Inaugurada a primeira torre de descontaminação atmosférica em Roterdã

No final do ano passado publicamos um projeto do Studio Roosegaarde, dos Países Baixos, que tinha como objetivo construir uma torre, conhecida como Smog Free Tower, que permitia purificar o ar das cidades e, assim, diminuir sua contaminação atmosférica

A iniciativa se tornou mundialmente conhecida após o escritório lançar uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter para construir a torre. Em pouco mais de um mês, a equipe arrecadou mais que o dobro da meta inicial de 50 mil euros, o que tornou possível que a primeira torre esteja hoje em funcionamento em Roterdã.

Como a torre funciona e quais são os primeiros resultados? Saiba mais a seguir.

A ideia nasceu da premissa de que "é raro aceitar a contaminação atmosférica como algo normal", então, os idealizadores do projeto resolveram enfrentar esta problemática, comum a várias cidades ao redor do mundo.

A torre tem 7 metros de altura e funciona com uma caldeira de água que, pela parte superior, coleta o ar contaminado (até 30 metros cúbicos), o filtra em seu interior e o libera descontaminado por suas paredes laterais, fazendo com que as pessoas ao seu redor possam desfrutar de um ar 75% mais limpo que o normal. 

Smog Free Tower em Roterdã. Screenshot do vídeo.

As partículas de poluição que entram na estrutura são convertidas em poeira, que posteriormente serve para criar "anéis de fuligem", que serão vendidos pelo escritório para ajudar a dar prosseguimento ao estudo e construir novas torres.

Smog Free Tower em Roterdã. Screenshot do vídeo.

Além disso, o plano é levar a torre a cidades muito mais contaminadas, como Pequim e Mumbai, que nos últimos anos têm enfrentado situações críticas devido à baixa qualidade de seus ares.

Com efeito, em Pequim a contaminação atmosférica é 40 vezes superior ao máximo permitido, fazendo os pesquisadores da Academia de Ciências Sociais de Xangai afirmarem em 2014 que "Pequim é quase inabitável para humanos."

No caso de Mumbai, a situação não é muito diferente. Inclusive, no resto do país também não é. Segundo uma lista da OMS elaborado em 2013, seis das 10 cidades mais contaminadas do mundo estão na Índia.

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Inaugurada a primeira torre de descontaminação atmosférica em Roterdã" [La primera torre para descontaminar el aire de las ciudades fue inaugurada en Rotterdam] 27 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782635/inaugurada-a-primeira-torre-de-descontaminacao-atmosferica-em-roterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.