Projeto propõe solução para inundações, estacionamentos e áreas verdes em uma única estrutura

A população global continua crescendo, gerando, consequentemente, um contínuo aumento no número de automóveis e de questões relacionadas às mudanças climáticas. Estima-se que cerca de 30% dos veículos parados em congestionamentos urbanos sejam motoristas à procura de vagas para estacionar. A cultura do carro tem pressionado as cidades para que se construam mais estacionamentos, impondo esta necessidade em detrimento de outras benfeitorias urbanas. Enquanto isso, as mudanças climáticas continuam a desafiar as nossas cidades a lidar com o escoamento das águas pluviais. A temporada de furacões no Atlântico em 2017 é prova disso - até a última segunda-feira, 13 tempestades tropicais se formaram no oceano Atlântico, custando 210 vidas até agora.

A THIRD NATURE, um escritório de arquitetura da Dinamarca, projetou uma solução para lidar com as questões urbanas modernas à relacionadas às inundações, estacionamentos e falta de espaços verdes através de seu projeto POP-UP. Uma série de espaços verdes, um estacionamento e um reservatório de água, sobrepostos de cima para baixo, respectivamente. A proposta utiliza o princípio de Arquimedes para armazenar água enquanto cria um espaço flutuante para abrigar os veículos.

Projeto propõe solução para inundações, estacionamentos e áreas verdes em uma única estrutura - Mais Imagens+ 9

Courtesy of THIRD NATURE

Nós nos sentamos com um mapa que indica onde ocorrem os maiores problemas com o manuseio das águas pluviais e outro mapa mostrando as áreas onde há maior carência por estacionamento. Quando você sobrepõe os mapas, pode perceber alguns lugares onde há potencial para resolver os dois problemas a partir de um mesmo conceito, disse Ole Schroder, parceiro da THIRD NATURE.

Courtesy of THIRD NATURE
Courtesy of THIRD NATURE

Esta tipologia POP-UP promove variações de altura no skyline da cidade de acordo com as variações climáticas. Em um dia seco e ensolarado, o edifício de estacionamentos permanece enterrado com sua área verde no nível da rua. Nos dias mais chuvosos, a tubulação de drenagem conduz a água da chuva para baixo do estacionamento, onde está localizado o reservatório d'água. À medida que o reservatório se enche, a estrutura de estacionamento se desloca para cima. O POP-UP funciona através do princípio de flutuação de Arquimedes, que afirma: "a flutuabilidade de um corpo submerso corresponde ao peso do fluido deslocado". A estrutura hidráulica de elevação, juntamente com muros de contenção e trilhos guia suplementares, direcionam o movimento da estrutura de forma vertical enquanto o reservatório é preenchido ou esvaziado. Independentemente do nível da água, o parque de estacionamento permanece acessível para pedestres e carros.

Courtesy of THIRD NATURE

A pesar de o sistema POP-UP ser mais caro do que uma garagem tradicional e um reservatório de água, combinando três elementos urbanos em um, acaba por liberar lotes para a construção de outros edifícios residenciais ou comerciais. Além disso, construir apenas uma estrutura em vez de três separadamente, significa uma relativa economia em custos de construção.

Courtesy of THIRD NATURE

Embora a estrutura POP-UP tenha sido projetada para Copenhague e para o Parque St. John's em Nova Iorque, a THIRD NATURE, em parceria com as empresas de engenharia COWI e RAMBOLL, participou de oficinas na cidade de Nova Iorque para criar soluções climáticas inovadoras adaptáveis a todas as cidades e fronteiras.

Provavelmente tão importante quanto o próprio projeto, o POP-UP oferece um projeto integrado para o desenvolvimento de estratégias climática. A equipe de projeto afirma que espaços melhores e mais bonitos podem ser propostos quando se investe em projetos como este, baseados em design e sustentabilidade.

  • Arquitetos

    TREDJE NATUR
  • Arquiteto responsável

    Ole Schrøder
  • Equipe de projeto

    Iryna Tsioma
  • Engenharia

    RAMBØLL
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

    Courtesy of THIRD NATURE

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Leardi, Lindsey. "Projeto propõe solução para inundações, estacionamentos e áreas verdes em uma única estrutura" [All-In-One Structure Solves Flooding, Parking and the Lack of Green Space in Cities] 01 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880482/projeto-propoe-solucao-para-inundacoes-estacionamentos-e-areas-verdes-em-uma-unica-estrutura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.