20 Coisas para ficar de olho na arquitetura do Brasil e Portugal

O trabalho editorial da imprensa de arquitetura enfrenta o desafio cotidiano de difundir o que há de mais relevante - por vezes polêmico - no campo profissional e acadêmico. Projetos, manifestos, reflexões, iniciativas, colaborações, notícias; nosso conteúdo diário é diverso e muito volumoso, o que é certamente muito bom mas pode eventualmente fazer nossos leitores se perderem no oceano de matérias publicadas.

Para evitar que coisas importantes se percam, compilamos alguns dos projetos, notícias e iniciativas - em suma, qualquer coisa que consideramos muito relevante para a arquitetura - que merecem uma atenção especial nos próximos anos.

A seguir, coisas para ficar de olho do Brasil e Portugal:

Arquitetas Invisíveis

Criado pelo Centro Acadêmico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (CAFAU) da Universidade de Brasília, o projeto Arquitetas Invisíveis tem como objetivo resgatar a memória de arquitetas que tiveram um papel fundamental para a arquitetura e urbanismo, mas que, por diferentes razões, foram desprestigiadas pela história. Em mais de três anos de atuação, o projeto já realizou eventos, palestras e publicou dezenas de artigos de qualidade que contribuem significativamente com algo necessário no campo: deslocar o foco dos méritos unicamente masculinos e mostrar que a história da arquitetura foi cunhada também por fortes mãos femininas. 

Arquitetas Invisíveis apresentam 48 mulheres na Arquitetura

Para celebrar o Dia das Mulheres, pedimos ao coletivo brasileiro Arquitetas Invisíveis, com sede em Brasília, que compartilhassem conosco parte de sua pesquisa que identifica e enaltece o trabalho das mulheres na Arquitetura e Urbanismo. Elas gentilmente nos cederam este material, que apresenta 48 mulheres que fizeram diferença no campo.

Mulheres na Arquitectura

Assim como no Brasil, em Portugal o debate de genero também segue sua reflexão. A Associação Mulheres na Arquitectura fundada em 2017, tem por objetivo ações que mirem a equidade de gêneros nas diversas áreas da nossa profissão. O grupo é formado por antropólogas, arquitetas e paisagistas como Ana Catarino, Ana Jara, Joana Braga, Joana Pestana Lages, Lia Antunes, Luísa Paiva, Patrícia Santos Pedrosa, Rita Ochoa e Sofia Castelo.

 Casa da Arquitectura

A Casa da Arquitectura, em Portugal, promete ser uma instituição fundamental mundialmente para o nosso campo. Sua missão abrange tratar e arquivar acervos de arquitetura, criar uma coleção de obras iconográficas da cultura arquitetônica portuguesa e mundial, incentivar a pesquisa na área, realizar seminários, cursos, workshops, palestras, etc. É certo que ouviremos falar muito sobre a instituição nos próximos anos. A inauguração será em novembro de 2017, na cidade do Porto.

Casa da Arquitetura de Matosinhos abre as portas em novembro

A Casa da Arquitetura de Matosinhos já tem novo lar e data prevista para inauguração. A instituição passou a ocupar um espaço de quase cinco mil metros quadrados, localizado no recuperado complexo da Real Vinícola, na cidade de Matosinhos, que ficará pronto no início de setembro.

Bienal de Arquitetura de São Paulo

A 11ª edição da Bienal de Arquitetura de São Paulo busca, à diferença das edições anteriores, romper com o formato expositivo, tornando-se mais um acontecimento no tempo-espaço da cidade que uma exibição de arquitetura. As ações propostas por esta edição, liderada por Marcos L. Rosa, terão início a partir de outubro deste ano e acontecerão em diferentes locais do centro e da periferia da cidade. Através de seu Observatório, a 11ª Bienal constrói um arquivo com maneiras de qualificar, edificar, editar, usar, ocupar a cidade, deixando um importante legado para São Paulo. 

11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo: um novo paradigma

Estamos muito contentes em anunciar nossa parceria com a 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo - Em Projeto . Nesta edição, a Bienal se apresenta como uma plataforma aberta e em construção, apresentando uma alternativa ao formato tradicional de uma exposição de arquitetura.

