O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 3º Desafio Design Odebrecht Braskem: projetar mobiliário urbano com plástico

3º Desafio Design Odebrecht Braskem: projetar mobiliário urbano com plástico

  • 06:00 - 27 Abril, 2015
  • por Materials
3º Desafio Design Odebrecht Braskem: projetar mobiliário urbano com plástico
 3º Desafio Design Odebrecht Braskem: projetar mobiliário urbano com plástico, Cortesia de  3º Desafio Design Odebrecht Braskem
Cortesia de 3º Desafio Design Odebrecht Braskem

    As empresas Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR) e Braskem, em parceria com a Tramontina e Freso, apresentam a 3ª edição do projeto Desafio de Design Odebrecht Braskem, comprovando o sucesso da ação.

    A iniciativa tem como objetivo estimular universitários a desenvolverem usos e formas criativas para o plástico no mobiliário urbano, unindo conhecimento acadêmico à expertise do mercado. Ao longo de quatro meses, período de desenvolvimento dos projetos, os estudantes estagiam na agência de design Mais Packing e contam também com a orientação de profissionais da área.

    Assista a seguir ao vídeo:

    braskem desafio 2015 (teaser)

    Objetivos
    Na nova edição do concurso, estudantes universitários têm a missão de criar mobiliários urbanos usando o plástico como matéria-prima. Os projetos estão divididos em duas categorias: social (mesa, cadeira e guarda-sol) e kids (playgrounds em sistema de módulos). Os projetos vencedores serão instalados em três espaços de convivência de empreendimentos da Odebrecht Realizações Imobiliárias, todos na Zona Sul da capital: Parque da Cidade, Praça São Paulo e Projeto Nações Unidas.

    Cortesia de  3º Desafio Design Odebrecht Braskem
    Cortesia de 3º Desafio Design Odebrecht Braskem

    A ideia é fomentar a criação de peças diferenciadas e inovadoras, que misturem funcionalidade, sustentabilidade e design, oferecendo ao cidadão conforto e um ambiente amistoso; e que se tornem elementos de referência e identidade de um local, colaborando esteticamente para a paisagem urbana.

    Prazo de entrega

    Com início em fevereiro de 2015, o 3º Desafio de Design Odebrecht Braskem está em fase de finalização dos projetos produzidos por estudantes de seis universidades paulistas nos cursos de Arquitetura e Design do Produto (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Paulista (Unip), Universidade São Judas Tadeu e Universidade de São Paulo).

    O projeto vencedor será conhecido no dia 25 de junho de 2015.

    Cortesia de  3º Desafio Design Odebrecht Braskem
    Cortesia de 3º Desafio Design Odebrecht Braskem

    Comissão julgadora

    A comissão julgadora será composta por representantes da Braskem, da Odebrecht Realizações Imobiliárias, um arquiteto e um urbanista renomados, representantes da Tramontina e da Freso, fabricante de playgrounds e produtos em plástico. A universidade vencedora será conhecida em junho e receberá como prêmio o valor de R$ 15 mil.

    Edições anteriores

    Nas últimas edições os resultados demonstraram criatividade, forma e funcionalidade em diferentes segmentos. A linha “Elo”, desenhada por alunos do Instituto Europeo di Design (IED), vencedora do desafio de 2013, é inspirada nas formas da natureza e se destaca pela leveza de seus traços e formato agregador. Está, hoje, aplicada na área de convivência do Edifício Odebrecht São Paulo e integrou a 5ª mostra Jovens Designers, realizada no Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. 

    Já a linha “Coral”, projetada por universitários da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), utilizou como referência a natureza e a maternidade para representar a diversidade de elementos. As peças também foram instaladas na área de convivência do Edifício Odebrecht, em São Paulo, e já estão sendo comercializadas.

    Cortesia de  3º Desafio Design Odebrecht Braskem
    Cortesia de 3º Desafio Design Odebrecht Braskem

    As duas criações vencedoras da primeira edição do Desafio ficaram expostas no Salone del Mobile,  maior feira de design e mobiliário do mundo, realizada em Milão, na Itália, de 14 a 19 de abril de 2015.

    Você poderá acompanhar todas as novidades do projeto aqui no ArchDaily Brasil e também no site do Desafio de Design

    Ver a galeria completa

    Cita: Materials. " 3º Desafio Design Odebrecht Braskem: projetar mobiliário urbano com plástico" 27 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765889/3o-desafio-design-odebrecht-braskem-projetar-mobiliario-urbano-com-plastico> ISSN 0719-8906