Coworking: Espaços de trabalho compartilhados

Já pensou em trabalhar em uma configuração de espaço de trabalho colaborativo? Mais criativo e menos monótono? Livre do rigor dos ambientes corporativos? Se respondeu sim às perguntas anteriores, o conceito de Coworking pode funcionar bem para você.

Criado em 2005, pelo programador americano Brad Neuberg, o conceito institui um sistema em que o espaço é partilhado por um grupo de profissionais com uma gama de estruturas básicas necessárias a startups e autônomos que não podem arcar com os altos custos na abertura de um escritório independente pela instabilidade financeira, mas que não abrem mão do espaço de escritório.

Coworking / Loja 1. Image © Pedro Napolitano Prata

Após desvinculação trabalhista a uma empresa de Tecnologia, Neuberg passou trabalhar a partir de um Coffee Shop, sentindo falta de um espaço com as interações e tranquilidade de um escritório, o que o motivou a pensar em um novo modelo de escritório, a partir da infraestrutura básica tradicional conjuntamente à liberdade e interação do mercado criativo. Alugou algumas mesas, instalou rede de internet e impressora, junto a dois amigos, que também questionavam a dificuldade pela formalidade assumida nos espaços de trabalho tradicionais – corporativos.

A estrutura concebida tornar-se-ia um boom no modelo dos espaços de trabalho na esfera global.

Espaço Coworking / APPAREIL. Image © José Hevia

Inicialmente intitulada como Coworking – espaço colaborativo, o modelo estabelece uma estrutura comum, onde um grupo de coworkers – nomenclatura atribuída aos membros deste espaço, partilha de infraestrutura comum (espaço, internet, impressão, ar condicionado, sala de reunião, equipe de limpeza, entre outros) de modo a incentivar uma dinâmica ao tradicionalismo dos espaços corporativos, gerando fluxos e trocas entre profissionais de diversos nichos.

A lógica é simples, cada coworker aluga uma posição de trabalho – uma mesa preestabelecida, e junto, os serviços básicos são incluídos no pacote mensal. Neste ponto, os potenciais benefícios são vários: menor custo nas despesas; interatividade – diferentemente da rigidez do ambiente corporativo ou isolamento causado pelo home office; network; possibilidade de expansão intelectual e profissional; relacionamento à outros profissionais; e ainda, a dinâmica assimuda pela coletividade. Entre os motivos pela escolha, também se destacam a troca de experiência que carecem os cybers cafés ou, simplesmente, pela caótica rotina profissional, entre pontes aéreas, pontuada por poucos períodos dentro do ambiente de escritório.

CLOUD Coworking / MESURA. Image © Salva López

O público é variado, justamente pela diversidade assumida. Pesquisas indicam que profissionais ligados às áreas criativas (Arquitetura, Design Gráfico, Design de Moda, Publicidade e Propaganda, etc) são a maior parcela. Contudo, nos últimos anos, a crscente busca por profissionais de outras áreas têm crescido. O Censo realizado pelo site Coworking Brasil, aponta que no país, no último ano, houve um crescimento de 114%, o dobro de 2015-2016. Destes números, são 56 mil estações de trabalho, 313 mil metros quadrados ocupados e cerca de 810 espaços de coworking reconhecidos.

Quanto ao funcionamento, a pesquisa ainda aponta que 21% são Pet Friendly, 50% são acessíveis à cadeirantes, 3% são Friendly Kids, 54% tem espaço ao ar livre, 41% tem atendimento em inglês, 31% tem acesso 24 horas, 41% tem estacionamento próprio e 66% oferecem endereço fiscal.

Sinergia Cowork Palermo / Emilio Magnone + Marcos Guiponi. Image © Marcos Guiponi

Ao layout destes espaços, mobiliários híbridos, alternando suas funções; mesas leves, facilitando a mudança na disposição; pontos de elétrica que permitam as alterações no layout; boa iluminação geral; iluminação natural; espaços de convivência e descompressão; e algumas salas privadas – reunião são pontos-cheve para o bom desenho de um coworking.

Selecionamos alguns dos modelos de coworkings já publicados no Archdaily e concebidos especialmente por arquitetos, no equilíbrio entre os espaço de trabalho e dinamicidade assumida. Confira abaixo.

Coworking / Loja 1

Coworking / Loja 1. Image © Pedro Napolitano Prata

Sinergia Cowork Palermo / Emilio Magnone + Marcos Guiponi

Sinergia Cowork Palermo / Emilio Magnone + Marcos Guiponi. Image © Marcos Guiponi

Espaço Coworking / APPAREIL

Espaço Coworking / APPAREIL. Image © José Hevia

Escritório Secondhome Londres / Selgascano

Escritório Secondhome Londres / Selgascano. Image © Iwan Baan

Centro Coworking Nagatino 2.0 / Ruslan Aydarov Architecture Studio

Centro Coworking Nagatino 2.0 / Ruslan Aydarov Architecture Studio. Image Cortesia de Ruslan Aydarov Architecture Studio

CLOUD Coworking / MESURA

CLOUD Coworking / MESURA. Image © Salva López

Fábrica de Cortiça - Cowork / beyond-architects

Fábrica de Cortiça - Cowork / beyond-architects. Image © beyond-architects

Referências
Censo Coworking Brasil 2017. Disponível em: <https://coworkingbrasil.org/censo/2017/>. Acesso em: 28 Outubro 2017.
História do Coworking. Disponível em: <http://www.co-working.pt/index.php/2015/09/16/historia-do-coworking/>. Acesso em: 28 Outubro 2017.
BOTSMAN, Rachel; ROGERS, Roo. O que é meu é seu: Como o consumo colaborativo vai mudar o nosso mundo. Sáo Paulo: Bookman, 2010.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "Coworking: Espaços de trabalho compartilhados" 01 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882695/coworking-espacos-de-trabalho-compartilhados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.