O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Brasil
  5. Pedro Paulo de Melo Saraiva
  6. 1974
  7. Clássicos da Arquitetura: Edifício Acal / Pedro Paulo de Melo Saraiva

Clássicos da Arquitetura: Edifício Acal / Pedro Paulo de Melo Saraiva

  • 17:00 - 25 Julho, 2015
  • por Michelle Schneider Santos
Clássicos da Arquitetura: Edifício Acal / Pedro Paulo de Melo Saraiva
Clássicos da Arquitetura: Edifício Acal / Pedro Paulo de Melo Saraiva, © Michelle Schneider
© Michelle Schneider

Por Michelle Schneider Santos

O edifício tem dupla fachada: a oculta e a exposta. A fachada oculta é composta de quatro faces de vidro, tipo cortina, com caixilharia em alumínio. O distanciamento entre montantes é de um metro e trinta e dois centímetros. A fachada exposta é de concreto aparente, composta por sete módulos simétricos de dois metros e sessenta e cinco centímetros de largura e igual altura, no sentido horizontal, e doze módulos idênticos no sentido vertical. Cada face tem dezoito metros e setenta e cinco centímetros de largura e trinta e dois metros de altura, a partir do primeiro pavimento. Os módulos de concreto possuem duas barras diagonais, que resultam em um X inscrito em um quadrado, para o travamento estrutural, conformando uma grelha com o total de oitenta e quatro unidades em cada fachada. Trata-se de quatro planos suspensos com treliças tubulares, distantes sessenta centímetros do plano interno de vidro e sem intersecção nas arestas.

© Michelle Schneider
© Michelle Schneider

Oito pilares periféricos em concreto armado sustentam o edifício, além da estrutura do núcleo central. Fundem-se à fachada exposta, dois em cada face. O entrecolúnio é de sete metros e noventa e cinco centímetros, enquanto os balanços bilaterais são de cinco metros e trinta centímetros. O volume do núcleo, onde estão os sanitários e circulação vertical, encontra-se no centro da planta alinhado ao entrecolúnio das quatro fachadas. O corredor de acesso à torre encontra-se no intervalo do volume, disposto no sentido Nordeste-Sudoeste. Esse eixo demarca os dois níveis do platô no pavimento térreo, cuja diferença é de um metro e quarenta centímetros de altura.

© Michelle Schneider
© Michelle Schneider

O edifício está isolado no lote de esquina, com formato irregular. Uma loja com pé-direito de quatro metros e oitenta e cinco centímetros encontra-se na porção Nordeste, onde também existe um estacionamento descoberto. Outro ambiente comercial está localizado no meio nível acima, na porção Sudoeste. Diferentemente da fachada oculta da torre, o plano de vidro no pavimento térreo está exposto e possui arestas arredondadas. Os pilares periféricos, mimetizados na fachada-grelha a partir do primeiro pavimento, encontram-se destacados das faces envidraçadas no térreo.

Implantação. Desenho: Michelle Schneider
Implantação. Desenho: Michelle Schneider
© Arquitetura Brutalista (CC BY-NC 3.0)
© Arquitetura Brutalista (CC BY-NC 3.0)

A projeção da torre é um quadrado. Cada lado apresenta dezoito metros e setenta e cinco centímetros. A planta é dividida igualitariamente em quatro, derivando quatro salas de escritórios com setenta e cinco metros quadrados cada. A altura total do edifício é de quarenta e dois metros, a partir da cota mais baixa no nível térreo até a laje de cobertura do pavimento técnico.

© Michelle Schneider
© Michelle Schneider

Michelle Schneider Santos é sócia-proprietária do Studio Arqbox Arquitetos Associados, mestre e doutoranda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Este Clássico da Arquitetura foi elaborado durante o II Workshop ArchDaily Brasil e selecionado por nossa equipe editorial. Se você quiser compartilhar suas ideias em ArchDaily Brasil, nos escreva para colabore@archdaily.com.

  • Arquitetos

  • Localização

    Rua Professor Artur Ramos, 183 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP, 01454-011, Brasil
  • Arquiteto Responsável

    Pedro Paulo de Melo Saraiva
  • Co-autores

    Sérgio Fischer e Henrique Cambiaghi Filho
  • Projeto Estrutural

    Eng. Júlio Kassoy e Eng. Mário Franco
  • Ano do projeto

    1974
  • Fotografias

  • Category

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Michelle Schneider Santos. "Clássicos da Arquitetura: Edifício Acal / Pedro Paulo de Melo Saraiva" 25 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770831/classicos-da-arquitetura-edificio-acal-pedro-paulo-de-melo-saraiva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.