Métodos subversivos para projetar um arranha-céu: "Unveiled"

Vista Noturna. Imagem Cortesia de Michael Ryan Charters e Ranjit John Korah

Em um artigo do Los Angeles Times publicado em dezembro, "O futuro está no passado: tendências para a Arquitetura em 2014, o crítico Christopher Hawthorne procurou dar sentido a um ano que incluiu a Bienal de Veneza de Koolhaas, o Pavilhão Serpentine do Smiljan Radic e periódicos como Log 31: New Ancients e San Rocco 8: What’s Wrong with the Primitive Hut? Através destes e outros exemplos, Hawthorne concluiu que era um ano de auto-reflexão em que, para determinar o futuro da arquitetura, seria necessário extrai-lo do passado.

Com base nestes precedentes, Hawthorne previu que depois de anos de parametrização barroca, em 2015 arquitetos usariam as meditações antigas como um fundamento prático para novos projetos e propostas. Um exemplo disso pode ser encontrado na obra de Michael Ryan Charters e Ranjit John Corá, uma dupla que recentemente dividiu o prêmio top-cinco da CAF no Concurso ChiDesign (parte da Bienal de Arquitetura de Chicago) para o seu projeto Unveiled. Em um resumo chamou-o de "um novo centro para a arquitetura, design e educação", e com jurados elogiados incluindo Stanley Tigerman, David Adjaye, Ned Cramer, Monica Ponce de Leon e Billie Tsien, A proposta de Charters e Corá poderia casualmente ser resumida como um quadro de terracota sobre uma forma cristalina de vários andares de abóbadas de madeira, mas na verdade é algo muito mais complexo.

Métodos subversivos para projetar um arranha-céu: Unveiled - Mais Imagens+ 3

Vista Diurna. Imagem Cortesia de Michael Ryan Charters e Ranjit John Korah

Abrangendo a história dos arranha-céus do século XX (aqueles de Chicago, em particular), Charters e Corá vinculam-se ao formalismo de torres modernas de meados do século com a materialidade delicada da terracota que compõe os primeiros edifícios altos da cidade. No entanto, a fusão de convenções dicotômicas rapidamente leva a subversão. O que surge é uma versão do tamanho de um arranha-céu de Diller Scofidio + Renfro, conceito utilizado no Museu The Broad, exceto aqui temos uma terracota e uma pele moderna que esconde um "agregado" de abóbadas em madeira cor de mel.

Durante o dia, o edifício combina com seus arredores célebres no Chicago Loop, porém, iluminado à noite, o exterior derrete e ficamos apenas com a geometria trespassada de abóbadas. Embora a forma de madeira tenha uma beleza sem precedentes, o contraste que faz sentido para DS + R em Los Angeles parece menos convincente para Charters e Corá, em Chicago. O "Véu" do Broad era uma necessidade disfarçada em complexidade, para que as galerias pudessem receber luz natural, mas nenhuma incide diretamente sobre as obras de arte. Escolhas de material aqui não têm a mesma urgência. Charters e Corá resumem suas decisões da seguinte maneira:

Unveiled propõe um novo tipo de construção para skyine de Chicago; celebra novas tecnologias de construção que permitem oportunidades arquitetônicas criativas, definindo um lugar que serve não só para os designers e estudantes que usarão todos os dias, mas para o público também abrindo-se generosamente para a cidade.

Diagrama do Programa. Imagem Cortesia de Michael Ryan Charters e Ranjit John Korah

Algumas das novidades acima mencionadas incluem elevadores à propulsão, uma nova tecnologia anunciada no ano passado pela empresa ThyssenKrupp. Nestes eixos, várias cabines trabalhariam simultaneamente em um loop infinito de cima e para baixo, reduzindo drasticamente a quantidade de espaço necessário para os núcleos de elevador. A madeira, um antigo material ressurgente na prática contemporânea, é utilizada sem precedentes, mas o que é verdadeiramente notável é a forma como os sistemas foram integrados aos componentes estruturais das abóbadas. Os pisos ocultam elementos de aquecimento e as abóbadas escondem componentes de refrigeração; a iluminação também está integrada. Conforme descrito na seguinte citação do comunicado de imprensa, o projeto apresenta uma forma fantástica na lógica programática:

... O edifício é organizado para incentivar um gradiente de interação, agrupando as maiores elementos comuns, como teatros, oficinas e espaços para eventos no centro do projeto. A torre afunila para cima e para baixo a partir do hall central até espaços mais intimistas e discretos do programa. O edifício é limitado com espaços públicos proeminentes incluindo lojas, um auditório, cafés e galerias, que ofereçam as melhores vistas e experiências a todos que usufruírem do edifício.

Vista do Hall. Imagem Cortesia de Michael Ryan Charters e Ranjit John Korah

Embora seja fácil o suficiente aceitar esta organização em uma breve descrição, a circulação do projeto é muito mais difícil de compreender. Examinando os diagramas de programas e representações interiores, a repetitividade da abóbada parece confusa, obscurecendo a clareza de movimento que é necessária em um espaço público como este. Além disso, neste momento, a mais alta estrutura de madeira contemporânea é o Centro de Inovação e Design, de 30 metros de altura, na British Columbia, desenhado por Michael Green Architecture - que concretiza a pergunta: uma forma de madeira de tal complexidade é viável hoje e que componentes estruturais podem ser necessários para suportar o edifício?

Modelo do Projeto. Imagem Cortesia de Michael Ryan Charters e Ranjit John Korah

Além disso, enquanto os materiais finos artesanais atualmente ressurgem em contextos de luxo, como no arranha-céus da SHoP na 111 W 57th Street, ou pequenos detalhes como os realizados por Caruso St John em sua Newport Street Gallery, demonstram que os materiais de luxo, como terracota podem aparecer em contextos que são mais cívica e pragmaticamente pensados.

Elevadores. Imagem Cortesia de Michael Ryan Charters e Ranjit John Korah

No entanto, a proposta de Ranjit John Corá e Michael Ryan Charters tem dado corda para a presciência de Christopher Hawthorne, quando afirmou que 2015 seria um ano de novidade arquitetônica que deve homenagem a conceitos arraigados no passado. Como arquitetos pragmaticamente auxiliados por computador que tem obscurecido o campo nas últimas duas décadas, a proposta de Charters e Corá evidencia uma nova era definida por um reino rejuvenescido de arquitetura, que tem encontrado o seu caminho após anos de convulsão paramétrica.

Modelo de Chicago com Skyline visível nos arredores. Imagem Cortesia de Michael Ryan Charters e Ranjit John Korah
  • Arquitetos

    Michael Ryan Charters, Ranjit John Korah
  • Localização

    Chicago Loop, Chicago, IL, EUA
  • Equipe de Projeto

    Ranjit John Korah
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

    Cortesia de Michael Ryan Charters e Ranjit John Korah

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Gintoff, Vladimir. "Métodos subversivos para projetar um arranha-céu: "Unveiled"" [Subversive Methods Make A Skyscraper in Michael Ryan Charters and Ranjit John Korah's "Unveiled"] 29 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775971/metodos-subversivos-para-projetar-um-arranha-ceu-na-obra-de-michael-ryan-charters-e-ranjit-john-core> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.