O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. BIG apresenta projeto para o Teatro Nacional da Albânia

BIG apresenta projeto para o Teatro Nacional da Albânia

BIG apresenta projeto para o Teatro Nacional da Albânia
BIG apresenta projeto para o Teatro Nacional da Albânia, Cortesia de BIG
Cortesia de BIG

O escritório Bjarke Ingels Group (BIG) divulgou imagens do Teatro Nacional da Albânia, que responde a uma próspera cena artística na capital do país. Situado no coração cultural de Tirana, o projeto busca criar novos lugares de encontro urbano para um distrito peatonal, ao passo que assume o papel do teatro como um ator em si.

Situado em um eixo cultural, adjacente a marcos públicos como a Praça Skanderbeg, a Ópera Nacional e a Galeria Nacional de Arte, o projeto do BIG irá substituir o teatro existente, ao mesmo tempo em que adiciona três novos espaços de performance, um anfiteatro na cobertura e um espaço público abaixo do edifício.

Cortesia de BIG Cortesia de BIG Cortesia de BIG Cortesia de BIG + 6

Cortesia de BIG
Cortesia de BIG
Cortesia de BIG
Cortesia de BIG

A forma de "gravata borboleta" do projeto é criada ao erguer na parte central o volume em forma de prisma, criando praças e conexões públicas em ambos os lados, possibilitando performances improvisadas abaixo da edificação. Com acessos em ambos os lados do projeto, os visitantes são conduzidos até duas grandes escadarias para o foyer do teatro, desde onde podem acessar o auditório principal ou espaços para performances menores.

Cortesia de BIG
Cortesia de BIG

Nosso projeto para o novo Teatro Nacional da Albânia enfatizará o esforço da cidade para tornar os espaços públicos de Tirana mais convidativos e suas instituições públicas mais transparentes. O teatro é concebido como dois edifícios conectados ao auditório principal: um para o público e outro para os artistas. Por baixo, o teatro utiliza o térreo criando uma marquise de entrada para o público, bem como para os artistas, enquanto abre uma porta de entrada para um novo espaço urbano.
-Bjarke Ingels, sócio fundador, BIG

O volume da "gravata borboleta" foi fortemente influenciado pelo programa, com o auditório principal central intercalado por funções públicas ao sul e áreas privadas de atendimento ao norte. De cada lado, a fachada oferece ao público uma visão do funcionamento interno do projeto, transformando o próprio edifício numa performance teatral.

Cortesia de BIG
Cortesia de BIG
Cortesia de BIG
Cortesia de BIG

Acima do teatro, a cobertura inclinada cria um espaço semelhante a um anfiteatro emoldurado por vistas panorâmicas de Tirana, oferecendo performances públicas ao ar livre como contraponto ao local protegido abaixo.

Em um momento onde um teatro normalmente não seria aberto ao público até o início da noite, o novo teatro nacional albanês se tornará um espetáculo de produção e performance ao longo de todo o dia.
-Bjarke Ingels, sócio fundador, BIG

Para o desenvolvimento do projeto BIG colaborou com Theatre Projects e SON Engineering.

Via: BIG

Tirana 2030: Watch How Nature and Urbanism Will Co-Exist in the Albanian Capital

In 1925, Italian designer Armando Brasini created a sweeping masterplan to transform the Albanian capital city of Tirana. Almost one hundred years later, the Tirana 2030 (TR030) Local Plan by Italian firm Stefano Boeri Architetti has been approved by Tirana City Council.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Niall Patrick Walsh
Autor
Cita: Walsh, Niall. "BIG apresenta projeto para o Teatro Nacional da Albânia" [BIG Unveils Bow-Shaped Design for National Theatre of Albania] 22 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891001/big-apresenta-projeto-para-o-teatro-nacional-da-albania> ISSN 0719-8906
Ler comentários