Kenneth Frampton é premiado com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza 2018 por sua trajetória profissional

Kenneth Frampton. Image Cortesia de The Venice Biennale

O arquiteto, historiador, crítico e educador britânico Kenneth Frampton foi laureado com o Leão de Ouro por sua trajetória profissional na Bienal de Veneza de 2018. A decisão foi tomada pelo Conselho da Bienal de Veneza, presidido por Paolo Baratta, sob recomendação das curadores da Bienal, Yvonne Farrell e Shelley McNamara, do escritório Grafton Architects.

Tendo estudado na Architectural Association em Londres, Frampton é professor na Escola de Graduação em Arquitetura, Planejamento e Preservação da Universidade de Columbia, em Nova Iorque desde 1972. Também lecionou em várias outras instituições, incluindo o ETH Zurich, o Royal College of Art em Londres, e o Instituto Berlage em Amsterdã. Seu trabalho mais influente, "História Crítica da Arquitetura Moderna", foi descrito pelo presidente da Bienal, Paolo Baratta, como um livro com o qual "nenhum aluno de nenhuma faculdade de arquitetura não está familiarizado."

A contribuição de Frampton para a literatura de arquitetura se estende para além da "História Crítica da Arquitetura Moderna". Em "Towards a Critical Regionalism", argumenta que os arquitetos deveriam reavaliar o contexto, o lugar e a cultura. Em "Studies on Tectonic Culture", destaca a conexão entre as linguagens da construção e da arquitetura. Em "A Genealogy of Modern Architecture: Comparative Critical Analysis of Built Form", apresenta o funcionamento interno de alguns importantes projetos arquitetônicos, tornando-os acessíveis a um público mais amplo.

Em seu trabalho, Kenneth Frampton ocupa uma posição de extraordinária percepção e inteligência, combinada com um senso único de integridade. Destaca-se como a voz da verdade na promoção dos valores-chave da arquitetura e seu papel na sociedade. Sua filosofia humanista em relação à arquitetura está incorporada em sua escrita e ele tem consistentemente defendido esse componente humanístico em todos os diversos "movimentos" e tendências muitas vezes equivocados da arquitetura nos séculos XX e XXI.
-Yvonne Farrell e Shelley McNamara, Curadoras, Bienal de Veneza 2018.

O Leão de Ouro pela trajetória profissional será entregue a Frampton no dia 26 de maio de 2018 durante a inauguração da Bienal de Veneza.

Via: The Venice Biennale

Paulo Mendes da Rocha recebe o Leão de Ouro por sua trajetória

O Conselho de Diretores da La Biennale di Venezia , mediante recomendação de Alejandro Aravena , anunciou o arquiteto brasileiro, Prêmio Pritzker, Paulo Mendes da Rocha como o vencedor do Leão de Ouro por sua trajetória na 15ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza - Reporting From the Front.

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Kenneth Frampton é premiado com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza 2018 por sua trajetória profissional" 18 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892852/kenneth-frampton-e-premiado-com-o-leao-de-ouro-na-bienal-de-veneza-2018-por-sua-trajetoria-profissional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.