O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. A retomada do pós-modernismo: por que agora?

A retomada do pós-modernismo: por que agora?

A retomada do pós-modernismo: por que agora?
Piazza D'Italia / Charles Moore. Cortesia de The Charles Moore Foundation
Piazza D'Italia / Charles Moore. Cortesia de The Charles Moore Foundation

O argumento, elaborado pelo historiador de arquitetura Charles Jencks na introdução de seu novo livro Postmodern Design Complete, de que os estilos pós-modernos nunca realmente deixaram a arquitetura parece mais preciso que nunca. O movimento do final dos anos 1970 que começou como uma reação aos cânones utópicos do modernismo retomou fôlego dentro do campo profissional, definindo o momento presente na cultura arquitetônica.

Isso levanta uma importante questão: qual é o movimento atual da arquitetura? E o que veio na sequência do pós-modernismo? Se é que houve algo, foi um grito lamurioso de "chega de pós-moderno", seguido por uma onda recente de "salve o pós-moderno", muito bem exemplificada pela recente movimentação para preservar o edifício AT&T de Philip Johnson da remodelação proposta pelo Snøhetta. Até Norman Foster se pronunciou, dizendo que embora nunca tenha sido um entusiasta do movimento pós-moderno, compreender sua importância na história da arquitetura. O pós-modernismo está retornando com todas as suas citações e o espalhafato que lhe são característicos.

Em um recente artigo publicado pela Metropolis Magazine,, Thomas de Monchaux explica por que essa tendência não é necessariamente um retorno, mas uma revisão de algo que nunca realmente se afastou, com base em três livros: Postmodern Design Complete, Post-Modern Buildings in Britain, e Revisiting Postmodernism. A análise descreve por que depois do pós-moderno veio mais pós-modernismo, e investiga por que especificamente agora estamos presenciando essa retomada.

Leia o artigo completo de De Monchaux na Metropolis Magazine aqui.

Sobre este autor
Kaley Overstreet
Autor
Cita: Overstreet, Kaley. "A retomada do pós-modernismo: por que agora?" [The Revival of Postmodernism: Why Now?] 10 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890236/a-retomada-do-pos-modernismo-por-que-agora> ISSN 0719-8906