O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Pavilhão temporário revestido em porcelanato aborda a noção da ornamentação na arquitetura

Pavilhão temporário revestido em porcelanato aborda a noção da ornamentação na arquitetura

Pavilhão temporário revestido em porcelanato aborda a noção da ornamentação na arquitetura
Cortesia de Alexander Wolhoff
Cortesia de Alexander Wolhoff

O Pavilion d'Eau, projetado pelo estudante de arquitetura da EPFL, Alexander Wolhoff, foi construído no Lago Geneva, na Suíça. O pavilhão é produto de seis meses de pesquisa, prototipagem e coordenação com diferentes organizações locais e acadêmicas, realizadas em conjunto com os laboratórios LHT3. O exterior do pavilhão octogonal tem uma estética estrutural, enquanto o interior - acessado apenas através da água - é ornamentado, revestido com peças artesanais de porcelanato.

O município de Saint-Saphorin en Lavaux, que é Patrimônio Mundial da UNESCO,  permitiu a construção do pavilhão temporário nas águas do Lago de Genebra. O projeto foi desenhado para tocar a paisagem suavemente, não afetando o leito natural do lago. O pavilhão é composto de materiais que incluem pedras de lago, madeira e peças de porcelanato. Para garantir um impacto mínimo e reversível no local, as sapatas do pavilhão são feitas de sete gabiões, gaiolas metálicas preenchidas com pedras coletadas do próprio lago.

Cortesia de Alexander Wolhoff Cortesia de Alexander Wolhoff Cortesia de Alexander Wolhoff Cortesia de Alexander Wolhoff + 20

Cortesia de Alexander Wolhoff
Cortesia de Alexander Wolhoff
Cortesia de Alexander Wolhoff
Cortesia de Alexander Wolhoff

A estrutura de madeira foi construída iniciando com uma série de sete espinhas pré-fabricadas inseridas nas gaiolas do gabião, que depois foram preenchidas com 1,5 toneladas de pedras de lago. Em seguida, uma série de membros horizontais foram parafusados para maior estabilidade e para manter a forma octogonal contra cargas laterais. O pavilhão inteiro utilizou 400 metros lineares de madeira.

Corte
Corte
Cortesia de Alexander Wolhoff
Cortesia de Alexander Wolhoff

As 150 peças de porcelanato que adornam o interior da cúpula são penduradas na estrutura da madeira. As peças foram individualmente feitas à mão em parceria com CERCCO lab da HEAD. A textura no porcelanato inspira-se na topografia alpina. A superfície das peças voltadas para o interior da cúpula são esmaltadas em azul, brincando com os reflexos de luz na água do lago. Para a instalação dos azulejos, eles foram pré-montados em membros horizontais e pendurados em conjuntos que se estreitam com a forma do domo conformada pelas espinhas de madeira.

Cortesia de Alexander Wolhoff
Cortesia de Alexander Wolhoff

Após seis meses de pesquisa, um mês dedicado à produção e apenas dois dias de montagem, o pavilhão foi construído nas águas do Lago Geneva.

Planta
Planta
Vista
Vista
Diagramas
Diagramas

Arquiteto: Alexander Wolhoff
Equipe: EPFL: ALICE  D. Dietz, Raffel Baur, LHT3 R. Gargiani ; Me R. Fiechter ; HEAD : CERCCO M. Gerber, I.Schnederle, J-P. Greff
Materiais: Cerâmica, madeira, metal, pedras
Ferramentas: Serra, broca e estufa de secagem
Dimensões: 5,40 m diâmetro exterior, 3m diâmetro interior, 3,98 m altura
Peso: 500 kg
Localização: Lake Geneva (lac Léman), Plage des Bains Reymon, Saint-Saphorin, Suíça
Ano: 2017
Cronograma: Seis meses de pesquisa, um mês de produção, dois dias de montagem, 400 metros lineares de madeira, 600 parafusos e porcas, 150 peças de porcelana feitas individualmente, 7 gabiões, 1.5 toneladas de pedras

Ver a galeria completa

Sobre este autor
AD Editorial Team
Autor
Cita: AD Editorial Team. "Pavilhão temporário revestido em porcelanato aborda a noção da ornamentação na arquitetura" [Temporary Porcelain Clad Pavilion Addresses The Notion of Ornamentation in Architecture] 25 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882314/pavilhao-temporario-revestido-em-porcelanato-aborda-a-nocao-da-ornamentacao-na-arquitetura> ISSN 0719-8906