Arquitetura portuguesa em xeque: o caso dos engenheiros que querem assinar projetos arquitetônicos

Lisboa. Foto via VisualHunt. Domínio Público

A antiga dualidade "arquitetura versus engenharia" - que atualmente parece um assunto quase anacrônico e cujas pendências já passaram da hora de serem resolvidas - parece ter sido retomada em Portugal. Estranhamente, em um país que (ao menos quando visto do outro lado do Atlântico) parece atribuir o devido respeito e valor ao profissional arquiteto, uma nova proposta de lei (PL 495/xiii/1.ª) propõe sutis alterações em uma lei atualmente em vigor para, com isso, permitir que "alguns" engenheiros possam assinar projetos de arquitetura.

A proposta da Ordem dos Engenheiros de Portugal de alterar a lei atual, garantindo estes "direitos adquiridos" a alguns engenheiros, não passou despercebida pela Ordem dos Arquitetos, e profissionais de todas as partes de Portugal começaram a se manifestar contrariamente à proposta, lançando inclusive uma petição online, que tem com subscritores ninguém menos que Siza e Souto de Moura.

Avelino Oliveira, em seu artigo "O estranho caso dos engenheiros que querem assinar projectos de Arquitectura", publicado no jornal Público.pt, sintetiza da seguinte maneira: "Se esta estratégia [da alteração da lei] alcançasse o sucesso, o resultado seria um retrocesso tão anacrônico que até assusta. Engenheiros, desenhadores, agentes técnicos e outros que tivessem administrativamente adquirido esse direito podiam voltar a desenhar as nossas cidades. Magnifica ideia esta de recuar 40 anos e permitir que pudessem, por exemplo, recuperar edifícios históricos como a Torre dos Clérigos, o Mosteiro do Jerónimos ou a Sé de Braga. Ou então, e vejam o alcance, decidir por decreto que engenheiros se inscrevam na Ordem dos Arquitectos (visto que, se “fazem” arquitetura, estarão sujeitos à regulação da respetiva ordem profissional)."

A proximidade de um possível retrocesso na profissão é acompanhado de críticas à posição das entidades ligadas à engenharia, como Carlos Vasconcelos Matias deixa transparecer em seu artigo "Os arquitectos e a guerrilha profissional com engenheiros", publicado no P3. Diz ele:

"Não deixa de me parecer curioso porque numa profissão em que se tem tanto para fazer eles ainda querem fazer o que não lhes compete — desenhar Arquitectura —, o derradeiro conflito que muitos de vós devem ter ouvido falar. Resta-me dizer que não há uma crise de identidade na Arquitectura, há na Engenharia."

Para assinar a petição online, clique aqui ou na imagem a seguir.

Petição "Arquitectura por Arquitectos"

A Arquitectura, o território e a paisagem são bens maiores da nossa vida coletiva. Portugal tem feito ao longo dos últimos anos um enorme esforço na sua qualifi

Referências: Público.pt, P3 e peticaopublica.com

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Arquitetura portuguesa em xeque: o caso dos engenheiros que querem assinar projetos arquitetônicos" 20 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873960/arquitetura-portuguesa-em-xeque-o-caso-dos-engenheiros-que-querem-assinar-projetos-arquitetonicos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.