O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Pedro Paulo de Melo Saraiva falece aos 83 anos de idade

Pedro Paulo de Melo Saraiva falece aos 83 anos de idade

  • 08:07 - 16 Agosto, 2016
  • por Equipe ArchDaily Brasil
Pedro Paulo de Melo Saraiva falece aos 83 anos de idade
 Pedro Paulo de Melo Saraiva falece aos 83 anos de idade, Pedro Paulo de Melo Saraiva. Imagem retirada de trecho de depoimento feito para a  cinebiografia de Vilanova Artigas
Pedro Paulo de Melo Saraiva. Imagem retirada de trecho de depoimento feito para a cinebiografia de Vilanova Artigas

Pedro Paulo de Melo Saraiva nasceu em Florianópolis, em 1933, se formou em 1955 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Ainda recém formado participou e venceu diversos concursos de edifícios públicos, alguns com Paulo Mendes da Rocha. Logo em 1962 foi convidado por Vilanova Artigas para ser seu professor assistente na FAU/USP. 

Foi professor de projeto no próprio Mackenzie, na Universidade Nacional de Brasilia, Universidade Católica de Santos e na Anhembi Morumbi. Saiba mais no verbete do Itaú Cultural.

Pedro Paulo de Melo Saraiva - Enciclopédia Itaú Cultural

Pedro Paulo de Melo Saraiva (Florianópolis SC 1933). Arquiteto, urbanista e professor. Ingressa na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Faum) em 1951, formando-se em 1955. No ano seguinte, funda seu escritório, trabalhando em parceria com diversos

Pedro Paulo foi responsável por diversas obras importantes da arquitetura brasileira. Veja abaixo algumas delas.

Clássicos da Arquitetura: Edifício Acal / Pedro Paulo de Melo Saraiva

O edifício tem dupla fachada: a oculta e a exposta. A fachada oculta é composta de quatro faces de vidro, tipo cortina, com caixilharia em alumínio. O distanciamento entre montantes é de um metro e trinta e dois centímetros.

Sede do CONFEA / PPMS Arquitetos Associados

Do arquiteto. A nova sede do CONFEA é composta pelo térreo, 4 pavimentos, cobertura e 3 níveis subterrâneos para estacionamento. O vão livre "vis-à-vis", misturado com a flexibilidade das organizações das plantas, foi certamente um dos principais componentes do conceito do projeto. O térreo é destinado como principal entrada, recepção, Plenário e suas áreas de apoio.

Clássicos da Arquitetura: Clube XV / Francisco Petracco e Pedro Paulo de Melo Saraiva

1. A cidade: Santos, em função de sua litorânea, tem a peculiaridade de dispensar ao seu principal clube a necessidade de grandes áreas livres para recreação e esporte, que são normalmente praticados nas praias. 2. A coletividade associada do clube: O maior interesse dos associados do clube é poder complementar com conforto as horas de lazer, independentemente das atividades esportivas.

Clássicos da Arquitetura: Escola de Administração Fazendária / Pedro Paulo de Melo Saraiva

Por Daniel Corsi Ao nos aproximarmos de sua estrutura com dimensões de 300 metros de comprimento por 65 metros de largura, a ESAF se revela imensurável. A extensão ao longo da qual contemplamos a sucessão de seus expressivos pórticos nos revela sua escala arquitetônica: uma construção monumental paralela ao solo que se eleva a 6 metros de seu plano fundamental.

Sua morte foi anunciada na última madrugada pelas filhas do arquiteto no facebook. O corpo será velado na sede do IAB-SP.

O arquiteto deixa o legado de sua obra e as saudades de todos que tiveram o prazer de conviver com ele. 

Sobre este autor
Equipe ArchDaily Brasil
Autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. " Pedro Paulo de Melo Saraiva falece aos 83 anos de idade" 16 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793398/pedro-paulo-de-melo-saraiva-falece-aos-83-anos-de-idade> ISSN 0719-8906