O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Seria a proporção áurea o maior engano da arquitetura?

Seria a proporção áurea o maior engano da arquitetura?

Seria a proporção áurea o maior engano da arquitetura?
Seria a proporção áurea o maior engano da arquitetura?, © Sébastien Bertrand
© Sébastien Bertrand

Por mais de 150 anos a Proporção Áurea tem sido um dos maiores princípios de desenho, orientando gerações de arquitetos, designers e artistas. De Le Corbusier à Apple, de Vitruvius a Da Vinci, a proporção supostamente dita quais formas seriam consideradas esteticamente agradáveis. No entanto, matemáticos e designers tornaram-se céticos quanto às aplicações práticas da Proporção Áurea, com Edmund Harriss, do departamento de matemática da Universidade da Arkansas, colocando-a da forma mais simples e direta: "ela certamente não é a fórmula universal por trás da beleza estética". Escrevendo para Fast Co. Design, John Brownlee compara fontes tão diversas como o Departamento de Matemática da Universidade de Stanford até Richard Meier, apresentando o caso do que poderia ser o maior engano da arquitetura. Leia o artigo completo, em inglês, aqui.

Sobre este autor
Cita: Arcilla, Patricia. "Seria a proporção áurea o maior engano da arquitetura?" [Is the Golden Ratio Design's Greatest Hoax?] 11 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885202/seria-a-proporcao-aurea-o-maior-engano-da-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.