O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. "DIY para Arquitetos": Fachada paramétrica de tijolos construída a partir de técnicas tradicionais

"DIY para Arquitetos": Fachada paramétrica de tijolos construída a partir de técnicas tradicionais

"DIY para Arquitetos": Fachada paramétrica de tijolos construída a partir de técnicas tradicionais
"DIY para Arquitetos": Fachada paramétrica de tijolos construída a partir de técnicas tradicionais, Cortesia de Sstudiomm
Cortesia de Sstudiomm

Em seu mais recente projeto, o escritório iraniano Sstudiomm explora o potencial que o tijolo pode oferecer através da arquitetura paramétrica. Em vez de depender apenas de componentes únicos pré-fabricados, o escritório trabalha as possibilidades de um material produzido em massa - o tijolo e diferentes formas de assentá-lo. A abordagem do escritório é bastante lo-fi, isto é, cria uma parede paramétrica de tijolos usando apenas métodos tradicionais de construção e um pouco de engenhosidade.

Cortesia de Sstudiomm Cortesia de Sstudiomm Cortesia de Sstudiomm Cortesia de Sstudiomm + 17

Cortesia de Sstudiomm
Cortesia de Sstudiomm

O Irá tem uma longa tradição com em construção com tijolos, já que a argila e o cal estão entre os materiais mais acessíveis do país. Construções vernaculares são geralmente erguidas sobre paredes maciças de tijolos e mesmo os monumentos são construídos com este material e revestidos com gesso ou ladrilhos. No entanto, com a tecnologia da modelagem 3D, o Sstudiomm oferece novas alternativas para gerar sofisticados padrões com tijolos, tornando acessíveis à população os característicos ornamentos da arquitetura iraniana.

Cortesia de Sstudiomm
Cortesia de Sstudiomm

Como exemplificado pela fachada de um bloco residencial em Damavand, faz-se uso da técnica do estêncil para assentar os tijolos em um padrão geométrico. Esta técnica construtiva não é novidade, no entanto, com projetos como este o Sstudiomm prova que a tecnologia digital pode abrir novos campos para a indústria da construção que ainda depende apenas de métodos tradicionais.

Cortesia de Sstudiomm
Cortesia de Sstudiomm

O Sstudiomm prova que o estêncil pode oferecer uma solução de baixo custo para a construção de paredes paramétricas. Foram desenvolvidos vários padrões usando um código no Grasshopper que rotacionava os blocos entre 9° e 27°, dependendo da posição no conjunto. Além do estêncil cortado a laser, a construção não requer alta tecnologia e depende basicamente de recursos e técnicas locais.

Cortesia de Sstudiomm
Cortesia de Sstudiomm

Como resultado da construção manual, a parede concluída difere dos desenhos iniciais, mas esta falta de precisão é incorporada como valor estético em função do método desenvolvido e empregado. 

Cortesia de Sstudiomm
Cortesia de Sstudiomm

Arquitetos: Sstudiomm
Cliente: Z. Jabarpour + R. Naghavi
Localização: Damavand, Irã
Construção: Behesht construction co. + sstudiomm
Gestão de obra: Sadegh Naghavi@ Behesht co.
Fotografias: Cortesia de Sstudiomm

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Marie Chatel
Autor
Cita: Chatel, Marie. ""DIY para Arquitetos": Fachada paramétrica de tijolos construída a partir de técnicas tradicionais" ["DIY For Architects": This Parametric Brick Facade Was Built Using Traditional Craft Techniques] 05 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792448/diy-para-arquitetos-fachada-parametrica-de-tijolos-construida-a-partir-de-tecnicas-tradicionais> ISSN 0719-8906