Trienal de Lisboa

Realizada pela última vez ano passado, a próxima edição da Trienal de Lisboa, que tem como curador Éric Lapierre, acontecerá em 2019, entretanto, até lá, os organizadores promoverão uma série de pequenos eventos, mesas redondas e concursos. Tradicionalmente, a Trienal de Lisboa é dos eventos de arquitetura mais abertos do mundo, contribuindo para a ampliação do discurso e da prática arquitetônica. 

Éric Lapierre escolhido como Curador da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2019

A Trienal de Lisboa anunciou hoje que uma equipe de nove pessoas, liderada pelo arquiteto parisiense Éric Lapierre, foi nomeada como curadora da 5ª edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa, que acontecerá de Outubro a Dezembro de 2019.

Congresso UIA 2020

Primeira edição do maior congresso mundial de arquitetura e urbanismo que acontecerá em território brasileiro, o evento de 2020 terá lugar no Rio de Janeiro. Com o tema Todos os Mundos. Um só mundo. Arquitetura 21, a proposta do Rio é discutir a atual realidade urbana, expressa através da diversidade e multiplicidade de formas de construção das cidades, e promover a reinserção da profissão no meio social. 

IAB define os temas que vão direcionar as discussões do UIA 2020 Rio

O IAB definiu, durante a 148ª Reunião de seu Conselho Superior (COSU), os cinco temas centrais do Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos, o UIA 2020 Rio , que levará, daqui a cinco anos, cerca 15 mil arquitetos e profissionais de outras áreas à capital fluminense.

São Paulo

Maior metrópole da América do Sul, São Paulo é sempre uma cidade a se manter no radar. Com quatro novos grandes centros de cultura inaugurados este ano - Japan House, IMS e as unidades 24 de Maio e Paulista do Sesc - a oferta de eventos relacionados com arquitetura e cidade tem tudo para aumentar em quantidade e qualidade. No outro lado do espectro, 2017 é o primeiro ano de uma nova gestão municipal que, à diferença da anterior, enxerga a cidade mais como potencial de negócio que como palco da vida urbana. Conflitos são inerentes às (grandes) cidades, e sendo a maior delas, São Paulo merece nossa atenção. 

Sesc 24 de Maio de Paulo Mendes da Rocha e MMBB é inaugurado em São Paulo

Após meses de espera e intensa divulgação da mídia, foi inaugurado no último sábado, 19 de agosto, no centro de São Paulo, o Sesc 24 de Maio , a mais nova unidade da rede.

Debate Arquitetos x Engenheiros

Já passou da hora de os arquitetos e engenheiros deixarem de lado as animosidades e trabalharem juntos. A colaboração entre as duas disciplinas e a noção de que uma depende da outra devem ser intensificadas. 

Arquitetura portuguesa em xeque: o caso dos engenheiros que querem assinar projetos arquitetônicos

A antiga dualidade "arquitetura versus engenharia" - que atualmente parece um assunto quase anacrônico e cujas pendências já passaram da hora de serem resolvidas - parece ter sido retomada em Portugal.

Lei Rouanet

A Lei 8.313/1991, conhecia como Lei Rouanet, é o principal mecanismo de fomento à cultura no Brasil e estabelece as normativas de como o Governo Federal deve disponibilizar recursos para a realização de projetos artístico-culturais. No primeiro semestre de 2016, as disciplinas de arquitetura e urbanismo - consideradas "culturais" pelo governo desde 2010 - passaram a receber incentivos da Lei. Apenas a etapa de projeto é contemplada, e não a construção, entretanto, não há exigência quanto à finalidade do projeto, podendo ser espaços culturais, edifícios comerciais, prédios residenciais ou mesmo casas. A única condição é que seja realizado concurso público para eleger a proposta vencedora, que pode, este também, receber incentivos da lei.

Projetos de arquitetura passam a receber incentivo da Lei Rouanet

ATUALIZAÇÃO: A elaboração de projetos de arquitetura passará a receber os incentivos fiscais previstos pela Lei Rouanet. A decisão foi tomada neste mês pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) e aguarda publicação no Diário Oficial da União para começar a valer, o que deve acontecer até meados de março deste ano.

