Construção de presépios em Burkina Faso: uma tradição natalina que ensina arquitetura às crianças

Em Burkina Faso, a fabricação de presépios natalinos é uma importante tradição que tem como protagonistas as crianças. Todos os anos elas formam equipes para construir estes modelos em grande escala, alcançando quase a própria altura, em uma espécie de competição sadia que estimula a criatividade através do desenho e construção colaborativa.

Como resposta a esta iniciativa, o espanhol Albert Faus liderou um grupo de arquitetos para criar o Kamba Zaka, um projeto que pretende levar este interesse arquitetônico um passo adiante. Em seus ateliês, os arquitetos não apenas ensinam conceitos relacionados à disciplina, mas também apresentam às crianças materiais e técnicas construtivas vernaculares para que elas possam valorizá-las e praticá-las em construções reais no futuro.

Saiba mais sobre esta incrível experiência, a seguir.

Construção de presépios em Burkina Faso: uma tradição natalina que ensina arquitetura às crianças - Mais Imagens+ 25

Descrição da equipe. As últimas semanas de dezembro nas ruas de Koudougou, terceira maior cidade deBurkina Faso, mostram um alvoroço maior que o habitual. Às numerosas crianças que brincam pelas esquinas somam-se aquelas poucas que têm a sorte de estudar mas que estão de férias escolares.

Alguns aproveitam para percorrer a cidade e realizar pequenos serviços, como de engraxate ou vendedor ambulante, através dos quais conseguem um pouco de dinheiro para poder comprar, no início do próximo ano letivo, seus materiais escolares.

Cortesia de Albert Faus

Outras simplesmente brincam...

... porém todas elas se preparam para construir os presépios natalinos quando chega o final do ano. Em Burkina Faso, o presépio consiste em uma edificação real que atinge, por vezes, a altura de uma criança de 10-12 anos e cujo processo de construção é realizado em equipes em que cada criança é encarregada de uma função. Estas edificações são construídas nas ruas, junto às entradas das propriedades.

Cortesia de Albert Faus

Trata-se, em geral, de construções feitas de pequenos tijolos de terra moldados em latas de sardinha, ou às vezes de pedra, podendo ter diferentes volumes e alturas, revestidas de argila ou cal e, finalmente, pintadas e decoradas de acordo com o gosto das pessoas. 

Cortesia de Albert Faus

O projeto Kamba Zaka foi uma atividade que reuniu cerca de 200 alunos entre 6 e 12 anos. A proposta nasceu da tradição dos presépios e aproveita o interesse e conhecimento dos pequenos para iniciá-los no processo de projeto arquitetônico. 

Cortesia de Albert Faus

A atividade pretende somar à criatividade e espontaneidade formal das crianças a tenacidade de um projeto de arquitetura, além de valorizar a construção e materiais locais.

Cortesia de Albert Faus

PROGRAMA

Primeiro dia. Duração 2 horas. Tema: O que é arquitetura? 

Cortesia de Albert Faus

Segundo dia. Duração 2 horas. Tema: A concessão Mossi

Cortesia de Albert Faus

Terceiro dia. Duração: o dia inteiro. Tema: o trabalho em equipe.

Cortesia de Albert Faus

Quarto dia.  Duração: o dia inteiro. Tema:  Kamba Zaka.

Cortesia de Albert Faus

Membros do Kamba Zaka:

Albert Faus, arquiteto, Secretário Geral da Associação LAAFI Espanha.
Jordi Arboix, arquiteto técnico, amigo da Associação LAAFI Espanha.
Abdoulaye Yameogo, educador e membro da Educação Nacional burkinabé, Vice-presidente Associação LAAFI Espanha.
Sandrine Febvre, agente de Gaz de France(GRDF), responsável pela comunicação da Associação LAAFI França.
Ibrahima Faye, Secretário Geral da Associação LAAFI Burkina, responsável pela filmagem e edição do vídeo do projeto Kamba Zaka.
Danielle Kabore, estudante de Mestrado em  Geografia na Universidade de Koudougou.
Miembro asesor:
Jorge Raedó, Licenciado em direção e dramaturgia, diretor de Amag! Revista de Arquitetura para crianças.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Construção de presépios em Burkina Faso: uma tradição natalina que ensina arquitetura às crianças" [Fabricación de pesebres en Burkina Faso: una tradición navideña que les enseña a los niños a hacer arquitectura] 23 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779171/fabricacao-de-presepios-em-burkina-faso-uma-tradicao-natalina-que-ensina-arquitetura-as-criancas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.