3º Desafio Design Odebrecht Braskem: projetar mobiliário urbano com plástico

As empresas Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR) e Braskem, em parceria com a Tramontina e Freso, apresentam a 3ª edição do projeto Desafio de Design Odebrecht Braskem, comprovando o sucesso da ação.

A iniciativa tem como objetivo estimular universitários a desenvolverem usos e formas criativas para o plástico no mobiliário urbano, unindo conhecimento acadêmico à expertise do mercado. Ao longo de quatro meses, período de desenvolvimento dos projetos, os estudantes estagiam na agência de design Mais Packing e contam também com a orientação de profissionais da área.

Assista a seguir ao vídeo:

braskem desafio 2015 (teaser)

Objetivos
Na nova edição do concurso, estudantes universitários têm a missão de criar mobiliários urbanos usando o plástico como matéria-prima. Os projetos estão divididos em duas categorias: social (mesa, cadeira e guarda-sol) e kids (playgrounds em sistema de módulos). Os projetos vencedores serão instalados em três espaços de convivência de empreendimentos da Odebrecht Realizações Imobiliárias, todos na Zona Sul da capital: Parque da Cidade, Praça São Paulo e Projeto Nações Unidas.

Cortesia de 3º Desafio Design Odebrecht Braskem

A ideia é fomentar a criação de peças diferenciadas e inovadoras, que misturem funcionalidade, sustentabilidade e design, oferecendo ao cidadão conforto e um ambiente amistoso; e que se tornem elementos de referência e identidade de um local, colaborando esteticamente para a paisagem urbana.

Prazo de entrega

Com início em fevereiro de 2015, o 3º Desafio de Design Odebrecht Braskem está em fase de finalização dos projetos produzidos por estudantes de seis universidades paulistas nos cursos de Arquitetura e Design do Produto (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Paulista (Unip), Universidade São Judas Tadeu e Universidade de São Paulo).

O projeto vencedor será conhecido no dia 25 de junho de 2015.

Cortesia de 3º Desafio Design Odebrecht Braskem

Comissão julgadora

A comissão julgadora será composta por representantes da Braskem, da Odebrecht Realizações Imobiliárias, um arquiteto e um urbanista renomados, representantes da Tramontina e da Freso, fabricante de playgrounds e produtos em plástico. A universidade vencedora será conhecida em junho e receberá como prêmio o valor de R$ 15 mil.

Edições anteriores

Nas últimas edições os resultados demonstraram criatividade, forma e funcionalidade em diferentes segmentos. A linha “Elo”, desenhada por alunos do Instituto Europeo di Design (IED), vencedora do desafio de 2013, é inspirada nas formas da natureza e se destaca pela leveza de seus traços e formato agregador. Está, hoje, aplicada na área de convivência do Edifício Odebrecht São Paulo e integrou a 5ª mostra Jovens Designers, realizada no Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. 

Já a linha “Coral”, projetada por universitários da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), utilizou como referência a natureza e a maternidade para representar a diversidade de elementos. As peças também foram instaladas na área de convivência do Edifício Odebrecht, em São Paulo, e já estão sendo comercializadas.

Cortesia de 3º Desafio Design Odebrecht Braskem

As duas criações vencedoras da primeira edição do Desafio ficaram expostas no Salone del Mobile,  maior feira de design e mobiliário do mundo, realizada em Milão, na Itália, de 14 a 19 de abril de 2015.

Você poderá acompanhar todas as novidades do projeto aqui no ArchDaily Brasil e também no site do Desafio de Design.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Materials. " 3º Desafio Design Odebrecht Braskem: projetar mobiliário urbano com plástico" 27 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765889/3o-desafio-design-odebrecht-braskem-projetar-mobiliario-urbano-com-plastico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.