"The Longest Bench", um projeto lúdico que mudou o caráter de um passeio costeiro no Reino Unido

A ideia por trás do projeto "The Longest Bench" trata da reativação de um espaço negligenciado, da participação cidadã e da reciclagem. Seus idealizadores são os membros do Studio Weave, um escritório de arquitetura de Londres que se destaca por desenvolver projetos que resgatam o caráter do lugar onde se localizam.

Para a realização desse projeto, o Studio Wave trabalhou na costa de Littlehampton, ao sul da Inglaterra, com o objetivo de construir um banco que não apenas se destacasse por sua extensão, mas que contribuísse com a criação de um sentido de lugar.

Mais detalhes a seguir.

The Longest Bench, um projeto lúdico que mudou o caráter de um passeio costeiro no Reino Unido - Mais Imagens+ 4

O banco é uma estrutura única, polimórfica, feita para receber até 300 pessoas simultaneamente, instalada na região costeira. Como não havia um passeio uniforme nesse local, o projeto do banco varia dependendo das características de cada trecho. 

© Studio Weave

Por exemplo, nos lugares onde estão as lixeiras e postes de iluminação, o assento se adapta a esses elementos, envolvendo-os, enquanto que nos pontes de acesso à praia, o banco desce e permanece no nível do chão.

Durante a etapa de projeto do banco, a equipe do escritório trabalhou com crianças da Connaught Junior School, que lhe contaram o que pensavam do passeio e mostraram o que faziam no local. Além disso, as crianças apontaram as áreas que consideravam "inseguras" e "sujas".

© Studio Weave

Nesses pontos, os arquitetos e designers optaram por criar refúgios onde as crianças pudessem brincar na estrutura que conforma o assento. 

© Studio Weave

Para a execução do banco foram escolhidos materiais de vida útil longa, como por exemplo antigas vigas de madeira do porto. 

Em alguns dos elementos estruturais há mensagens deixadas por aqueles que ajudaram a estender o banco, já que o projeto original foi concluído em 2010 e desde então vem sendo acrescido de novos trechos.

© Studio Weave

O Studio Wave o considera o banco mais longo do Reino Unido, porém, com o tempo, a estrutura poderá se tornar a maior do mundo.

Via Plataforma Urbana.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. ""The Longest Bench", um projeto lúdico que mudou o caráter de um passeio costeiro no Reino Unido" [El “Banco más Largo”, un proyecto que cambió un paseo costero en Reino Unido] 15 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763652/the-longest-bench-um-projeto-ludico-que-mudou-o-carater-de-um-passeio-costeiro-no-reino-unido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.