O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Shigeru Ban projetará 20 mil novas habitações para refugiados no Quênia

Shigeru Ban projetará 20 mil novas habitações para refugiados no Quênia

Shigeru Ban projetará 20 mil novas habitações para refugiados no Quênia
Shigeru Ban projetará 20 mil novas habitações para refugiados no Quênia, Projeto de Shigeru Ban na costa sudeste do Sri Lanka, após a destruição causada por um tsunami em 2004. Image © Dominic Sansoni
Projeto de Shigeru Ban na costa sudeste do Sri Lanka, após a destruição causada por um tsunami em 2004. Image © Dominic Sansoni

O arquiteto Shigeru Ban assinou recentemente um acordo com a UN-Habitat - a agência das Nações Unidas encarregada de orientar o desenvolvimento sustentável - para projetar 20 mil novas habitações para refugiados no assentamento de Kalobeyei, no Quênia. Atualmente lar de mais de 37 mil refugiados, o assentamento em breve ultrapassará sua capacidade original de 45 mil - mais de 17 mil chegaram apenas este ano.

"O principal será projetar e construir um abrigo onde não seja necessária nenhuma supervisão técnica, usando materiais disponíveis nos arredores e ecológicos. É importante que as casas possam ser facilmente mantidas pelos habitantes ".

Ban tem muita experiência em projetos humanitários, incluindo mais de uma dúzia de projetos de habitações emergenciais para influxos migratórios em países como o Ruanda, a Itália e o Nepal, usando materiais de construção não convencionais como o papelão e os tubos de papel. Em uma visita recente ao assentamento de Kalobeyei, ele explicou a importância das tradições construtivas local no projeto, visando criar espaços familiares adaptados ao contexto à aos costumes.

"Os projetos de abrigos devem cumprir as normas nacionais de habitação, respondendo de forma responsável às condições e desafios climáticos locais, proporcionando soluções sustentáveis para os abrigos". Yuka Terada, coordenadora do projeto UN-HABITAT, concordou. "As abordagens da UN-HABITAT são fortemente participativas e as autoridades locais, bem como os representantes da comunidade de refugiados, também contribuirão com o processo de projeto".

Os projetos serão testados primeiramente em 20 protótipos de abrigos. Se forem bem sucedido, eles serão gradualmente implantados para substituir as estruturas existentes, muitas das quais já começaram a se degradar.

Saiba mais sobre o projeto no site da Agência das Nações Unidas para Refugiados, aqui.

Projetos Humanitários de Shigeru Ban

O premiado pelo Pritzker, Shigeru Ban, é conhecido pelo seu uso inovador de materiais assim como pela sua abordagem compassiva em seus projetos.

Sobre este autor
Patrick Lynch
Autor
Cita: Lynch, Patrick. "Shigeru Ban projetará 20 mil novas habitações para refugiados no Quênia" 28 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876469/shigeru-ban-projetara-20-mil-novas-habitacoes-para-refugiados-no-quenia> ISSN 0719-8906