O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. The Guardian elege Sesc Pompeia entre os dez melhores edifícios de concreto do mundo

The Guardian elege Sesc Pompeia entre os dez melhores edifícios de concreto do mundo

The Guardian elege Sesc Pompeia entre os dez melhores edifícios de concreto do mundo
The Guardian elege Sesc Pompeia entre os dez melhores edifícios de concreto do mundo, Sesc Pompeia, São Paulo. Image © Pedro Kok
Sesc Pompeia, São Paulo. Image © Pedro Kok

No início deste mês o jornal britânico The Guardian publicou uma matéria em que elegia os dez "melhores edifícios de concreto do mundo".  Do Panteon de Roma à Unité d'Habitation de Marseille, de Le Corbusier, a lista, elaborada por pelo crítico de arquitetura , conta ainda com o Banco de Londres em Buenos Aires, do arquiteto Clorindo Testa, e com o Pavilhão Nacional Português, de Álvaro Siza.

Falar de concreto sem mencionar obras do brutalismo brasileiro seria quase inadmissível para um crítico de arquitetura, e Moore sabe disso, por isso, entre os dez melhores elegeu, talvez, o exemplo mais interessante dentre todos os edifícios de concreto do Brasil: o Sesc Pompeia, emblemático projeto de recuperação e anexos para uma antiga fábrica de tambores na cidade de São Paulo, realizado por Lina Bo Bardi em 1986.

"Uma piscina, quadras internas de futebol e outros esportes são empilhadas na mais larga deste grupo de torres; os vestiários estão em outra delas, conectadas por dinâmicas pontes que transformam o movimento normalmente monótono em um teatro urbano. A terceira torre, cilíndrica, armazena a água. Sabendo que uma mudança de direcionamento político poderia acabar com projetos de intenção social como este, Bo Bardi o fez como uma fortaleza: uma citadela da liberdade, como era chamado. As aberturas das janelas, que parecem ter sido feitas aos murros por homens das cavernas, são incríveis", escreve Moore sobre o Sesc Pompeia.

Sesc Pompeia, São Paulo. Image © Fernando Pires
Sesc Pompeia, São Paulo. Image © Fernando Pires

Leia a matéria completa na página do jornal britânico.

Via The Guardian

Cita: Romullo Baratto. "The Guardian elege Sesc Pompeia entre os dez melhores edifícios de concreto do mundo" 28 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781153/the-guardian-elege-sesc-pompeia-entre-os-dez-edificios-de-concreto-do-mundo> ISSN 0719-8906