Arquitetas e Arquitetos Negros pelo mundo

O debate sobre as questões de gênero e étnico-raciais inseridas nas diversas disciplinas sempre foi necessário e, há um tempo, vemos crescendo o numero de grupos que colocam em xeque diversos privilégios estabelecidos na sociedade. Destacamos aqui um importante grupo que se forma. Segundo o grupo, "Arquitetas e arquitetos negros pelo mundo: Mapeamento da presença negra no campo da arquitetura, urbanismo e planejamento urbano" é um projeto que integra a pesquisa "Presença Negra no currículo do curso de Arquitetura e Urbanismo", realizado pela Linha de Pesquisa "Presença Negra na produção da Cidade" - Grupo de Pesquisa Lugar Comum/ PPGAU-FAUFBA (Edital Sankofa PROAE UFBA 2017/2018) . O intuito do projeto é criar um banco de dados, de forma a tornar conhecida a produção de arquitetas e arquitetos negros, comumente invisibilizados tanto pela bibliografia acadêmica, quanto pelas publicações comerciais, com intuito de tensionar a representatividade no campo.
Quem tiver interesse em contribuir com informações sobre arquitetas e arquitetos negros brasileiros pode fazê-lo através do preenchimento e submissão do formulário disponível aqui.

LUGAR COMUM

(null)

Eleições no Brasil 2018

Diversos problemas nas cidades brasileiras poderiam ser atenuados através de decisões políticas. Mobilidade urbana, áreas verdes, parques, planos diretores, participação popular, são assuntos chave que influenciam diretamente os espaços urbanos. É importante que os arquitetos tenham consciência das posições quanto ao espaço urbano de cada um dos candidatos. E mesmo que as instituições como o CAU e o IAB possam ter posições contundentes e capacidade de cobrança dos políticos eleitos.

Programa do CAU de Patrocínio Cultural

Abertos com regularidade pelas divisões estaduais do CAU, os editais de patrocínio são uma grande oportunidade de angariar verbas para o desenvolvimento de projetos culturais relacionados com arquitetura e urbanismo. Talvez o exemplo mais conhecido seja o documentário Bernardes, sobre o arquiteto Sérgio Bernardes, financiado na primeira edição do Programa CAU/RJ de Patrocínio Cultural.

Cinema e Arquitetura: "Bernardes"

Neste documentário, o arquiteto Thiago Bernardes repassa os principais sucessos da vida laboral e familiar de seu brilhante e polêmico avô Sérgio Bernardes, incluindo material iconográfico e audiovisual exclusivo, parte da coleção pessoal de manuscritos, desenhos técnicos e croquis do arquiteto. Sérgio Bernardes é responsável por inúmeros projetos no Brasil e no exterior, pelos quais recebeu importantes prêmios.

Obras do Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Em 2013 um consórcio formado pelos escritórios MMBB, Metro e Piratininga venceu a licitação aberta pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica projetado por Oscar Niemeyer, localizado em São José dos Campos-SP, para a concepção de uma vila residencial, uma faculdade de ciências fundamentais e uma biblioteca. O projeto da biblioteca está quase concluído e nos próximos anos as demais edificações serão construídas. 

Concursos da CODHAB

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB/DF) vem organizando concursos nacionais de projeto desde janeiro de 2016, buscando as melhores propostas para habitações de interesse social, centros de educação e unidades de saúde no Distrito Federal.

Resultado do Concurso CODHAB-DF de Projetos de Arquitetura para Habitação de Interesse Social

O resultado oficial do Concurso Nacional de Projeto de Arquitetura para Habitação de Interesse Social, dividido em três grupos, foi divulgado na última quinta-feira, dia 17 de agosto. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF) anunciou os três vencedores de cada categoria, escolhidos dentre os 88 projetos enviados de todo o país.

Rio Pós-Olímpico

O mundo estava de olho no Rio de Janeiro em 2016, cidade que sediou os Jogos Olímpicos. Obras por todos os locais mais visitados da cidade foram concluídas a tempo para a grande festa mundial, no entanto, a ressaca pós-olímpica ocasionou, como se esperava, o abandono de algumas estruturas construídas especialmente para os Jogos. Justificadas, em grande medida, por serem capazes de deixar um legado para a cidade, o uso e manutenção dessas edificações (ou de parte delas) é algo que deve ser observado nos próximos anos. 

