Conheça o Desafio de Design Odebrecht Braskem

O Desafio de Design Odebrecht Braskem foi criado para estimular estudantes universitários a desenvolverem usos e formas criativas para o plástico no design, unindo conhecimento acadêmico à expertise do mercado. A iniciativa é uma parceria entre as empresas Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR) e Braskem, com a colaboração da Tramontina e Freso.

Entre as principais vantagens de projetar mobiliário com o plástico como matéria prima estão: a leveza e redução de peso do produto, facilidade no transporte, durabilidade, a grande variedade de cores, resistência e ergonomia, que permite trabalhar formas complexas, e também a sustentabilidade, pois o plástico é um dos únicos materiais 100% reciclável.

A iniciativa permite que os estudantes das universidades parceiras criem um produto que será de fato fabricado e comercializado. No processo de criação, os alunos estagiam por um período de quatro meses dentro de uma agência de design sob a orientação de profissionais especializados da área. O período na agência culmina na concepção deste mobiliário que, além de ter o projeto vencedor produzido, será instalado em três empreendimentos da Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR) na capital paulista.

O Desafio nasceu durante a elaboração do projeto de interiores da área de convivência do Edifício Odebrecht São Paulo, que também abriga a sede da Braskem. Ao invés de buscarem arquitetos ou designers renomados, as empresas decidiram por um processo que desse visibilidade e incentivasse jovens talentos do design brasileiro. Assim surgiu o 1º Desafio de Design Odebrecht Braskem.

1º Desafio de Design Odebrecht Braskem
Assista ao vídeo sobre o 1º Desafio de Design Odebrecht Braskem:

Premiação do 1º Desafio de Design Odebrecht Braskem

No 1° Desafio, doze alunos de quatro faculdades foram selecionados para desenvolver três produtos: cadeira, mesa e banco. Os móveis, executados inteiramente em plástico, deveriam atender aos conceitos de sustentabilidade e praticidade, sem esquecer o apelo estético requerido por uma peça de design.

O vencedor da primeira versão do desafio foi o grupo de alunos do curso de Design de Produto do Instituto Europeo di Design. A equipe ganhadora era formada por Cecília Siqueira, Rafael Conforto e César Roberti. Conversamos com César, que hoje faz parte da equipe da agência de design Mais Packing sobre o processo do Desafio:

Sobre o processo. “Logo nos primeiros dias de Desafio, recebemos o briefing do projeto e fizemos uma forte imersão em pesquisas que nos trouxessem um olhar mais apurado sobre assuntos relevantes: estado da arte, projetos inovadores, materiais e processos envolvidos, técnicas e metodologias para o projeto, dentre alguns outros, foram temas pesquisados. Com esse levantamento, chegamos a diversas diretrizes para o desenvolvimento dos produtos. No decorrer do Desafio, tivemos também algumas palestras e conversas com profissionais das áreas de polímeros, injeção, rotomoldagem, sustentabilidade e ainda éramos constantemente acompanhados pelos coordenadores e designers envolvidos no processo.”
César Roberti, um dos vencedores do 1º Desafio de Design Odebrecht Braskem. 

Cadeira e mesa da Linha “Elo” vencedoras do 1º Desafio de Design Odebrecht Braskem.. Image Cortesia de Desafio de Design Odebrecht Braskem

A equipe vencedora usou as fontes da natureza para criar o projeto, nomeado “Elo”. A linha de bancos está disposta entorno a um elemento de conexão, um elo central que, pelo caráter modular, permite diversificar as formas criando inúmeras  tipologias de utilização dos bancos.

O mobiliário também é composto pela mesa da linha Coral”. Criada pela equipe da FAAP, a peça ganhou menção honrosa na premiação e também foi produzida pela Tramontina.

Banco modular da Linha “Elo” vencedora do 1º Desafio de Design Odebrecht Braskem instalado na área de convivência do Edifício Odebrecht São Paulo.. Image Cortesia de Desafio de Design Odebrecht Braskem

Conheça mais sobre a Linha “Elo”, vencedora do 1º Desafio de Design Odebrecht Braskem aqui.

2º Desafio de Design Odebrecht Braskem

Já o 2º Desafio de Design Odebrecht Braskem contou com mais participantes. Dezoito alunos cursando Design de Produto e Arquitetura, de seis universidades paulistanas, participaram na criação do mobiliário de plástico, que desta vez tinha o objetivo de criar mobiliário escolar, com design moderno, ergonômico e inovador.

Assista ao teaser sobre o 2º Desafio de Design Odebrecht Braskem:

2º Desafio de Design Odebrecht Braskem

Nesta edição, houve dois vencedores: a universidade FAAP, com o projeto “Meta”, na categoria Ensino Infantil; e a universidade UNIP, com o projeto “Átomo”, elaborado para a categoria Fundamental/Médio.

Equipe Unip, vencedora da categoria Ensino Fundamental/Médio com o projeto “Átomo”.. Image Cortesia de Desafio de Design Odebrecht Braskem
Equipe FAAP autora do projeto “Meta”, vencedor na categoria Ensino Infantil.. Image Cortesia de Desafio de Design Odebrecht Braskem

A avaliação dos projetos foi feita seguindo critérios como adequação ao tema, originalidade, criatividade, harmonia, inovação tecnológica e mercadológica, viabilidade industrial e sustentabilidade. 

Sobre os objetivos do Desafio. “Entender uma problemática, pesquisar ferramentas e referências, fundamentar um pensamento, desenvolver um conceito, projetar um produto, acompanhar a trajetória das primeiras peças e ver o resultado se desdobrar em outros prêmios e outras exposições são coisas que fazem um aluno virar um profissional. Aprendi novas ferramentas, apliquei conteúdos que até então havia estudado na teoria, acompanhei e desenvolvi um projeto do começo ao fim, participei de reuniões junto a clientes, vivenciei um pouco da cultura empresarial, do cotidiano da criação, enfim, um pacote de benefícios que o Desafio trouxe para a vida de um jovem aluno de Design de Produto.” Comenta, César Roberti, um dos vencedores do 1º Desafio de Design Odebrecht Braskem, que hoje acompanha e orienta os alunos no processo das demais edições do projeto.

O Desafio está agora em sua terceira edição, confira aqui este processo criativo que tem por objetivo projetar mobiliário urbano com plástico.

Você poderá acompanhar todas as novidades do projeto aqui no ArchDaily Brasil e também no site do Desafio de Design.

Sobre este autor
Cita: Materials. "Conheça o Desafio de Design Odebrecht Braskem " 19 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766783/conheca-o-desafio-design-odebrecht-braskem> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.