Coldefy & Associates projetam a maior estufa tropical do mundo

Coldefy & Associates projetam a maior estufa tropical do mundo

O escritório de arquitetura francês Coldefy & Associates apresentou uma série de imagens de seu mais novo projeto, aquela que será a maior estufa tropical do mundo. Situada em Pas-de-Calais, na França, a estrutura chamada de “Tropicalia” cobrirá uma área de 20.000 metros quadrados, abrigando uma floresta tropical, uma praia de tartarugas, um tanque de peixes amazônicos e uma trilha de um quilômetro de extensão. O ambiente foi concebido como um “refúgio harmônico” onde os visitantes estarão imersos em um ambiente aparentemente natural sob uma enorme abóbada de vidro.

Coldefy & Associates projetam a maior estufa tropical do mundo - Mais Imagens+ 3

Cortesia de Coldefy & Associates

Desenvolvido em colaboração com a empresa de energia Dalkia, o projeto de US$62 milhões foi concebido por Coldefy & Associates para criar um ambiente monitorado, com uma temperatura estável de 26 graus Celsius dentro da estufa. Para isso, os arquitetos adotaram uma solução semelhante ao Eden Project de Nicholas Grimshaw, utilizando uma combinação de aço estrutural e uma fachada tensionada de plástico ETFE.

Cortesia de Coldefy & Associates

O projeto contará com uma “dupla camada” de elementos em ETFE conformando uma estrutura de 60 x 4 metros que formará uma “almofada” de ar pressurizado, permitindo que os raios ultravioletas penetrem na estufa sem alterar as condições internas de temperatura. Uma terceira camada de ETFE servirá para acumular o calor gerado pelo efeito estufa no interior que será transformado em energia. Além do alto desempenho energético, a estrutura será parcialmente enterrada para que possa integrar-se ainda mais na paisagem natural circundante. Juntas, estas medidas proporcionarão um edifício autossuficiente em energia, permitindo ainda que a energia sobressalente seja redistribuída entre os edifícios vizinhos.

Cortesia de Coldefy & Associates

Esta dupla cúpula isolante protegerá o ecossistema tropical durante o calor excessivo do verão e manterá sua temperatura mais alta durante o inverno. A estratégia de enterrar parcialmente a estrutura no solo colabora com a eficiência do isolamento. O excesso de calor poderá ser utilizado, armazenado ou redistribuído entre os edifícios vizinhos como parte de uma rede "inteligente" de calor.
- Denis Bobillier, diretor técnico de projetos da Dalkia.

As condições ambientais proporcionadas pela estufa permitirão a criação de um “oásis da flora e da fauna tropical”. Os visitantes serão conduzidos ao longo de uma trilha, até encontrar uma cachoeira de 25 metros de altura e uma piscina habitada por diversas espécies de carpas e peixes da Amazônia, alguns podendo atingir um comprimento de até 3 metros. Os visitantes poderão observar a vida marinha através de uma superfície de vidro como em um aquário, ou ainda mais de perto, através de uma passarela sobre a superfície d'água.

Cortesia de Coldefy & Associates
Cortesia de Coldefy & Associates

Para acompanhar esta atmosfera tropical, a Tropicália contará ainda com um auditório, um bar / restaurante, um bed and breakfast e uma área de pesquisa dedicada à projetos colaborativos nacionais e internacionais, contendo uma sala de conferências, um laboratório e uma clínica. Quando aberto, espera-se que o projeto possa receber cerca de 500.000 visitantes por ano.

A construção da Tropicalia está prevista para iniciar em 2019, e deverá ser inaugurada em 2021.

Via: Coldefy & Associates

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Coldefy & Associates projetam a maior estufa tropical do mundo" [Coldefy & Associates Design World's Largest Single-Domed Tropical Greenhouse] 02 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891555/coldefy-and-associates-projetam-a-maior-estufa-tropical-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.