O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. E se o Arco do Triunfo fosse um elefante? Ilustrações mostram como alguns monumentos poderiam ter sido

E se o Arco do Triunfo fosse um elefante? Ilustrações mostram como alguns monumentos poderiam ter sido

  • 10:00 - 25 Janeiro, 2018
  • por
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
E se o Arco do Triunfo fosse um elefante? Ilustrações mostram como alguns monumentos poderiam ter sido
E se o Arco do Triunfo fosse um elefante? Ilustrações mostram como alguns monumentos poderiam ter sido, Cortesia de GoCompare
Cortesia de GoCompare

Monumentos urbanos são elementos fundamentalmente para a identidade de uma cidade. Permanecem impassíveis observando-nos de cima enquanto aparecem na maioria das fotos de cada visitante. Mas eles continuariam instantaneamente reconhecíveis se tivessem sido projetados de outra forma?

O icônico Arco do Triunfo em Paris poderia ter sido um elefante gigante, grande o suficiente para receber banquetes e outros eventos sociais enquanto o Lincoln Memorial em Washington D.C poderia ter sido uma enorme pirâmide.

O GoCompare compilou uma série de ilustrações sobre projetos não construídos dos monumentos mais conhecidos e visitados do mundo, apresentando-os em um contexto moderno de modo a celebrar as formas que poderiam ser tão banais quanto agora nos parecem absurdas. Estas são as nossas favoritas:

Arco do Triunfo, Paris 

Cortesia de GoCompare
Cortesia de GoCompare

Mais de 40 anos antes do Arco do Triunfo ser construído, o arquiteto Charles Ribart propôs a construção de um monumento em forma de elefante com altura de mais de três pavimentos no exato local onde posteriormente foi construído um dos mais famosos monumentos da França. A proposta obviamente foi rejeitada pelo governo francês. O elefante gigante, como se ainda não bastasse, apresentava uma grande escada em espiral na parte inferior e uma espécie de baú que servia para irrigar os  jardins ao seu redor.

Sydney Opera House, Sydney 

Cortesia de GoCompare
Cortesia de GoCompare

A Opera House de Sydney é um dos projetos mais famosos do mundo e considerada uma obra-prima da arquitetura moderna. O regente da Orquestra Sinfônica de Sydney, Eugene Goossens, organizou um concurso internacional de arquitetura para a apresentação de propostas para o famoso edifício. O próprio Goossens apresentou sua visão do que poderia ser o projeto, um elemento horizontal com uma entrada impressionantemente alta. Sua proposta, felizmente, não foi boa o suficiente para superar o projeto do arquiteto dinamarquês Jørn Utzon, responsável pelo design do simbólico edifício que conhecemos hoje.

Tower Bridge, Londres

Cortesia de GoCompare
Cortesia de GoCompare

Justamente quando o East End de Londres se transformava em uma importante zona comercial da cidade durante o século XIX, ficava cada vez mais evidente a necessidade de construir uma nova ponte sobre o Tamisa. O desafio era projetar uma estrutura que permitisse um fluxo constante de veículos mas sem interromper a navegabilidade do rio para os navios mais altos. Mesmo que o projeto de Sir Horace Jones seja admirável, não podemos negar que a proposta de F.J. Palmer era bastante criativa: a ponte possuía plataformas móveis em ambos os lados, permitindo a circulação ininterrupta de veículos até mesmo enquanto passavam pelo rio os maiores barcos.

Lincoln Memorial, Washington D.C. 

Cortesia de GoCompare
Cortesia de GoCompare

O Lincoln Memorial projetado por Henry Bacon é um dos maiores símbolos nacionais americanos, será que ele seria tão importante caso tivesse sido uma pirâmide? Um dos arquitetos favoritos para projetar o monumento era John Russell Pope, famoso pelo projeto de outros tantos edifícios icônicos de Washington, como o National Archives e Jefferson Memorial. Os esboços da proposta de Pope para o Lincoln Memorial ofereciam diferentes alternativas - inspiradas no passado de outras culturas, sugerindo um Templo Maia, uma Pirâmide egípcia e até mesmo o Ziggurat, como pode ser visto acima.

Tribune Tower, Chicago

Cortesia de GoCompare
Cortesia de GoCompare

Em 1922, o Chicago Tribune organizou um concurso de projetos para a sua nova sede com a seguinte chamada: "o projeto mais bonito do mundo". Mais de 260 arquitetos de 23 países participaram do concurso que viria a transformar a arquitetura dos arranha-céus para sempre. Os arquitetos de Nova Iorque, John Howells e Raymond Hood, foram os vencedores com a sua proposta de torre néo-gótica inspirada nas tradições francesas. No entanto, se as coisas tivessem sido um pouco diferente, poderíamos vislumbrar algo como essa pirâmide expressionista proposta pelo arquiteto alemão Bruno Taut.

As descrições de cada projeto foram fornecidas pelo GoCompare. Você pode ver mais desses monumentos fantásticos na galeria on-line do GoCompare, aqui.

Sobre este autor
Alya Abourezk
Autor
Cita: Abourezk, Alya. "E se o Arco do Triunfo fosse um elefante? Ilustrações mostram como alguns monumentos poderiam ter sido" [The Arc de Triomphe as an Elephant?! These Illustrations Reveal What Famous Monuments Could Have Been] 25 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887140/e-se-o-arco-do-triunfo-fosse-um-elefante-ilustracoes-mostram-como-alguns-monumentos-poderiam-ter-sido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.