Francis Kéré projeta novo pavilhão para o Tripper Rise Art Center em Montana

O Tippet Rise Art Center acaba de assinar um contrato com arquiteto Francis Kéré para desenvolver o projeto de um pavilhão de 175 metros quadrados em sua sede em Montana, EUA. Concebido como um “espaço de uso comum e convívio entre uma paisagem de álamos e choupos”, as novas imagens divulgadas pela Kéré Architecture apresentam o projeto com uma simples cobertura feita de trocos de madeiras locais reaproveitadas.

O projeto pode ser visto como uma evolução das estruturas projetadas por Kéré para o Museu de Arte Moderna da Louisiana e para o Serpentine Pavillion de 2017, em Londres.

Francis Kéré projeta novo pavilhão para o Tripper Rise Art Center em Montana - Mais Imagens+ 2

Vista exterior do Pavilhão projetado por Francis Kéré no Tippet Rise Art Center em Montana. Imagem Cortesia de Kéré Architecture

Kéré buscou inspiração nas tradicionais “togunas” desenvolvidas pelos povos Dogon, no Mali. Estas estruturas sagradas são construídas com pilares de madeira e cobertos com diferentes camadas de madeira e palha. Além do pavilhão em Montana, a Tippet Rise Fund e a Fundação Sidney E. Frank também estão trabalhando em colaboração com Francis Kéré no projeto escolar recém divulgado para seu país natal, Burkina Faso, o qual deverá ser concluído no próximo ano.

Ponte aérea circular projetada por Francis Kéré no Tippet Rise Art Center em Montana. Imagem Cortesia de Kéré Architecture

A estrutura do Tippet Rise Pavillion consiste em uma série de troncos de pinheiro (ponderosa e lodgepole), organizados de forma a configurar um volume circular e permeável que filtrará a luz como em uma floresta e estará implantado junto à uma ponte, também circular, que atravessa o riacho adjacente. A ponte conta com vários assentos posicionados para que os visitantes possam sentar e apreciar às vistas do rio, dos prados e das colinas, ao mesmo tempo em que toca sutilmente o solo em apenas dois pontos, resultando em um impacto mínimo no terreno.

Modelo do Pavilhão projetado por Francis Kéré no Tippet Rise Art Center em Montana. Imagem Cortesia de Kéré Architecture

O pavilhão também possui uma série de áreas de estar e descanso estrategicamente orientadas, onde os visitantes podem “se reunir para conversar ou contemplar em silêncio à natureza que os cerca". Será possível acessar a cobertura para observar a paisagem através das copas das árvores. Formalmente, as áreas de estar do pavilhão foram inspiradas em uma série de pinturas criadas pela co-fundadora da Tippet Rise, Cathy Halstead, as quais representam as formas líricas e abstratas da vida microscópica.

Sobre as colinas do Tippet Rise Art Center, olhando em direção às montanhas sob o céu azul, os visitantes se deparam com a escala monumental da natureza. O pavilhão, por outro lado, oferece uma experiência mais íntima da paisagem a partir de um abrigo tranquilo, onde as pessoas poderão entrar em contrato com o lado mais reservado da natureza: no coração da floresta. Sinto-me honrado por ter sido convidado por Peter e Cathy Halstead para trabalhar neste magnífico Centro de Arte, e me sinto agradecido por sua generosidade quanto à colaboração com a construção da nova escola que projetei em minha terra natal, Burkina Faso.
-Francis Kéré, fundador da Kéré Architecture

Croquis do projeto desenvolvido por Francis Kéré no Tippet Rise Art Center em Montana. Imagem Cortesia de Kéré Architecture

Projetado em colaboração com o escritório de arquitetura local Gunnstock Timber Frames, o projeto deve ser inaugurado no verão de 2019. Quando concluído, o pavilhão se juntará a outras importantes obras construídas em Tippet Rise, incluindo várias obras esculturais da Ensamble Studios.

Via: Tippet Rise Art Center

Tippet Rise Art Center Combines Architecture, Art, Music and Mountains in Montana

What do Frederic Chopin, Alexander Calder and Montana's Bear Tooth Mountains have in common? A long summer day at Tippet Rise Art Center seeks to make the connections audible, visible, tangible. Founded by philanthropists and artists Cathy and Peter Halstead and inaugurated in June 2016, Tippet Rise began as-and largely remains-a working ranch.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Francis Kéré projeta novo pavilhão para o Tripper Rise Art Center em Montana" [Francis Kéré to Design New Pine Log Pavilion for Tippet Rise Art Center] 24 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894815/francis-kere-projeta-novo-pavilhao-para-o-tripper-rise-art-center-em-montana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.