Jogos Olímpicos 2016: Dois legados para o Rio

Há pouco mais de uma semana chegaram ao fim os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, maior evento esportivo mundial - comparado à Copa do Mundo da FIFA - e força motriz da cidade maravilhosa nos últimos seis anos e meio.

MAAT

Sob curadoria de Pedro Gadanho, a programação do MAAT de Lisboa merece a atenção do público. Com três grandes exposições inauguradas este ano - APQHome – MAAT, Yo nunca he sido surrealista hasta el día de hoy e Untitled (Orchestral) - em 2018 o MAAT terá como um de seus projetos centrais a obra Merzbau Musical, criada pelo artista francês Xavier Veilhan e escolhida para representar França na Bienal de Arte de Veneza.

MAAT inaugura três novas exposições em maio

O MAAT inaugura hoje, dia 16 de maio, três novas exposições: APQHOME - MAAT, de Ana Pérez-Quiroga; Yo nunca he sido surrealista hasta el día de hoy, de Carlos Garaicoa, e Untitled (orchestral), de João Onofre.

#OcupeEstelita

Desde 2012 a região do Cais José Estelita vem sendo assunto para os arquitetos e urbanista de Recife e de todo o Brasil, principalmente depois do "Projeto Novo Recife"apresentado. Recentemente a região passou por outra ocupação e devemos ficar de olho para ver o desfecho dessa importante luta urbana.

Uma outra cidade é possível? / Raquel Rolnik

Uma grande mobilização da sociedade civil no Recife, contra um megaempreendimento imobiliário a ser construído em terreno que pertenceu à Rede Ferroviária Federal (RFFSA), merece atenção porque tem a ver com processos em curso em várias cidades brasileiras hoje.

Museu Serralves

Diversas novidades estão previstas no Museu projeto por Álvaro Siza no Porto. Com a vinda do arquiteto catalão Carles Muro como curador adjunto do Programa de Arquitetura do Museu. Segundo a nota da Fundação: "Esta nova posição foi criada pelo reconhecimento da importância crescente da arquitetura, como parte do programa artístico do museu, na sequência da oferta de 40 projetos do arquivo de Álvaro Siza e da colaboração institucional entre a Fundação de Serralves, o Canadian Centre for Architecture, em Montreal, e a Fundação Gulbenkian, em Lisboa". 

Ciclo de Conferências | Novas Perspetivas: Conversas entre Arte e Arquitetura

O ciclo 'Novas Perspetivas' desenvolvido pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves em 2017 centra-se na relação entre arte e arquitetura e juntará proeminentes arquitetos, artistas, filósofos, escritores e curadores de Portugal e de várias partes do mundo.

Tudo é Projeto - Documentário sobre Paulo Mendes da Rocha

O documentário “Tudo é Projeto” de Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano e realizado pela Olé Produções (a mesma que fez o filme "Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz"), já teve pequenas exibições para convidados no Brasil (junto a exposição "Pedra no Céu – Arte e Arquitetura de Paulo Mendes da Rocha" no MuBE) e em Portugal, na Casa da Arquitectura. Em breve será veiculado ao publico geral.

TUDO É PROJETO - TRAILER OFICIAL from Olé Produções on Vimeo.

Paisagem Concreta - Documentário sobre Alvaro Siza

O documentário "Paisagem Concreta", também realizado pela Olé Produções, retrata o arquiteto português Álvaro Siza. Mesmo sem muitas informações divulgadas, temos certeza que será um sucesso. Enquanto não temos o trailer oficial do filme, relembre esta gravação do Siza cantando Beatles, feita pelo fotografo português Fernando Guerra.

Siza sings | Film by Fernando Guerra from últimas reportagens on Vimeo.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "20 Coisas para ficar de olho na arquitetura do Brasil e Portugal " 12 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879111/16-coisas-para-ficar-de-olho-na-arquitetura-do-brasil-e-portugal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.