O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Arquitetos peruanos buscam aprender das florestas do mundo: uma viagem pela Indonésia, Camarões, Honduras e Peru

Arquitetos peruanos buscam aprender das florestas do mundo: uma viagem pela Indonésia, Camarões, Honduras e Peru

Arquitetos peruanos buscam aprender das florestas do mundo: uma viagem pela Indonésia, Camarões, Honduras e Peru
Arquitetos peruanos buscam aprender das florestas do mundo: uma viagem pela Indonésia, Camarões, Honduras e Peru, Cortesía de Construye Identidad
Cortesía de Construye Identidad

Paradoxalmente, os projetos mais interiorizados com seu país transcendem suas fronteiras. Pois, precisamente, seu trabalho de conexão interna e introspecção com as tradições das comunidades mais antigas e ocultas, leva-os a buscar mais conexões e ressonâncias fora dos limites. Esta viagem dentro-fora nos concerne a todos, vejamos o porquê...

O projeto "A través de las selvas del mundo", da associação peruana sem fins lucrativos Construye Identidad, é um trabalho multidisciplinar que vem sendo desenvolvido há mais de um ano nas comunidades da floresta peruana de Junín, documentando os desafios que enfrenta a arquitetura vernacular e o habitar da selva, na era da globalização e mudanças climáticas. 

Agora começou a etapa seguinte, onde a equipe viajará ao longo da Franja Climática Tropical do mundo para visitar as selvas de quatro continentes, um país por continente: Indonésia, Camarões, Honduras e Peru. Estes foram selecionados com base na similaridade das características tanto geográficas como demográficas, os desafios econômicos e da riqueza cultural; a fim de evidenciar as problemáticas compartilhadas ao longo dos bosques tropicais do mundo.

Cortesía de Construye Identidad
Cortesía de Construye Identidad

Descrição da equipe. Concretamente, o projeto resultará em três partes: um documentário, a publicação de um livro e o projeto de um protótipo de habitação auto-sustentável para as comunidades Ashanika que habitam a selva peruana. No livro será apresentada a pesquisa acadêmica com a informação e os dados precisos recolhidos em primeira mão, ainda que no documentário será possível sentir a experiência da cultura habitando a selva. O protótipo recolherá as lições aprendidas da análise comparativa das técnicas e experiências construtivas dessas comunidades.

Cortesía de Construye Identidad
Cortesía de Construye Identidad

Essa iniciativa nasce nesses tempos de mudança onde a globalização e o crescimento urbano e populacional descontrolado exercem uma pressão muito forte sobre o meio ambiente. A franja tropical é uma área crucial para a regulação da temperatura global. No entanto, está desparecendo e ameaçada pelo crescimento da população, a industrialização e o aquecimento global iminente causado pelo homem. É o momento preciso para tomar ação e afrontar os desafios de viver sem danificar as florestas. Assim, habitar converte-se em um fator fundamental a revisar.

Cortesía de Construye Identidad
Cortesía de Construye Identidad

Estas áreas tem uma grande quantidade de culturas ancestrais e arquiteturas tradicionais que, por séculos, coexistiram em harmonia com as florestas, adaptando-se ao clima e à geografia, utilizando materiais locais, desenvolvendo técnicas construtivas próprias da região e atingindo um desenvolvimento sustentável. No entanto, é comum que se pense que seus conhecimentos são opostos ao progresso e à modernização. E, precisamente agora, cada dia mais as ideias de modernidade e globalização envolvem as distintas comunidades afastando-as do conhecimento tradicional.

Cortesía de Construye Identidad
Cortesía de Construye Identidad

Mas será que a solução de 'crescer sem depredar' encontra-se precisamente nas comunidades rurais que enfrentaram o seu clima e geografia por tanto tempo?

Como peruanos, é importante ir ao centro do problema e propor uma solução. Cremos que o progresso não significa começar do zero e fazer algo distinto, mas partir dos conhecimentos ancestrais e enfrentar os desafios atuais de subsistência e mudança climática através de soluções inovadoras que reflitam o constante respeito e relação com a natureza.

Cortesía de Construye Identidad
Cortesía de Construye Identidad

Portanto, a equipe -composta por profissionais voluntários de distintos ramos como arquitetos e comunicadores audiovisuais, antropólogos e gestores- viverá nas distintas comunidades nativas por um mês para absorver sua cultura, assim como pesquisar e constrastar suas técnicas construtivas, sistema socioeconômico, história e a relação com o seu entorno; e desta maneira descobrir as potencialidades de cada lugar.

Cortesía de Construye Identidad
Cortesía de Construye Identidad

É fundamental mencionar que a aliança estratégica com entidades como  a CARE (Central Ashaninka del Río Ene) -uma organização indígena não governamental que representa 17 comunidades Ashaninka da selva Peruana-, e ONGs em cada um dos países a visitar, é indispensável, já que graças a eles e seu trabalho prévio é possível acessar as distintas comunidades. Todo o material produzido será entregue às ONGs aliadas e às universidades locais e extrangeiras, para que possam trabalhar juntos para uma mesma meta de crescimento sustentável.

Este projeto está buscando financiamento coletivo. Encontre mais informações e colabore aqui: https://kck.st/2mmeP0a

Cortesía de Construye Identidad
Cortesía de Construye Identidad

Sobre este autor
Delia Bayona
Autor
Cita: Bayona, Delia. "Arquitetos peruanos buscam aprender das florestas do mundo: uma viagem pela Indonésia, Camarões, Honduras e Peru" [Arquitectos peruanos buscan aprender de las selvas del mundo: un viaje por Indonesia, Camerún, Honduras y Perú] 24 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867815/arquitetos-peruanos-buscam-aprender-das-florestas-do-mundo-uma-viagem-pela-indonesia-camaroes-honduras-e-peru> ISSN 0719-8906