A torre de madeira mais alta: Proposta conceitual de Perkins + Will para River Beech Tower

Cortesia de River Beech Tower

Como parte de um masterplan ao longo do Rio Chicago, a Torre Beech River é um arranha-céu residencial que, se construído, será a mais alta construção de madeira existente. A equipe por trás do projeto consiste do escritório de arquitetura Perkins + Will, engenheiros da Thornton Tomasetti e a Universidade de Cambridge. Atualmente um empreendimento conceitual acadêmico e profissional, a equipe pontua que ele poderia ser realizado potencialmente nas fases finais de implantação do masterplan.

Varandas Externas. Cortesia de River Beech Tower

A equipe acredita que eles serão capazes de "alcançar alturas muito maiores do que qualquer construção de madeira existente" usando apenas "madeiras comercialmente disponíveis". As propostas existentes de arranha-céus de madeira chegam a cerca de 30-40 pavimentos, como o C.F. Møller e o prédio residencial em Estocolmo de 34 andares, de DinellJohnasson, que deverá ser concluído em 2023. SOM também desenvolveu um sistema que evidencia a possibilidade de um edifício de 42 andares, como parte de seu Timber Tower Research Project. Os edifícios de madeira completos ou em fase de conclusão são um pouco menores, como a residência estudantil de 18 andares de Acton Ostry Architects atualmente em construção em Vancouver e o prédio de 10 andares em Melbourne.

Átrio. Cortesia de River Beech Tower

Estruturalmente, estes edifícios existentes fazem uso de um sistema híbrido de madeira (laminado cruzado e madeira laminada colada) e concreto (muitas vezes no núcleo), para atingir suas alturas. Ligeiramente diferente destes sistemas é o modelo de construção de Michael Green, "Encontrar a Floresta através das Árvores" (FFTT), que tem um núcleo de madeira e lajes de madeira, com vigas de aço para fornecer ductilidade - essencialmente, como o aço é capaz de tracionar mais do que a madeira, estas vigas mantêm a estrutura juntos sob cargas laterais extremas, como em um terremoto ou em ventos fortes.

Fachada. Cortesia de River Beech Tower

A equipe River Beech, no entanto, usa um sistema inteiramente diferente, e credita esta inovação como a chave para novas alturas em madeira. O sistema envolve um sistema diagrid exterior, aproveitando a força axial natural da madeira. As cargas verticais e laterais do edifício são resistidas conectando os diagrídeos externos com o apoio cruzado interno que contorna o átrio central, permitindo uma distribuição eficiente de cargas em todos os elementos de madeira.

Com 80 andares de altura, o projeto conceitual atende a 300 unidades duplex e intrusões de vários pavimentos que conformam espaços comuns. O jogo entre privado e público dentro de uma estrutura neutra em carbono une a visão da equipe de sua "adaptação social e sustentável ao desenvolvimento dos arranha-céus".

Créditos do Projeto:

Cortesia de River Beech Tower

Equipe de Projeto Perkins+Will: Ralph Johnson, Todd Snapp, Jeff Sanner, Rachael Bennett, Gilryong Song
Equipe de Projeto Thornton Tomasetti: David Weihing, Edward Peck, Alejandro Fernandez, Mark Chiu, Timothy Wong
Equipe de Projeto University of Cambridge: Michael Ramage, Rob Foster

Cortesia de River Beech Tower

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lam, Sharon. "A torre de madeira mais alta: Proposta conceitual de Perkins + Will para River Beech Tower" [The Tallest Timber Tower Yet: Perkins + Will's Concept Proposal for River Beech Tower] 03 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800673/a-torre-de-madeira-mais-alta-proposta-conceitual-de-perkins-plus-will-para-river-beech-tower> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.