O Sistema de Torre de Madeira SOM passou com sucesso por testes de resistência

As novas descobertas da recente tendência  de arquitetura com estruturas de madeira podem estar apenas começando.

O projeto de pesquisa "Torres de Madeira" de SOM passou a ser um importante marco e como sistema estrutural foi bem sucedido após completarem os testes de resistência que validaram os cálculos iniciais.
Lançado em 2013, o projeto de pesquisa "Torres de Madeira" foi estabelecido com o objetivo de desenvolver um novo sistema estrutural para arranha-céus que utilizam a madeira como matéria-prima principal. Utilizando essas técnicas, a equipe de pesquisa estima que a emissão de carbono incorporada aos edifícios possa ser reduzida entre 60 e 75% quando comparada à um edifício de concreto tradicional.

Courtesy of SOM

A solução proposta, chamada de Estrutura de Madeira e Concreto Articulada, utiliza madeira maciça como o principal elemento estrutural, reforçando os pontos fracos com conexões de concreto armado. Para validar o potencial do sistema, SOM em parceria com a Universidade do Estado de Oregon investiu no sistema através de um rigoroso programa de testes que envolveu cerca de 20 testes de vários tamanhos e configurações.
Após diversos testes bem-sucedidos nas etapas finais da escala do mock-up, SOM concluiu que há "uma forte evidência de que o sistema composto concreto-madeira possae satisfazer todas as necessidades e competir com os métodos tradicionais de construção".

Courtesy of SOM

O protótipo de 11 x 2,5 metros, modelado no tamanho tipo de uma unidade estrutural, foi construído a partir de um deck de madeira laminada (CLT), coberto por uma fina camada de concreto armado para "melhorar a performance estrutural, acústica, e resistência ao fogo do sistema". As conexões foram especialmente projetadas para proporcionar a união desses dois materiais. Em volta das vigas de CLT, a laje de cobertura foi engrossada para criar uma ligação rígida entre os decks, permitindo que os pisos se estendem entre as vigas com uma seção transversal mínima. 

Courtesy of SOM
Courtesy of SOM
Courtesy of SOM

O sistema foi testado por 2 horas usando um acelerador hidráulico enquanto fazia a medição usando 48 sensores diferentes. A pressão foi sendo aumentada até que o sistema falhou em sua última carga, com 37kg - carga cerca de 8 vezes maior do que a exigida pelas normas vigentes. Os testes de rigidez também se mostraram eficientes para atender aos padrões de código.

Courtesy of SOM
Courtesy of SOM

O associado de SOM, Benton Johnson observou que os testes bem-sucedidos "destacam os benefícios reais da abordagem da madeira composta. Nós pegamos uma pequena amostra de concreto que era necessária para a performance acústica e de resistência ao fogo e a usamos para melhorar a performance estrutural do piso. Esse movimento permite que a madeira maciça possa alcançar seu potencial máximo, permitindo que ela possa competir no mercado ao mesmo tempo em que reduz emissão de carbono nas cidades."

O sistema será então submetido a testes adicionais para outros possíveis problemas, incluindo resistência ao fogo, assim como parece ser aprovado para uso em edifícios arranha-céus.

The Timber Tower Research Project: Re-imagining the Skyscraper

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "O Sistema de Torre de Madeira SOM passou com sucesso por testes de resistência" [SOM's Timber Tower System Successfully Passes Strength Testing ] 30 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Migliani, Audrey) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794717/o-sistema-de-torre-de-madeira-som-passou-com-sucesso-por-testes-de-resistencia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.