O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Esportiva
  4. Brasil
  5. Francisco Petracco
  6. 1964
  7. Clássicos da Arquitetura: Clube XV / Francisco Petracco e Pedro Paulo de Melo Saraiva

Clássicos da Arquitetura: Clube XV / Francisco Petracco e Pedro Paulo de Melo Saraiva

Clássicos da Arquitetura: Clube XV / Francisco Petracco e Pedro Paulo de Melo Saraiva
Clássicos da Arquitetura: Clube XV / Francisco Petracco e Pedro Paulo de Melo Saraiva, © Arquivo F. Petracco
© Arquivo F. Petracco

Memoria Descritivo para o Concurso

I. O Problema

1. A cidade: Santos, em função de sua litorânea, tem a peculiaridade de dispensar ao seu principal clube a necessidade de grandes áreas livres para recreação e esporte, que são normalmente praticados nas praias.

© Arquivo F. Petracco
© Arquivo F. Petracco

2. A coletividade associada do clube: O maior interesse dos associados do clube é poder complementar com conforto as horas de lazer, independentemente das atividades esportivas.

3. As atividades do XV: Nesse sentido o clube na sua programação social, cultural e recreativa tem variedade capaz de atender aos diversos interesses.

4. O local: O terreno apresentado parece possuir localização das mais indicadas. Apesar de sua pequena área é ainda satisfatoriamente suficiente às exigências do programa.

© Arquivo F. Petracco
© Arquivo F. Petracco

II. A procura da solução

Buscou-se uma solução que, na forma maior, definisse os espaços com generosidade, apresentando ao mesmo tempo proporções que lhe conferissem caráter e dignidade.

© Arquivo F. Petracco
© Arquivo F. Petracco
© Arquivo F. Petracco
© Arquivo F. Petracco

III. O projeto

1. O partido: Em virtude da grande demanda de área do salão de festas e da vantagem óbvia de sua localização no rez do chão, optou-se por um partido baixo, com ocupação total do terreno por esse pavimento, criando ampla esplanada superior e aí implantando um bloco de volume e dimensões com ela compatíveis. O pequeno rebaixamento do nível do térreo admite, sem infringir as posturas municipais, o aproveitamento total do terreno (eliminação dos recuos).

© Arquivo F. Petracco
© Arquivo F. Petracco

2. A solução plástico-estrutural: Valendo-se da grande versatilidade do concreto, a solução encontrada contém em si o binômio forma-estrutura.
Assim a resposta ao grande vão que cria os espaços interiores é dada com pórticos articulados, simétricos e que têm na sua seriação a riqueza formal pretendida.

3. Ambientação: Os espaços obtidos são claros e definidos e neles se ambientam as várias atividades programadas, que sem prejuízo de sua privacidade, participam prazeirosamente da vista exterior.

4. Acessos: A entrada principal, com opção inferior e superior, tem a valorização e a nobreza de sua função. Localiza-se na frente da Av. Vicente de Carvalho. Ai também se permitiu o acostamento de desembarque como ligação da rua Pindorama com Washington Luiz. A entrada de serviço é prevista na Av. W. Luiz. Há ainda uma entrada direta para o pequeno salão de festas, permitindo seu uso independente.

© Arquivo F. Petracco
© Arquivo F. Petracco

IV. Dados técnicos

1. A estrutura: A estrutura de concreto armado aparente é resolvida com pórticos articulados de vão central de 33 m. e balanços simétricos de 11 m., espaçados de 2 em 2 metros. Essa solução permite distribuir menor concentração de cargas nas fundações.

© Arquivo F. Petracco
© Arquivo F. Petracco
© Arquivo F. Petracco
© Arquivo F. Petracco

2. Ar condicionado: É prevista torre superior de arrefecimento, casa de máquinas, passagens e dutos para a instalação de sistema de ar condicionado central.

3. Iluminação complementar: As dependências do embasamento sob a esplanada têm solução de iluminação zenital, através de elementos de forma piramidal, que ainda ampliam e enriquecem aqueles espaços.

© Arquivo F. Petracco
© Arquivo F. Petracco

* Premiado na 10ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, em 1969, o edifício foi demolido em 1999, para a construção de uma nova sede do Clube XV.

  • Arquitetos

  • Localização

    Avenida Doutor Washington Luiz, 565 - Vila Matias, Santos - SP, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis

    Francisco Petracco e Pedro Paulo de Melo Saraiva
  • Arquitetos Colaboradores

    Teru Tamaki e Heládio Mancebo
  • Área

    7000.0 m2
  • Ano do projeto

    1964

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Clube XV / Francisco Petracco e Pedro Paulo de Melo Saraiva" 16 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770351/classicos-da-arquitetura-clube-xv-francisco-petracco-e-pedro-paulo-de-melo-saraiva> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários