Por que pensar em arranha-céus feitos de madeira?

Michael Green alerta para uma drástica mudança de paradigma na construção. Esqueça o aço, concreto e containers; use madeira para erguer arranha-céus urbanos. Em um relatório de 240 páginas - contendo diagramas, plantas, imagens e detalhes - Green descreve um novo modo de projetar e construir edifícios em altura através de madeira maciça, levando em consideração noções equivocadas de segurança contra incêndios, estrutura, sustentabilidade, custo e questões climáticas.

Trecho do relatório, "The Case For Tall Wood Buildings"

A madeira é o material construtivo natural mais significante usado hoje. Quando explorada com responsabilidade, a madeira é uma das melhores ferramentas que arquitetos e engenheiros possuem para reduzir as emissões de gás e armazenar carbono em nossos edifícios. The Case for Tall Wood Buildings expande a discussão sobre o papel da madeira, e especialmente da madeira maciça, no futuro das cidades. Ao buscarmos a energia solar e soluções ecológicas que Thomas Edson falou há 80 anos, devemos considerar que estamos cercados por um material construtivo produzido pela natureza, um material que é renovável, durável e resistente.

O relatório descreve um novo sistema estrutural que desafia pela primeira vez as estruturas de aço e concreto desde sua inserção no projeto de edifícios, há mais de um século. A introdução destas ideias é guiada pela necessidade de encontrar alternativas seguras, neutras em carbono e sustentáveis aos materiais usados hoje em dia na construção civil. O mercado potencial para estas ideias é simplesmente enorme. As soluções propostas apresentam o potencial de revolucionar a indústria da construção, abordar os maiores desafios da mudança climática, urbanização e desenvolvimento sustentável  e contribuir significativamente com as demandas por habitações em todo o mundo.

Leia o relatório completo "The Case For Tall Wood Buildings".

Cortesia de Michael Green Architecture
Cortesia de Michael Green Architecture
Cortesia de Michael Green Architecture

Artigos relacionados:

Michael Green: Por que devemos construir arranha-céus de madeira

Edifício de madeira mais alto do mundo será construído no CanadáThe Timber Tower Research Project: Re-imagining the Skyscraper
Wooden Skyscraper / Berg | C.F. Møller Architects

Sobre este autor
Cita: Gabriel Cruz, Jose Luis. "Por que pensar em arranha-céus feitos de madeira?" [The Case For Tall Wood Buildings] 24 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-154704/por-que-pensar-em-arranha-ceus-feitos-de-madeira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.