O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Por um futuro caminhável: para mudar a forma como vivemos nas cidades é preciso colocar os pés na rua

Por um futuro caminhável: para mudar a forma como vivemos nas cidades é preciso colocar os pés na rua

Por um futuro caminhável: para mudar a forma como vivemos nas cidades é preciso colocar os pés na rua
Por um futuro caminhável: para mudar a forma como vivemos nas cidades é preciso colocar os pés na rua, Pedestre é obrigado a caminhar pela rua pois a calçada está obstruída pelas motocicletas e pela banca de jornal na região central do Rio de Janeiro. Image © Fábio Nazareth, ITDP Brasil
Pedestre é obrigado a caminhar pela rua pois a calçada está obstruída pelas motocicletas e pela banca de jornal na região central do Rio de Janeiro. Image © Fábio Nazareth, ITDP Brasil

Ah, a urb!... O vaivém nas ruas, o signo pulsante da modernidade, o espaço público por excelência. No início do século XX, João do Rio, o cronista marginal, fez um inventário dos “tipos” que circulavam pela cidade em A alma encantadora das Ruas, um clássico nacional. Mais do que um livro sobre crônicas de costumes, a obra retrata as transformações urbanas que o Rio sofria no momento de autoestima elevada da Belle Époque, quando despontava como capital da república nascente.

Nos mais de 100 anos que nos separam daquelas reflexões, as ruas do Rio de Janeiro e de todo o mundo viveram mudanças cruciais, que reorientaram a cultura, a política e a economia urbana. As cidades contemporâneas são um amálgama de um processo histórico marcado pelo êxodo rural e pelo fascínio da modernidade. O século XX nos deixou como legado cidades hostis e gigantescas manchas urbanas com desequilíbrios territoriais e dramas humanos de todos os tipos.

Olhar para trás e compreender essas transformações é tão fundamental quanto, neste momento, treinar o olhar para identificar oportunidades de mudanças na forma como nossas sociedades definem prioridades para o usufruto coletivo da cidade.

Sinalização com informações e mapas para orientar o deslocamento a pé, Praça Saenz Peña, Rio de Janeiro. Image © Stefano Aguiar, ITDP Brasil
Sinalização com informações e mapas para orientar o deslocamento a pé, Praça Saenz Peña, Rio de Janeiro. Image © Stefano Aguiar, ITDP Brasil

Crônicas e poesias continuam absolutamente necessárias para tocar nossas almas, mas é hora da gestão das grandes cidades serem tocadas pela realidade: o modo como vivemos nos meios urbanos alcançou um patamar insustentável. Encarar o problema e encontrar meios para revertê-lo passa pelo resgate da possibilidade de caminhar e, mais que isso, do prazer de flanar pela cidade. Como João do Rio, conhecer os tipos e costumes que nela habitam - a pé.

Foi neste esforço de unir diversas vozes engajadas na construção de cidades caminháveis que organizei, juntamente com o arquiteto e urbanista Victor Andrade, do LABMOB/UFRJ, o livro Cidades de Pedestres - a caminhabilidade no Brasil e no mundo. O livro reúne artigos inéditos de autores que têm se debruçado sobre medidas de pedestrianização e proposto alternativas viáveis à lógica de segregação que conhecemos tão bem.

Caminhar é uma forma de se reconectar com o espaço físico e, principalmente, com o espaço social que nos cerca. A escolha de uma mobilidade que nos transporta isolados do mundo, como indivíduos encapsulados que não se relacionam com a vida lá fora não deve prevalecer. Não podemos continuar privilegiando o privado em detrimento do público, enquanto políticas mal orientadas maltratam nossos sonhos de vivermos em cidades mais equitativas e mais democráticas e, sobretudo, de construirmos um futuro possível, respirável, caminhável. O caminho é longo. É urgente darmos o primeiro passo.

Sobre este autor
Clarisse Cunha Linke
Autor
Cita: Clarisse Cunha Linke. "Por um futuro caminhável: para mudar a forma como vivemos nas cidades é preciso colocar os pés na rua" 10 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881224/por-um-futuro-caminhavel-para-mudar-a-forma-como-vivemos-nas-cidades-e-preciso-colocar-os-pes-na-rua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.