O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Rem Koolhaas fala sobre a possível saída do Reino Unido da União Europeia

Rem Koolhaas fala sobre a possível saída do Reino Unido da União Europeia

Rem Koolhaas fala sobre a possível saída do Reino Unido da União Europeia
Rem Koolhaas fala sobre a possível saída do Reino Unido da União Europeia, EU Barcode (OMA*AMO). Imagem © flickr user eager. Licensed under CC BY 2.0.
EU Barcode (OMA*AMO). Imagem © flickr user eager. Licensed under CC BY 2.0.

Em uma recente entrevista com a BBC, Rem Koolhaas criticou a campanha que promove a saída do Reino Unido da União Europeia, para a qual os britânicos votarão amanhã, dia 23 de junho.  Refletindo sobre o tempo que passou na Architectural Association (AA) de Londres nos anos  60 e 70, Koolhaas teme que a defesa da saída seja apenas uma nostalgia do passado.

Se observarmos os argumentos para sair, podemos perceber que isso é um movimento de pessoas que querem fundamentalmente mudar a Inglaterra para o que ela supostamente era antes.

Rem Koolhaas. Cortesia de flikcr user Strelka. CC BY 2.0.
Rem Koolhaas. Cortesia de flikcr user Strelka. CC BY 2.0.

Em vez disso, Koolhaas explica que, antes de entrar na UE em 1973, o Reino Unido era "um mundo de sopa de ervilha e completa ausência de café". Juntar-se a UE fez com que tanto a AA como todo o país fosse inserido na corrida das novas culturas. "A escola era inacreditavelmente inglesa", comentou o arquiteto. Quando retornou cerca de oito anos mais tarde, a escola estava repleta de pessoas da Alemanha, Checoslováquia (na época assim chamada) e França. "Ela havia se transformado completamente. Acho que aquele momento de transformação foi algo que, em maior escala, aconteceu em toda a Inglaterra. O país se abriu, ajudando a modernizar mentalmente toda a Inglaterra , toda a civilização inglesa."

Há muito tempo apoiando a União Europeia, Koolhaas também tem laços profissionais com o bloco e com as ideias por trás dele. No início dos anos 2000, a divisão de pesquisas de seu escritório, AMO, trabalhou extensivamente com a UE para desenvolver novas estratégias de identidade e marca. Estas colaborações resultaram em uma nova bandeira em "código de barras", que exibe um complexo arranjo de cores das bandeiras de todos os países membros e uma série de murais panorâmicos que mostram a evolução do continente. Acreditando no enorme potencial da união, o OMA/AMO esperava que o projeto resultaria em uma UE que fosse vista como "ousada, explícita e popular".

Há muito mais em jogo, acredito, que simplesmente estar dentro ou fora.

EU Barcode. Imagem © OMA*AMO
EU Barcode. Imagem © OMA*AMO

Cita: Lynch, Patrick. "Rem Koolhaas fala sobre a possível saída do Reino Unido da União Europeia" ["There is Much More at Stake Than Simply Being In or Out" – Rem Koolhaas Speaks Out Over a Potential EU 'Brexit'] 22 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790045/there-is-much-more-at-stake-than-simply-being-in-or-out-nil-rem-koolhaas-speaks-out-over-a-potential-eu-brexit> ISSN 0719-8906