O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 5 carreiras emergentes em tecnologia de arquitetura para prestar atenção a partir de 2018

5 carreiras emergentes em tecnologia de arquitetura para prestar atenção a partir de 2018

5 carreiras emergentes em tecnologia de arquitetura para prestar atenção a partir de 2018
Este artigo de Realidad Virtual é patrocinado por:
A Saint-Gobain não se responsabiliza por, e se isenta expressamente da responsabilidade por danos de qualquer tipo decorrentes do uso, referente a ou dependente de qualquer informação contida neste local. A Saint-Gobain não garante que a informação estará correta, completa ou atualizada ou que não irá infringir qualquer direito autoral ou qualquer outra propriedade de direito intelectual e a Saint-Gobain não endossa qualquer tipo de informação contida neste local. Ainda que o ArchDaily forneça links com outros recursos da internet, incluindo páginas de internet, a Saint-Gobain não se responsabiliza pela precisão ou pelo conteúdo da informação contida nestes locais. Os links do ArchDaily com terceiros não representam uma aprovação da Saint-Gobain destas partes ou de seus produtos ou serviços.
5 carreiras emergentes em tecnologia de arquitetura para prestar atenção a partir de 2018, Composição baseado em imagens por Pixabay users <a href='https://pixabay.com/en/building-reflection-window-glass-922529/'>LenaSevcikova</a> and <a href='https://pixabay.com/en/man-virtual-reality-samsung-gear-vr-1416140/'>HammerandTusk</a>
Composição baseado em imagens por Pixabay users LenaSevcikova and HammerandTusk

Mesmo com tecnologias como a realidade virtual, realidade aumentada, impressão 3D, design computacional e robótica já reformulando a prática de arquitetura, a comunidade de projeto está apenas riscando a superfície do potencial dekas. Projetistas que reconhecem isso e investem na construção de habilidades e experiência para maximizar o uso dessas ferramentas no futuro se tornarão inerentemente melhores arquitetos e posicionando-se aos novos caminhos da carreira à medida que nossa profissão evolui. Mesmo há apenas uma década atrás, os projetistas com interesses em arquitetura e tecnologia eram essencialmente obrigados a prosseguir em um ou outro campo. Agora, com a arquitetura começando a aproveitar o poder das tecnologias de ponta, esses campos não são mais mutuamente exclusivos.

Com muitos escritos sobre como a tecnologia está mudando a maneira como os arquitetos trabalham e os produtos que podemos oferecer aos clientes durante o ciclo de vida de um projeto, houve menos foco em como a tecnologia está mudando as oportunidades de carreiras na área. Os escritórios de arquitetura estão agora contratando para cargos que não existiam, mesmo há três anos atrás. Aqui está uma visão em cinco modelos de carreiras emergentes que a tecnologia tornará possível em 2018 e no futuro imediato.

Diretor de Tecnologia

Embora empresas de outras indústrias líderes têm contratado Diretores de Tecnologia, em profissões ligadas ao projeto isso tem sido mais lento a reconhecer seu valor. Nos últimos anos isso começou a mudar, já que algumas empresas começaram a contratar para esta importante posição. Com a rápida evolução da tecnologia em design, é importante que as empresas tenham indivíduos e equipes focados em assegurar que estejam sempre alavancando as melhores ferramentas e processos para oferecer aos seus clientes.

Os Diretores de Tecnologia se concentram principalmente em garantir que as equipes de projeto estejam constantemente implementando tecnologias de desenho digital inovadoras e refinando seu uso. Essencialmente, criam roteiros sobre como o projeto digital crescerá em sua prática ao longo dos próximos anos e são, então, responsáveis por sua execução. Com algumas empresas já liderando a procura com a contratação de diretores de Tecnologia, espera-se que mais escritórios comecem a preencher esses cargos em 2018.

Modeladores de Realidade Imersiva

Uma das mudanças mais poderosas que a nova tecnologia está criando é um deslocamento para longe de desenhos de projeto em 2D e plantas planificadas para ambientes virtuais 3D mais realistas. Esta mudança está tornando a comunicação entre designers, clientes e usuários finais mais significativas. Ao invés de pedir-lhes para imaginar como os croquis e plantas se traduzem no futuro espaço construído, os arquitetos agora podem colocar clientes em ambientes virtuais anos antes de os edifícios reais serem concluídos. Isso permite que clientes e usuários finais entendam as qualidades espaciais de novas maneiras, questionem com maior propriedade e reconheçam desafios ou oportunidades que fortalecem o produto final. Também os ajuda a sentirem-se mais confiantes sobre seu investimento.

