Atelier Archmixing desenvolve um dispositivo de bambu que permite iluminar o interior de um edifício vernacular na China

Lutando contra o desenfreado crescimento das cidades chinesas, os arquitetos do Atelier Archmixing, com sede em Xangai, desenvolveram uma série de propostas para revalorizar os espaços singelos, nos quais o projeto contribui para a melhoria da qualidade de vida de seus usuários.

Nesse projeto, o grupo desenvolveu um interessante dispositivo de iluminação que consiste em uma estrutura de bambu que permite a entrada da luz natural e a ventilação em um antigo edifício vernacular.

Cortesia de Atelier Archmixing

O edifícios se chama "Zou ma lou" e apresenta um pátio interno coberto e uma galeria. O cliente queria converter sua antiga edificação vernacular em uma residência.

Disposição no interior do edifício

A casa de dois pavimentos tem um tamanho modesto, porém, seu interior é bastante amplo e adornado com grandes vigas de madeira ricamente entalhadas. Para permitir um melhor uso desse elemento e seus detalhes, foi criada uma estrutura transparente no centro do pátio, onde os visitantes podem descansar sem se preocupar com o tempo ou as condições climáticas.

Cortesia de Atelier Archmixing

Trata-se de uma estrutura independente de bambu coberta com lâminas de poliuretano, parte da qual se pode abrir para receber a luz do sol e o ar fresco.

Axonométrica: Aberto / Fechado

Essa intervenção técnica resolve os desafios propostos pelo cliente, incluindo o sistema de ar condicionado, a captação de água da chuva, a iluminação diurna e a ventilação. O elemento revitaliza um edifício histórico de grande valor espacial e arquitetônico, potencializando suas qualidades ao melhorar sua habitabilidade.

Detalhe da estrutura

Arquitetos: Atelier Archmixing / ZHUANG Shen, REN Hao, TANG Yu, ZHU Jie
Equipe: TANG Yu, YAO Wenxuan, JIANG Zhuoxi, HUANG Limin, YANG Yuqiong, LU Jinshuo, LIANG Bo
Localização: Fuchunjiang, Zhejiang, China
Tipo: Resort / Renovación
Ano: 2012/2014
Área: 464 m²
Corporação: Shanghai Yuangui Architectural Structure Co.Ltd
Prêmio: "Melhor Hotel do Ano do 6° Best Design Hotel

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Atelier Archmixing desenvolve um dispositivo de bambu que permite iluminar o interior de um edifício vernacular na China" [China: dispositivo de bambú permite iluminar el interior de un antiguo edificio vernacular] 23 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764080/atelier-archmixing-desenvolve-um-dispositivo-de-bambu-que-permite-iluminar-o-interior-de-um-edificio-vernacular-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.