Docomomo cria petição contra a demolição de marco modernista em Nova Iorque

Após um anúncio veiculado na semana passada, no qual a JPMorgan Chase demonstra seu interesse em demolir o histórico edifício modernista de sua sede em Nova Iorque (anteriormente conhecido como Union Carbide Building), os advogados do Docomomo, Comitê Internacional para a Preservação e Documenteção da Arquitetura Modernista, enviaram uma solicitação formal a Meenakshi Srinivasan, responsável pelo Comitê de Preservação de Marcos Urbanos da Cidade de Nova Iorque, defendendo a necessidade de preservação desta importante estrutura arquitetônica.

Nesta carta, Theodore H.M. Prudon, presidente da Docomomo dos EUA, e John Arbuckle, presidente da Docomomo do Estado de Nova Iorque, ressaltam a importância deste edifício projetado em 1957 (e inaugurado em 1961) por Skidmore, Owings and Merrill, o qual é uma peça chave dentro da história da arquitetura moderna, exigindo que a Comissão inclua o edifício em sua pauta de preservação e conservação de edifícios históricos o mais rápido possível.

Veja a transcrição completa da carta abaixo:

Caro Comissário Srinivasan,

Como representantes do Docomomo EUA e Docomomo NY, estamos chocados e desapontados com a recente notícia de que as autoridades da cidade de Nova Iorque pretendem aprovar o projeto da JP Morgan Chase para a demolição do antigo edifício da Union Carbide na Park Avenue 270. Projetado por pela pioneira arquitetra Natalie de Blois e Gordon Bunshaft, ambos da Skidmore, Owings & Merrill (SOM) e construído entre 1958-60, este edifício é uma das estruturas mais elegantes e significativas da Park Avenue e do centro de Manhattan. Quando Ada Louise Huxtable descreveu o edifício no New York Times como um "milagre do pós-guerra" lá em 1957, ela ressaltava que o projeto do Union Carbide era dotado de um caráter próprio e original, o qual não foi projetado para obter-se "uma maior quantidade possível de espaços rentáveis e consequentemente, maiores lucros em um curto espaço de tempo"(principais argumentos utilizados para defender a demolição do edifício), mas para perdurar no tempo como uma "obra de arte" da arquitetura.

Seguramente você está informado de que, o Union Carbide foi pré selecionado na lista dos possíveis novos Marcos Urbanos da Cidade de Nova Iorque segundo a Declaração Final de Impacto Ambiental do Rezoneamento do Greater East Midtown de Manhattan (FEIS). Como consta na página 6:54 da FEIS, o 270 Park Avenue é descrito como:

Um dos edifícios modernos mais expressivos da cidade de Nova Iorque, este arranha-céu de 53 pavimentos exala força e elegância através de sua fahcada siimples e arrojada, com seus montantes proeminentes e acabamentos em aço... O derradeiro edifício modernista, este solene arranha-céu é uma evolução natural daquela arquitetura corporativa que começou a ser forjada com o projeto da Lever House e do Seagram Building apenas alguns anos antes, localizados a poucos quarteirões mais ao norte da Park Avenue. Surpreendentemente, ele marca o fim daquela gloriosa era que durou tão pouco, mas que permanece moderna e cheia de graça, principalmente pela enorme quantidade de imitações baratas que brotaram pelos quatro cantos da a cidade desde então, inclusive com vários exemplos nesta mesma avenida. As proporções deste edifício não são perfeitas, mas sua generosa escala serviu de modelo para o novo padrão de edifícios de escritórios que dominaram a construção civil de Manhattan durante a maior parte dos anos 1960 e 1970.

© Wikimedia de official-ly cool. Licença CC BY-SA 3.0

Em resposta ao FEIS, a Comissão de Preservação iniciou o processo de seleção para os novos Marcos Urbanos da cidade de Nova Iorque no ano de 2013, incluindo outros sete edifícios além do 270 Park Avenue. Ainda que uma série de reuniões tenham sido realizadas com os proprietários do 270 Park Avenue, nenhuma discussão pública sobre a possível elevação deste edifício ao status de Patrimônio foi levada à cabo em todo este tempo. Ainda assim, a demolição foi anunciada sem escrúpulos. A importância deste edifício para a cidade de Nova Iorque foi ressalta pelo Docomomo, em conjunto com outros grupos relacionados com a preservação de edifícios históricos, em carta à Comissão de Marcos Urbanos de nossa cidade, incluiseve apelando sobre a inclusão de tal estrutra na listas de possíveis novos tombamentos durante a maior parte dos ultimos 10 anos.

Como agência encarregada de implementar a lei de Marcos Urbanos, rogamos ao senhor - como presidente da Comissão de Preservação - considerar a inclusão imediata do 270 Park Avenue em tal lista de proteção e preservação. Acreditamos na necessidade de colaboração mútua entre as diversas agências de preservação da cidade para garantir que estas estruturas urbanas possam ser preservadas em nome de todos os seus cidadãos. Entretanto, vale ressaltar que os objetivos de uma grande corporação não devem se sobrepor ao interesse público, a lei ou as autoridades desta cidade.

A Docomomo EUA e a Docomomo NY acreditam que é dever da Comissão de Preservação proteger as instituiões culturais e o patrimônio arquitetônico da cidade de Nova Iorque em benefício de seus cidadãos e de seus visitantes. Junto com a Lever House e o Seagram Building, o 270 Park Avenue está entre os mais emblemáticos edifícios de escritórios corporativos de nossa cidade. Entendemos que tal edifício desempenhou um papel importantíssimo no desenvolvimento das estruturas modernas de todas as cidades do mundo, e que continua a enriquecer a paisagem urbana da cidade de Nova Iorque. Mesmo que o 270 Park Avenue seja um dos edifícios mais significativos da arquitetura de Midtown East, ele continua fora da lista de proteção da Comissão de Preservação. Com todos os requisitos necessários para esta inclusão, o 270 Park Avenue deve ser considerado e elevado ao status de Patrimônio imediatamente, também para o bem da Comissão, que poderia ter sua confiabilidade ameaçada.

Agradecemos a sua compreenção. Para mais informações entre em contato conosco ou com o nosso Diretor Executivo, Liz Waytkus.

Saiba mais sobre os interesses da Docomomo na defesa do 270 Park em seu site, aqui.

Torre 270 Park Avenue projetada pelo SOM pode se tornar o edifício mais alto do mundo a ser demolido

Apenas alguns mesesapós as plantas serem apresentadas para uma grande transformação do AT & T Building na 550 Madison, de Philip Johnson, outro arranha-céu icônico do centro de Manhattan está em risco - e desta vez, pode ser que o edifício seja completamente demolido.

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Docomomo cria petição contra a demolição de marco modernista em Nova Iorque" 07 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889949/docomomo-cria-peticao-contra-a-demolicao-de-marco-modernista-em-nova-iorque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.