do-at-and-t-proposto-pelo-snohetta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.