À medida que mais clientes reconhecem os benefícios que a realidade virtual pode trazer para seus projetos, os escritórios de projeto lutarão para contratar os melhores modeladores 3D e especialistas em animação. Tendo pessoas em equipes de projeto que possam criar o melhor, os ambientes virtuais mais imersivos irão percorrer um longo caminho para garantir a satisfação do cliente e repetir os negócios. Não se surpreenda se as empresas de arquitetura ainda procuram talentos da indústria de Games para ajudar preencher lacunas de talentos e permanecer competitivos nesta área.

Dado que os ambientes virtuais de ponta podem melhorar diretamente as oportunidades de clientes, arquitetos serão sábios se considerarem aumentar suas habilidades de modelagem em realidade virtual o mais rápido possível.

Designers de Simulação Virtual

Até o momento, arquitetos usam a realidade virtual principalmente para criar ambientes que reflitam o espaço a ser construído pela primeira vez. No entanto, muitos escritórios já estão vendo o potencial em serem capaz de inseriren designers e clientes em eventos simulados virtualmente dentro destes ambientes. Por exemplo - quer garantir que você tenha projetado um hospital para ser evacuado com sucesso em um furacão? Crie um modelo em realidade virtual e, em seguida, simule cenários de evacuação à medida que o vento, a chuva e a possível destruição ocorrem. Alternativamente, quer garantir que o som de um tanque comunitário não torne apartamentos menos desejáveis para alugar? Construa um modelo e teste os parâmetros para entender se o ruído será uma dissuasão. Deseja diminuir o risco de pacientes com desafios cognitivos caírem em uma clínica de internação? Simule como as sombras projetam e se movem nas superfícies do piso em qualquer ponto e tempo para entender como esses pacientes podem reagir e/ou tropeçar nelas.

Projetar modelos em realidade virtual e conceber simulações dentro destes exigirá talentos únicos. Aqui novamente, os arquitetos que começam a desenvolver habilidades que os ajudem a situações de cenário-teste aos clientes poderá diferenciá-los à futuras oportunidades na carreira.

Designers de Interface Háptica

Enquanto as empresas de projeto podem começar a experimentar simulações de realidade virtual em 2018, mais adiante o caminho será a integração das interfaces hápticas. Os modelos em realidade virtual de hoje permitem que os clientes vejam seus espaços futuros, mas muito antes de seu tempo, os hápticos também tornarão possível senti-los. Incorporar o senso de toque nos modelos de realidade virtual levará a uma tomada de decisão mais informada em torno de materiais, superfícies, móveis e muito mais.

Designers que entendam a tecnologia háptica - como funciona, o que a torna possível e como incorporá-la em modelos de realidade virtual - serão valorizados no futuro. À medida que a realidade virtual e tecnologia háptica evoluem, seu casamento é quase inevitável. Além disso, uma vez que os clientes percebem os incríveis benefícios de poder ver e tocar espaços anos antes de existirem, escritórios de arquitetura investirão fortemente na união das tecnologias.

Cientistas / Analistas de dados

Durante séculos, arquitetos têm em sua maioria, armazenado todos seus conhecimentos e sabedoria de projeto em suas mentes. Nos últimos cinco anos, a comunidade de projeto começou a estar de acordo com a natureza fugaz dessa prática e começou a documentar e democratizar o gerenciamento do conhecimento.

Como profissão, cabe-nos aperfeiçoar alguns entalhes e reconhecer a importância da coleta de dados e sua classificação. Hoje, é possível catalisar a análise de desempenho e o design generativo baseado em dados, mas os dados também servirão em breve como base para alavancar a inteligência artificial e a aprendizagem de máquinas. À medida que essa mudança ocorra, mais e mais escritórios de projeto contratarão cientistas e analistas de dados para alimentar o potencial dessas novas tecnologias.

A arquitetura é uma profissão muito rica e diversificada pois permite tantos caminhos de carreiras únicas dentro dela. Existem diferentes mercados, serviços e áreas de especialização através das quais canalizam a própria paixão. É ótimo ver a tecnologia começando a criar uma maior diferenciação de carreira para os arquitetos e estou ansiosa para ver quais novas oportunidades surgirão em 2018 e adiante.

Hilda Espinal, AIA, LEED AP, CDT, é diretora de tecnologia da CannonDesignresponsável por ajudar clientes e equipes de projetos em todo o mundo a aproveitar a tecnologia e dados inteligentes à tomar decisões informadas no início do processo de projeto - reduzindo o risco e maximizando o impacto dos investimentos.

Sobre este autor
Hilda Espinal
Autor
Cita: Espinal, Hilda. "5 carreiras emergentes em tecnologia de arquitetura para prestar atenção a partir de 2018" [5 Emerging Careers in Architecture Technology to Look Out for in 2018 and Beyond] 11 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886728/5-carreiras-emergentes-em-tecnologia-de-arquitetura-para-prestar-atencao-a-partir-de-2018> ISSN 0719-8906