"Cidade Dormitório" em Lima: Módulo habitável para assentamentos informais

Os arquitetos equatorianos José Fernando Gómez e Fausto Quiroz, do escritório Natura Futura Arquitectura, foram convidados a ir a Lima para intervir em um espaço na região de Lomas de Collique, por ocasião do Encuentro Nacional de Estudiantes de Arquitectura del Perú CNEA, realizado entre os dias 15 e 23 de janeiro deste ano.

O exercício foi realizado junto ao professor Lucio Torres e uma equipe de 35 estudantes de arquitetura, e resultou em um módulo mínimo habitável construído a partir de materiais básicos disponíveis na região. 

Cidade Dormitório em Lima: Módulo habitável para assentamentos informais - Mais Imagens+ 30

Dos arquitetos.

Amanhece chovendo em Lima e isso é um acontecimento. Diz-se que chove muito pouco e a chuva é uma verdadeira experiência. Porém, caso chova demais, há a possibilidade de ocorrerem Huaycos -  assim chamam os deslizamentos de terra que arrastam as construções informações que ocupam as ladeiras dos morros. 

Cortesía de Natura Futura Arquitectura

O ritmo frenético da cidade de Lima, com seus mais de oito milhões de habitantes, uma máquina que exige para seus funcionamento uma grande demanda de mão de obra, grande parte da qual realizada por pessoas que migram de outras regiões do Peru e se instala da maneira mais barata e precária que encontra, diante da necessidade de um lugar para dormir após longas jornadas de trabalho.

Lomas de Collique é uma destas regiões de assentamentos informais onde existe uma série de espaços mínimos que, muitas vezes, não contam nem com uma única janela que permita aos habitantes dormir mais confortavelmente apesar do calor, umidade e sensação de aprisionamento. 

Cortesía de Natura Futura Arquitectura

Sob a direção da equipe do Natura Futura Arquitectura, e junto a Lucio Torres, professor de arquitetura peruano, e uma equipe de 35 alunos que se envolveram diretamente no projeto e construção, foram realizadas visitas ao local previsto e uma análise que permitiu elaborar uma proposta de módulo básico habitável a partir de um orçamento reduzido.

Cortesía de Natura Futura Arquitectura
Cortesía de Natura Futura Arquitectura
Cortesía de Natura Futura Arquitectura

Para chegar ao terreno onde se localiza o módulo, é preciso subir uma escadaria de 322 degraus, algo semelhante a subir 20 pavimentos. Os estudantes tiveram que escolher escolher os materiais, comprá-los, e levá-los ao terreno através de uma corrente humana. Foram usadas ferramentas que lhes eram incomuns, desde martelos até serras elétricas, para construir o módulo no tempo disponível: três dias. 

Cortesía de Natura Futura Arquitectura
Cortesía de Natura Futura Arquitectura
Cortesía de Natura Futura Arquitectura
Cortesía de Natura Futura Arquitectura

Foi trabalhado com terra e pedras do local, além de madeira, telas, plantas, telha ondulada de plástico reciclado e tecido.

"Ciudad Dormitorio" constitui uma possibilidade de aporte à relação que existe entre o fazer arquitetônico e a academia através de uma solução tangível, uma confluência de espíritos e desejos, um momento de renovação da fé do estudante e sua capacidade de gerar propostas válidas para seu entorno. 

Diagramas
Planta

Disciplina: CNEA 2017 Lima - Peru
Arquitetos: Natura Futura Arquitectura / José Fernando Gómez, Fausto Quiroz
Professor convidado: Lucio Toro de Huánuco, Perú
Monitores: Ricardo Moscoso, Geraldo Huaca, Yadira Rivera, Maria Alburqueque, Alissa Reategui
Participantes: Dinet Uscamayta, Eykis Quintanilla, Ivonne Quispe, Vannia Diaz, Carmen Escate, Karla Jacinto, Mayte Monago, Alexandra Fabian, Anahisa Avila, Elvis Salas, Victor Talancha, Diego Cordova, Carlos Huarca, Yordan Vizcarra, Nicolas Lengua, Juan Quispe, Luis Chahuares, Carmen Muños, Caroline Garcia, Evelyn Roca, Samantha Saldivar, Dessire Montoya, Shany Durand,Nicole Verano,Becquen Olivera, Jorge Garcia, Collette Calatayud, Javier Arestegui, Angela Cespedes, Arturo Cochatoma, Sofia Gutierrez, Ximena Haro, Gabriela Espinoza,Amparo Urbano.Kevyn Fernandez

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. ""Cidade Dormitório" em Lima: Módulo habitável para assentamentos informais" [‘Ciudad Dormitorio’ en Lima: Módulo habitable productivo para asentamientos informales] 01 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804310/cidade-dormitorio-em-lima-modulo-habitavel-para-assentamentos-informais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.